Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
logan74

Rack ativo e passivo

Recommended Posts

Olá pessoal, boa tarde.

Sou novo na área de redes e gostaria de tirar algumas dúvidas. 
Em meu projeto que estou estagiando, quero aprender na "unha" como restruturar uma rede com grande possibilidade de expansão interligando dois prédios no mesmo terreno:

- Apenas uma sala disponível para os equipamentos com 11 m² e a empresa não quer investir em uma sala maior.
- 25 pontos de rede/voz.
- 6 servidores (4 portas de rede cada).
- 4 troncos de linhas analógicas, 12 ramais

O ideal é separar um rack só para passivos (pontos, cabos em geral) e ativos (switchs, servidores)?
Pensei em três racks, no mínimo baseando-se em conexão cruzada. Vejam se estou no caminho certo.

Rack 1 passivo (duas colunas / aberto):
- 2 patch panel 48 portas (voz/rede).
- 1 patch panel 48 portas (ramais e linhas tronco PABX).
- 1 patch panel 48 portas (ramais prédio 2).
- 2 patch panel 48 portas como concentrador interligando os switches. Nessa caso, o espelhamento será atrás do patch (IDC) e a outra ponta do cabo na porta do switch respeitando 2,5m a fim de não desgastar as portas do switch?

Rack 2 ativo (fechado 42U):
- 2 switches 48 portas Empilhados que serão o core recebendo o patch cord do patch panel concentrador
- Servidores. Nesse caso posso ligar patch cords diretamente ao switch? ou preciso fazer um espelhamento com um patch panel (IDC) vindo das placas de rede e um patch cord conectados ao switch?

Rack 3 ativo (parede 16U):
- 1 patch panel 24 portas espelhado do Rack 1 (ramais prédio 2).
- 1 switch 24 portas com uplink fibra do swich core (Rack 2) como interface borda.

Obrigado desde já.
Abs!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais