Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
lcballaminut

Rede wifi sofrendo muita interferência. como melhorar?

Recommended Posts

Boa noite a todos.

 

Tenho um problema com minha rede wi-fi e gostaria da orientação de vocês sobre qual seria a melhor solução para ele. Meu roteador é um TP-Link TL-WR941ND velho de guerra, que apesar de já um tanto datado me atende bem e consegue prover bom sinal para toda minha casa, com um pouco de perda em alguns cômodos, como era se esperar. O roteador está localizado no escritório, no centro da casa, mas está numa posição não muito recomendável, perto da parede da divisa e a uma altura de aproximadamente 1,60m. Segue abaixo um croqui da casa indicando onde ele está ligado e como o sinal chega aos principais cômodos. Como podem ver, estou razoavelmente bem servido. Mesmo com 4 celulares, 2 tablets, 3 notebooks, 1 TV, 1 3DS e 1 multifuncional pendurados no wifi, obviamente nem todos ao mesmo tempo, normalmente não temos problemas de conexão ou lentidão.

 

Acontece que um dos meus vizinhos tem um roteador muito forte, que volta e meia interfere na minha rede, seja ocupando o mesmo canal, derrubando a performance, seja com um sinal até mais forte que o nosso mesmo dentro da minha casa. Já aconteceu algumas vezes até de impedir a conexão de alguns aparelhos aqui. 

 

Infelizmente não tenho como posicionar o roteador em outro lugar da casa sem fazer buracos nas paredes ou no teto ou encher o cômodo de canaletas, então essa não é uma opção.

 

Assim, tenho pensado em três possíveis soluções para melhorar a qualidade e o alcance do sinal, e é por isso que venho pedir suas preciosas opiniões: levando em conta o que descrevi, qual delas seria a melhor para meu caso?

 

1) Colocar 2 repetidores Powerline nos cômodos com maior perda de sinal, a saber a suíte e a sala de estar, e aproveitar o da sala para ligar a TV por cabo ethernet. O problema nesse caso é que, pelo que li, PWL precisa de uma rede elétrica muito boa para funcionar bem. Só que minha casa já tem um 25 anos de contrução, e a rede elétrica, apesar de ter sido revisada e ter trocado os disjuntores quando a comprei há 3 anos, não é nova e não tem aterramento nas tomadas, então não sei se existe algo que possa interferir negativamente no funcionamento dos repetidores;

 

2) Colocar 2 access points nos cômodos citados (sala e suíte), novamente ligando a TV via cabo ethernet no da sala;

 

3) Trocar o roteador por um mais potente. Pensei em um AC como os TP-Link Archer C5/C7/C8 ou então o D-Link Dir-859. Mas será que vale a pena e realmente terei com isso a melhora no sinal que espero? Ou estarei gastando dinheiro a toa? E um AC seria realmente a melhor opção ou um N dual band, como os TP-Link TL-WDR4300/3600 ou o D-Link Dir-822 dariam melhor resultado? Enfim, qual deles seria a melhor compra? Aceito sugestões!

 

4) Outra???

 

Obrigado!

Croqui_wifi_peq.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu enfrento uma situação muito parecida com a sua, só que a minha é em um grau muito pior. A interferência aqui no apartamento é extrema e o sinal sempre é horrível.

 

O que eu pretendo fazer é comprar um roteador muito potente, o AC3200 da D-link (aquele que parece um drone).

 

Eu pretendo recebê-lo dia 11, aí, caso ainda não tenha resolvido a sua situação até esse dia, eu lhe aviso se ele realmente resolveu o problema.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Rod. Vieira. Obrigado pela resposta. Realmente o D-LInk AC3200 é um belo aparelho, espero que resolva seu problema. Mas não sei se tenho coragem de pagar tudo isso num roteador... rs...

 

Em todo caso, aguardo seu retorno, valeu! :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×