Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer meus próprios projetos eletrônicos?


MaxxPlank

Posts recomendados

Galera, tô pesquisando há dias e não consigo resolver minha situação, quero aprender eletrônica, comprei protoboard e fiz um projetinho da internet de piscar o led, mas eu queria realmente aprender a dimensionar meus circuitos e eu mesmo calcular as coisas e ver quais transistores e capacitores eu teria que usar e etc. Mas não consigo achar nenhum livro voltado para isso, achei apenas livros que ensinam lei de ohm, lei de kirchov, funcionamento dos componentes, mas nada realmente ensinando a dimensionar circuitos dessa forma, queria que vocês pudessem da alguma dica para eu seguir e me dar bem

 

Outra coisa, tem alguma dica de livro/revista mais atual que tenha projetos do iniciante ao intermediário e ensine alguma coisa? Se tiver, toda ajuda é válida

 

 

abraços 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MaxxPlank ,

 

Tem muitos posts aqui neste Fórum com perguntas bem parecidas com essas , dê uma olhada nos tópicos desde a semana passada, ok ?

 

Agora, sobre aprender a projetar :

 

"A maior caminhada do mundo também começou com um passo após o outro"

 

Dimensionar um circuito exige uma compreensão sobre todos os componentes envolvidos, e principalmente saber como usar cada um deles para atingir o seu objetivo.

 

Não pense que isso será rápido. Depende muito de você absorver conhecimento, ou de livros ou da Internet, e mesmo assim vai precisar de alguns anos.

 

E você não vai conseguir projetar qualquer tipo de circuito... tem muita coisa que eu não sei como projetar, mesmo sendo Engenheiro Eletrônico formado em 1983 !

 

Não preciso saber tudo, mas se precisar saber algo para projetar, vou pesquisar o assunto, aprender o suficiente e fazer o trabalho, pois tenho um "background" bem sólido para isso devido ao tempo nesta área.

 

A mesma coisa vai acontecer com você ! 

 

Mas não será de uma hora para outra ! Um técnico de Eletrônica precisa de alguns anos de estudo... um engenheiro precisa de 5 anos ou mais..... então não tenha pressa, meu amigo !

 

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MaxxPlank A coisa não é tão difícil quanto parece, nós autodidatas é que aprendemos da maneira errada.

 

As revistas de eletrônica e os cursos por correspondência de antigamente, são muito valiosos até hoje, lá é ensinado o básico desde o inicio, nós é que pulamos as matérias que são chatas ou as que não nos interessam no momento.

 

Te digo por experiência própria, qualquer coisa que a gente pula agora, nos impede de entender um circuito simples amanhã, sem exagero.

Se te interessar posso te passar um blog onde tem tanta revista dessas que você vai enjoar.

Um conselho que posso te dar é: procure ler e entender a lei de Ohm e os transistores, mas procure entender de todas as maneiras que um transistor pode trabalhar, pois são muitas e particularmente para mim foi a parte mais difícil do básico da eletrônica.

 

Pra falar a verdade, posso não saber de tudo o que um transistor é capaz, até hoje.

Outra regra de ouro é não ter vergonha de perguntar, por mais boba que possa parecer.

Por isso são importantes os professores, eles seguem uma sequencia no ensino que não te deixa perdido.(os de hoje em dia, nem tanto)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, MaxxPlank disse:

Galera, tô pesquisando há dias e não consigo resolver minha situação, quero aprender eletrônica, comprei protoboard e fiz um projetinho da internet de piscar o led, mas eu queria realmente aprender a dimensionar meus circuitos e eu mesmo calcular as coisas e ver quais transistores e capacitores eu teria que usar e etc.

 

Eu também sou autodidata e posso te dizer que não existe milagres pra isso. A gente aprende devagar, todo dia uma coisa nova.

Va com calma, pesquise bastante, tente entender como as coisas funcionam. Eu mesmo aprendi muita coisa tentando consertar alguns aparelhos velhos como radio, TV e Video K7.

Depois de um tempo a eletrônica entra dentro de você. 

Essas revistas antigas são muito boas para se aprender eletrônica básica, de uma procurada nelas na Net.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...