Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como conectar todos os fans?


Posts recomendados

Bem, tenho um gabinete Corsair Carbide Spec 03, que tem suporte para 6 fans. E pretendo ligar todos os fans. como poderei fazer isso?

Minha mobo, uma Asus H170M Plus/BR possui 2 conectores para fans do chassi, porém 4 pin. Minha fonte, uma EVGA 600B, possui 3 molex. Como posso fazer essas conexões e obter o máximo desempenho dos fans?

Tenho 4 fans Cougar Dual X 120mm, e 2 outros fans que vieram no gabinete. esses fans da Cougar já vieram com um cabo adaptador 3pin para Molex. entretanto os outros 2 que vieram no gabinete são 3 pin, e não vieram com adaptador, como posso fazer para conectar tudo?

 

@EDIT

 

Se for questão de comprar adaptadores, se possível tem como mandar com link, de preferência na loja Oficina dos bits, pois já irei fazer a compra do cabo HDMI e  do cabo de força para ligar a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Black Heart Poderia também comprar esse? 

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691074112-cabo-adaptador-multi-fan-p-4-coolers-fans-4x-3-pinos-12v-_JM

 

Ai daria para ligar os 6 fans, 4 nesse adaptador e os outros 2 direto no Molex. A conta está certa? E seria compatível? Ou vou precisar do Molex para conectar alguma outra coisa, tipo algo na placa-mãe??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Black Heart Então vou fazer o que te falei mesmo, pegar aquele adaptador que te falei, conectar 4 fans nele, e os outros 2 conecto direto no molex, ai economizo um pouco, rsrsrs'

 

E obrigado pela ajuda, foi de grande esclarecimento 

adicionado 31 minutos depois

@Black Heart Só mais uma pergunta, surgiu agora, posso conectar meus fans 3-pin em plug 4-pin?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Black Heart esse adaptador então pode suprir minhas necessidades? 

http://www.oficinadosbits.com.br/produto13906/Akasa_Cabo_Molex_para_AK-CBFA03-45.html

 

Claro, não vou conectar o plug 4-pin na placa-mãe, iria ser apenas pelo moles mesmo. 

Me corrija se estiver errado, esse cabo vai ter uma tensão de 12v para os fans, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Josef Poth disse:

@Black Heart esse adaptador então pode suprir minhas necessidades? 

http://www.oficinadosbits.com.br/produto13906/Akasa_Cabo_Molex_para_AK-CBFA03-45.html

 

Claro, não vou conectar o plug 4-pin na placa-mãe, iria ser apenas pelo moles mesmo. 

Me corrija se estiver errado, esse cabo vai ter uma tensão de 12v para os fans, certo?

 

Esse é o melhor adaptador, porque você pode plugar todos os fans, inclusive o CPU cooler, e controlar pelo PWM e alimentar pela fonte.

 

Isso se você tiver fans de 4 pinos. Se forem de 3 pinos, pode ligar só na fonte, mas fica a opção de no futuro você controlar tudo pelo PWM (variar a velocidade de acordo com a carga da CPU) e manter o sistema mais silencioso.

 

Obviamente que nesse caso o CPU cooler vai plugado no PWM madrinha (o conector com os 4 pinos). Os outros fans (que vão de carona no PWM do CPU cooler) vão plugados nos conectores com um pino faltando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Josef Poth disse:

@Contiusa Nesse caso, eu ligaria todos os fans nesse cabo, e o plug 4-pin ligaria na mobo, assim ela controlaria a rotação de todos os fans? Isso não sobrecarregaria a placa-mãe? O PWM funcionaria normalmente?

 

Sim, pode ligar todos os fans, mas não sobrecarrega a placa-mãe porque os fans são alimentados pela fonte, não pela placa-mãe. A placa-mãe só fornece o sinal PWM para o fan madrinha (do CPU cooler).

 

Como na foto abaixo. O fan madrinha (CPU cooler) vai no conector esquerdo (embaixo) com o sinal PWM. Os outros fans vão de carona nos conectores da direita (com um pino faltando). E o molex (em cima e a direita) alimenta todos os fans na fonte. Ou seja, a placa-mãe só tem trabalho de enciar o sinal PWM. E o conector esquerdo acima vai na entrada CPU-FAN para receber o sinal PWM para os fans do adaptador.

 

Mas para que os fans sejam controlados pelo PWM presica ser de 4 pinos. Pode até conectar fans de 3 pinos, mas eles vão rodar a 12v. Pode até colocar alguns de 3 pinos e outros de 4 pinos, tanto faz.

 

 

 

 

splitter.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/11/2016 às 22:14, Contiusa disse:

 

Sim, pode ligar todos os fans, mas não sobrecarrega a placa-mãe porque os fans são alimentados pela fonte, não pela placa-mãe. A placa-mãe só fornece o sinal PWM para o fan madrinha (do CPU cooler).

 

Como na foto abaixo. O fan madrinha (CPU cooler) vai no conector esquerdo (embaixo) com o sinal PWM. Os outros fans vão de carona nos conectores da direita (com um pino faltando). E o molex (em cima e a direita) alimenta todos os fans na fonte. Ou seja, a placa-mãe só tem trabalho de enciar o sinal PWM. E o conector esquerdo acima vai na entrada CPU-FAN para receber o sinal PWM para os fans do adaptador.

 

Mas para que os fans sejam controlados pelo PWM presica ser de 4 pinos. Pode até conectar fans de 3 pinos, mas eles vão rodar a 12v. Pode até colocar alguns de 3 pinos e outros de 4 pinos, tanto faz.

 

 

 

 

splitter.jpg

Lendo aqui para aprender rsrsrs

 

Eu não entendi uma coisa. Nessa última foto os 4 fans não seriam controlados pelo PWM, correto?

 

Já no link que o outro colega postou, parece que todos os fans funcionariam com o PWM? A Mobo no caso controlaria todos igual faz com o cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, LCI disse:

Já no link que o outro colega postou, parece que todos os fans funcionariam com o PWM? A Mobo no caso controlaria todos igual faz com o cooler?

 

Sim, todos os fans iam aumentar e diminuir de rotação de acordo com o madrinha (o fan do CPU cooler). Obviamente que se você plugar um fan de 3 pinos ele não vai variar, mas você tem a opção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Contiusa disse:

 

Sim, todos os fans iam aumentar e diminuir de rotação de acordo com o madrinha (o fan do CPU cooler). Obviamente que se você plugar um fan de 3 pinos ele não vai variar, mas você tem a opção.

Acho que não expliquei bem a minha dúvida.

O que quero saber é se o conector é igual tanto pra 3 ou 4 pinos. ou tem adaptador com as saídas dos fans adicionais específicas pra 4 pinos ou 3 pinos.

 

Se sim, um adaptador de de 3 pinos de nada adiantaria em um fan de 4 pinos, fazendo o fan ficar sempre na mesma velocidade, correto? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LCI não, são todos conectores de 4 pinos. Obviamente que o fan de 3 pinos vai caber no de 4 pinos (eles são menores). Se fosse assim, você não poderia usar fan de 3 pinos em conectores da placa-mãe de 4 pinos, não é mesmo? A compatibilidade é retroativa.

 

A única diferença entre os conectores é que só um deles vem com os 4 pinos completos. Os outros são de 4 pinos, mas com um pino faltando. Como na foto abaixo. Repare que só o da direita tem os 4 pinos. Os outros dois tem um pino faltando. O da direita seria o madrinha. Ele vai enviar o sinal PWM para a placa-mãe nesse pino a mais, e a placa-mãe por sua vez vai controlar "todos", e eu digo todos os fans do adaptador.

 

Obviamente que se você usar um fan de 3 pinos ele não vai poder ser controlado.

 

 

splitter3.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, LCI disse:

Entendi agora. mesmo o conector do fan sendo de 4 pinos e ter 3 pinos do adaptador nele, ele vai ser controlado tb.

adicionado 0 minutos depois

Uma vez que a placa-mãe vai mandar a tensão pro madrinha e todos serão controlados da mesma forma do madrinha.

 

Sim, eu acho que esse quarto pino é só para dar o retorno. Os outros, mesmo com só 3 pinos vão ser controlados. Um membro aqui do fórum tem esse adaptador e controla todos os fans dele de 4 pinos.

 

Se todos tivessem 4 pinos o PWM da placa-mãe ia ficar biruta :lol: por isso só um deles tem o retorno. Deve ter algum detalhe, mas eu não sou engenheiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...