Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer um amplificador utilizando um radio antigo


Tiago opalas

Posts recomendados

  • Membro VIP

você pode tentar utilizar os terminais extremos do potenciometro de volume. Um deles é o terra-gnd-chassi. O outro, sua entrada de sinal. Coloque o dedo nele, vá aumentando o volume e ouça um ronco pra você "ver".

Obs: Não aplique sinal muito forte. Ache o esquemático pra alguém conferir pra você.

 

Em tempo: foi este 1 de meus 1°s projetos há ... bem tempo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A entrada de áudio é fácil, é esse soquete que aparece logo de cara na última foto.

A imagem da terceira foto (visão de cima) ficou muito escura, tente tirar outra mais clara. Assim talvez posso identificar os soquetes da saída. Tire uma foto debaixo da placa também.

Mas pelo que consegui entender, os alto falantes são ligados nesses dois capacitores de 470uF/50V roxos alinhados ao dissipador. Cada alto falante deve ser ligado ao negativo do capacitor e o terra da placa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiago opalas Analisando as novas fotos deu para identificar as ligações, tomando por base a última foto postada:

 

Como eu disse anteriormente o soquete bem no meio e entre os capacitores verdes é a entrada do amplificador, se preferir pode adicionar um potenciômetro de volume a ela, geralmente os aparelhos da CCE usam um duplo de 100K.

Então fica assim:

Pino do meio GND e os dois da ponta são as entradas esquerda e direita.

 

A saída fica na outra ponta da placa onde tem um soquete de 3 pinos (com um cabinho blindado preto, ele não deveria estar lá pois isso se usa na entrada). Mesma coisa:

Pino do Meio GND (negativo comum entre os dois falantes);

E os dois da ponta são os positivos de cada um deles.

 

Tem um fio cinza sobrando, ele parece um terra. Mas não me pareceu muito útil ao que você quer, se funcionar ele pode ser retirado da placa para não atrapalhar.

 

O soquete com fios verde e amarelo é a alimentação do rádio, também pode ser retirado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não confio muito em cores, certa vez segui a mesma ordem  em um segundo trafo e ele queimou, pois as cores eram trocadas em vista do primeiro. 

 

Da maneira que está ligado me parece que está para 110V. Mas não tenho certeza. 

Desmanche essas emendas e meça as resistências das bobinas, anote e mostre aqui. 

Mostre também a ordem que cada fio está ligado ao trafo, na foto não deu pra ver direito. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Meu amigo graças a sua ajuda ajuda o amplificador esta quase funcionando ele funciona ligando os dois fios azul e verde  ,e também com cinza e marrom só não o liguei em outro aparelho mas  sei q esta dando sinal de som porque ao tocar na entrada da placa  o alto falante faz um ruido forte só falta  conseguir identificar qual das duas é correspondente a 110V imagem049.jpgimagem050.jpg

adicionado 4 minutos depois
5 minutos atrás, Tiago opalas disse:

@Mestre88 Meu amigo uma curiosidade que tenho é qual a potencia de som desse amplificador ja que no aparelho q foi tirada é tão antigo que não informa a potencia 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está no caminho certo, falta apenas colocar as bobinas em paralelo para funcionar corretamente em 110V. 

São só duas formas de ligação e só uma é correta, uma delas é a que estava feita antes. A outra é fio azul e marrom de um lado e verde com cinza do outro. 

 

A potência desses aparelhos fica próximo dos 20W.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 SIM amigo pensei do mesmo jeito só q não funciona só funciona ligando ( azul e verde ) e (marrom e cinza ) ambas  as duas ligada na rede  o amplificador liga mas não tenho certeza qual configuração é 110V  na forma q você mencionou não da nenhum sinal de vida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como resolveu?

Nesse tipo de transformador não pode ficar nenhum fio sobrando, é serie para 220V e paralelo para 110V.

 

É um amplificador, o alto falante é ligado diretamente a ele.

Colocando um botão de volume pode ligá-lo a aparelhos como o PC ou celular, por exemplo.

Na entrada somente sinais de alta impedância (nunca ligue-o a saída de um auto-rádio, por exemplo).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 amigo eu previ que q as cores do transformador marrom e cinza são 110 volts pelo fato de q com as utras cores o amplificador fica fraco mais também liga .

 Então o que eu estava pensando não da certo ligar o amplificador na saida de som de outro radio , e também não da de ultilizar como pré amplificador , qual tipo de danos pode causar no amplificador 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Tiago opalas disse:

Então o que eu estava pensando não da certo ligar o amplificador na saida de som de outro radio

Não. Se o rádio já tem amplificador, não adianta colocar outro.

 

2 horas atrás, Tiago opalas disse:

e também não da de ultilizar como pré amplificador

Como pré amplificador?

Isto é amplificador!

 

2 horas atrás, Tiago opalas disse:

qual tipo de danos pode causar no amplificador 

Nenhum. Mas o som vai ficar ruim com zumbidos e distorções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Tiago opalas disse:

 amigo o que eu quero dizer com pré amplificador é ligar o amplificador na entrada de audio  de outro radio foncionamdo como auxilio ou reforço 

Sim. Eu entendi exatamente o que você quer dizer.

Quando eu disse "Isto é amplificador", é exatamente porque isso não dá certo.

Tanto faz colocar essa placa na saída ou na entrada de outro amplificador que o som vai ficar ruim, e se não ficar ruim não estará reforçando nada também.

 

Vou explicar o porquê:

Se você tem um outro amplificador de 10W e coloca esse na entrada dele continuará com 10W, o que manda é onde o Alto falante está ligado. Os zumbidos e distorções acontecem porque, geralmente os amplificadores de áudio alta impedância na entrada (da ordem de milhares do ohm) e as saídas de áudio tem no máximo dezenas de ohm.

Se fizer ao contrário, é a mesma coisa.

 

Comparando com água:

É como colocar duas bombas d'água uma após a outra, uma depende da outra e não aumenta o volume da água em nada, pelo contrário atrapalha.

 

A utilidade para esse circuito é ligar a um aparelho que não tenha um amplificador como o Notebook ou o celular que você sugeriu no início do tópico.

Outra utilidade é aumentar o número de alto falantes de um aparelho que já tenha um amplificador, mas para isso deve ligar nas saídas próprias para isso geralmente chamadas de "Line Out", Pré Out", "Audio Out", ou com símbolo de Fone de ouvido.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, realmente não tem onde ligar. Eu tinha um MS100, quase igual esse aí, diferença que só tinha um tape deck. 

O certo seria puxar uma saída lá de dentro, do botão de volume. 

Mas pode tentar ligar na saída do alto falante, use um potenciômetro para regular melhor o som. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 amigo vou tentar ligar na saida do autos falantes muito obrigado pela ajuda , daqui ums dias te aviso se ficou bom ou não , esse modelo de toca disco tem um som muito bom e  tem um equalizador que o deixa ainda melhor vou tentar ligar essas outras caixas nele ultilizando esse amplificador.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...