Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
diegodm

Acionar rele com 2v

Recommended Posts

Pessoal. Eu tenho uma coleira anti-latido de cachorro. Ela é alimentada com 6v. Também funciona com 5v do USB. Quando o cachorro late ela tem um microfone que liga um buzzer em alta frequência por 3 segundos. Eu gostaria de interligar ela no meu Arduino para toda vez que ela for acionada eu registre o latido. Medindo o Buzzer verifiquei que quando é acionado chega 2v nele. Como faço para acionar um relê de 5v com estes 2v?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade chega 5V mesmo, mas como a corrente é pulsante o multímetro marca apenas metade dela. 

Usando dois diodos, um capacitor, um resistor e um transistor você consegue acionar seu relé. 

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma dúvida:

O sinal usado é o do buzzer, certo? 

O relé aciona o que? 

Se o relé for para acionar o arduino, não é necessário. Os transistores já bastam. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Mestre88 O sinal seria o do buzzer sim, que quando ativa no multímetro deu 2v. O rele seria para acionar o Arduino mesmo, como se fosse um botão pressionado.

Compartilhar este post

Link para o post
28 minutos atrás, diegodm disse:

@Mestre88 O sinal seria o do buzzer sim, que quando ativa no multímetro deu 2v. O rele seria para acionar o Arduino mesmo, como se fosse um botão pressionado.

Entendi. Estou mandando o esquema dos dois jeitos, para o arduíno o relé não é necessário, pois a corrente é muito baixa.

imagem71.GIF

Compartilhar este post

Link para o post

@Mestre88 Caramba. Que capricho. Muito Obrigado. Vou comprar os componentes e aviso o resultado.

Vou deixar aqui um último projeto que fiz.

Automatização do Aquaterrario da minha tartaruga utilizando Arduino, Raspberry Pi, ESP8266 e vários sensores com Java Tomcat, Node.js, Socket.io tudo se comunicando via WebSockets 

15085448_1185350518223411_3777937585137140022_n[1].jpg

15135894_1185350551556741_615680248280009880_n[1].jpg

15095684_1185350584890071_4986076265029555283_n[1].jpg

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

@diegodm Ficou maneiro, parabéns. Tem um vídeo pra mostra como funciona?

Compartilhar este post

Link para o post

@Philippe Henrique Ainda não tenho nenhum vídeo. Tenho que terminar a parte de visualizar temperatura e de controlar remotamente o aquário. Mas assim que fizer posto aqui. Mas quero depois disponibilizar todo o material que usei e os códigos fontes dos sistemas.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Mestre88 Tenho um Esp8266 igual ao anexo, ele trabalha com 3.3v. Consigo usar o positivo ou negativo do buzzer da coleira anti-latido para atuar como se fosse um push button? Assim consigo fazer o que preciso não precisando mais do rele.  A coleira trabalha com 5v e o Esp8266 com 3.3v. Você disse que "na verdade chega 5V no buzzer, mas como a corrente é pulsante o multímetro marca apenas metade dela". Obrigado.

ESP8266-Pinos.png

Compartilhar este post

Link para o post

No desenho que eu te mandei, você usa o da esquerda (sem relé), no lugar que está escrito 5V você alimenta com 3,3V.

Aonde está escrito "arduíno" e GND você liga o módulo ESP8266.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola @diegodm , não querendo desmerecer o que o Mestre88 lhe apresentou, e por sinal ficou otimo, eu gostaria de lhe apresentar o parceiro do arduido e isolador de circuitos =) o OPTOACOPLADOR, ele faria o mesmo q esse circuito todo, mas você nao receberia tensão direta e sim serviria apenas como uma chave fechando o circuito, como você queria. Esse carinha tem 4 terminais, 2 fazem parte de um LED digamos assim e os outros 2 são o coletor e emisor de um transistor, quando o led liga ele fecha a chave coletor e emisor e você recebe o sinal no arduito. Nesse caso dispensaria em muito o uso de mtos componentes, a pena o optoacoplador 2 resistores, também pode por 1 capacitor caso queira q a chave se auto abra novamente, meu proteus nao esta abrindo n sei porque ainda, mas eu achei uma imagem q se assemelha ao nescessario para sua aplicação.

OptoAcoplador.png

com este CI você isola o circuito em teste do arduino, mas é apenas uma ideia claro e isso transforma seu projeto muito mais compacto também. Mas como você ja comprou os componentes, faça o circuito apresentado anteriormente e teste esse no futuro. É muito legal trabalhar com optoacopladores =)

Se eu estiver errado me corrijam pfv obrigado

ATT

Robert

adicionado 17 minutos depois

Edit: Neste video o cara faz o circuito para ser utilizado em motor de passo, mas isso nao significa q seja apenas para motores, você pode utilizar apenas a parte do opto acoplador para o seu projeto. Ele explica como isolar o arduino opticamente, com o optoacoplador, assim você pode utilizar 1 arduino para saber o que acontece com cada projeto em teste seu, muito explicado e bem feito, no caso você so utilizaria mesmo o CI Optoacoplador e 2 resistores, 

abaixo o esquema utilizado no video: http://www.mediafire.com/view/izoy5kvruwj7iz9/diagrama ligacao arduino motor de passo.jpg

esse esquema você pode utilizar também para controlar digamos os motores do aquario do seu projeto, a iluminação e tudo, sem misturar os circuitos, isolando assim o arduino o maximo possivel do projeto em si. Dessa forma você não corre o risco de por um erro perder seu ATMEGA ou o arduino todo.

Lembrando so estou tentando te dar uma ideia para ajudar em seus projetos espero q lhe ajude.

abraços 

Robert

Compartilhar este post

Link para o post

@Robert Gabriel Da Silva Obrigado, achei muito interessante vou dar uma olhada. @Mestre88 Segue as fotos do projeto pronto, acabei de terminar ele e está funcionando. O ESP-01 se conecta a WiFi e via WebSockets fica conectado em um Raspberry. Toda vez que o cachorro late o Raspberry fica sabendo e agora vou fazer o restante como registrar o horário, me enviar um e-mail, etc. Muito obrigado pelas intruções. Grande abraço. Feliz Ano Novo a todos.

WhatsApp Image 2016-12-31 at 16.08.35.png

WhatsApp Image 2016-12-31 at 16.08.36.png

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@diegodm Parabéns por ter conseguido fazer funcionar corretamente.

Feliz ano novo pra ti também!

Compartilhar este post

Link para o post
Em 29/11/2016 às 16:23, Philippe Henrique disse:

@diegodm Ficou maneiro, parabéns. Tem um vídeo pra mostra como funciona?

@Philippe Henrique Logo farei o vídeo. Terminei a parte Web aonde é possível ligar e desligar as luzes, ter acesso ao gráfico online e aos gráficos dos registros do banco de dados.

aquaterrareo.png

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, show de bola.Tá bem bonito esse software :o parabéns. Aguardo o vídeo...

Compartilhar este post

Link para o post

@diegodm já finalizou o projeto?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais