Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
leo.cordeiro

Configuração oi fibra + iptv

Recommended Posts

Caros amigos,

Há mais ou menos 6 meses contratei o serviço de Internet e TV da Oi por Fibra Óptica na velocidade de 6 meses. Meu pacote inclui a Internet na velocidade de 100 mega + TV HD. A Oi fornece um conversor de fibra óptica para ethernet, um roteador wifi e um decoder de TV que funciona conectado ao roteador via cabo de rede.

Até então, todos os equipamentos estavam instalados no meu quarto, onde tenho uma smatTV que estava conectada ao roteador via cabo também . O fato é que o sinal wifi do roteador fornecido pela Oi é muito ruim! Moro num ap de 2 quartos de 77 m2 e o sinal não chega até a sala em condições de uso!!!

Minha ideia inicial foi solicitar a alteração do ponto de instalação do roteador para o 2º quarto que fica no meio do caminho entre o meu quarto e a sala para que o sinal fosse melhor distribuído. Feito isso, foi passado um cabo de rede de quarto do meio até o meu quarto afim de conectar o roteador ao decodificador de TV. O problema é que o sinal do wifi não é suficiente para assistir o Netflix no meu quarto... funciona por alguns minutos depois trava por queda do sinal. 

Tive a ideia de ligar um segundo roteador no meu quarto para dividir o sinal do roteador principal para a TV diretamente via cabo e para o decodificador da TV da Oi que funciona por IPTV. Fiz uma ligação em cascata do tipo WAN-LAN. Assim, tenho ótimo sinal na SmartTV para o Netflix. O problema é que a TV da Oi deixou de funcionar.... logo que o decoder é ligado, a programação é exibida normalmente,  mas após alguns segundos é interrompida por uma mensagem de erro. Minha dúvida: o decoder estaria bloqueando a transmissão por identificar que está ligado a um roteador diferente? Alguém teria uma solução ou sugestão?

Muito obrigado pela paciência!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O roteador oi fibra usa uma configuração específica para o decodificador da TV e da internet.

 

Você tem 2 opções.

 

1- Ligar a tv no roteador da Oi.

2- Desligar o roteador da Oi e configurar teu roteador com duas VLANs no dhcp interno e o dhcp da porta WAN dele com ID específico para oi fibra (assim ele conseguirá ip externo). Verifique se seu roteador suporta e caso queira configurá-lo tento ajudar. OBS: Poucos roteadores domésticos fazem isso.

 

Caso use somente o da Oi, coloque em um ponto alto no centro do seu apt. Isso é a primeira providência para um bom wifi. A sua smart tv tem que estar com pelo menos 80% de qualidade de sinal para funcionar sem travamentos em streaming de video (netflix). Ou puxe um cabo de rede para ela.

 

Abraço.

 

Att.

Editado por marcos.motociclista

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite, não faça isso. Compre um TP-Link Powerline. É a melhor opção, ele vai reproduzir o sinal da tua internet pela rede elétrica de tua residência e ficaria como se estivesse com cabo de rede no apartamento inteiro, e reproduzirá wifi aonde você desejar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×