Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esse sistema de refrigeração seria bom?


Posts recomendados

Olá, estava pensando tem um certo tempo em melhorar a refrigeração do meu computador, pois mantenho sem a tampa lateral e isso da muita poeira, se eu manter fechado esquenta de mais também(sem a lateral pelo menos é uma temperatura até aceitável), uma opção seria o uso de water cooler, mas como os que conhecem esse sistema já sabem são bastante caros, relativamente difícil de montar, tem que ter manutenção e mesmo que sejam de boas marcas tem aquele risco de vazamento que pode ou não causar um curto-circuito.

Então vendo isso pensei em eliminar a parte do risco de vazamento(pelo menos dentro do computador) e acredito abaixar o preço, mas é claro com perca de eficiência pelo menos para usos mais avançados. Esse é um desenho bastante rudimentar(porque tô com uma preguiça absurda para desenhar isso bonito, mas dá pra entender) com uma breve explicação.

Eu vou fazer uma explicação melhor de uso, funcionamento e montagem:

Funcionamento:

Coloca o líquido para circular, sendo refrigerado por dissipares ou radiador, que vai para o interior do gabinete resfriar o ar que os coolers do processador e placa de vídeo mandaram de forma mais prioritária para eles, depois no final disso será mandado novamente para resfriamento.

Uso:

Para tirar melhor proveito desse sistema seria necessário ligar antes do computador por um tempo X, para que o ar já ficasse mais frio.

Montagem:

Como disse que iria retirar o risco de vazamento, para o dissipador interno uma opção bastante boa seria um tubo de cobre com espessura relativamente pequena, que fosse moldado que nem dissipador de geladeira e com com peças de alumínio(ou seja lata de refrigerante na gambiarra) fazendo uma espiral entorno do tubo para oferecer maior área de superfície.

Eu queria saber se isso seria realmente aceitável, por principalmente ser uma bela duma gambiarra e utilizar de refrigeração de contato não direto o que retira a eficiência consideravelmente(só pensando sem teste mesmo). Supondo que o líquido chegasse a entre 10ºC a 18ºC, não fosse computadores que são levados a altos desempenhos para as peças, somente de peças boas mas que esquentam muito e que dá para colocar no computador.

Deem notas de 0 a 10, sendo:

0 = perca de tempo pensando, imagina fazendo o resto.

1= valeu pelo menos pensar.

2= me, tem coisa melhor pra fazer.

3=me, tem coisa pior para utilizar.

4= ideia boa, mas trabalhosa.

5= aceitável talvez.

6= não tá tão ruim, mas não é algo bom.

7= algo utilizável.

8= dá pra substituir, mas tem coisa melhor.

9= legal, algo que pode de certa forma disputar com o water cooler.

10= o poder da gambiarra faz algo bastante útil.

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...