Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Simular uma distribuição de chaves quântica.


clessa

Posts recomendados

Simular uma distribuição de chaves quântica.

O programa deve simular o lado de Alice, gerando os fótons e imprimindo-os na tela. Ao recebeer a escolha de bases de Bob você deve imprimir na tela a chave final compartilhada. 

Para fazer a escolha aleatória dos bits e da base você deverá usar as funções srand() e rand() encontradas na biblioteca stdlib.h. Você não pode utilizar nenhuma outra biblioteca além dela e da stdio.h. Você deve utilizar o valor de semente no srand() no início do seu programa e escolher todos os bits seguido de todas as bases separadamente. Para isso faça rand() % 2, onde 0 representa a primeira base e 1 representa a segunda. Veja os exemplos para que seu programa execute como esperado. 

A tabela abaixo indica os caracteres que devem ser usados para representar cada base e cada polarização: 
 

Base    0    1

   +       ^    >

   x       /      \

   o      @    G


Por exemplo, suponha 8 bits e as bases + e x. Alice vai escolher uma sequência de bits, por exemplo 01101101. Para essa sequência ela escolhe as bases 01000000, ou seja, +x++++++. Ao polarizar os fótons, segundo a tabela acima, temos: ^ \ > ^ > > ^ >. Bob, então, publica sua sequência de bases +xxx+x++. Alice compara as bases de Bob com as suas e verifica que 5 são iguais e escolhe os bits daquelas 5 posições para formar a chave: 01--1-01. Finalmente Alice converte 01101 de binário para decimal, imprimindo 13na tela, que representa a chave final.

 

Entrada e Saída

O programa deve receber 2 inteiros (s e n), representando o número de bits e o valor da semente para o algoritmo aleatório. O número máximo de bits entrado será 100. Na linha de baixo ele deve receber dois caracteres separados por espaço, representando as bases que serão usadas. Com esses dados, ele deve imprimir a sequência de polarização de n fótons (caracteres separados por espaços). 

Após a impressão dos fótons, ele deve ler uma sequência de bases escolhidas por Bob e a partir delas calcular a chave e imprimir na tela, em inteiro positivo. A sequência é dada por n caracteres separados por espaços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...