Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
BiggerJazzBR

Desempenho apu+vga

Recommended Posts

Boa tarde Pessoal.

Meu cunhado montou um pc modesto para rodar alguma joguinhos básicos em 2014 e optou por uma APU (A10 7700K) e até então estava tudo indo.

Recentemente, ele aproveitou uma promoção e comprou uma RX 460 4Gb Windforce da Gigabyte e colocou no setup. Eu entrei na BIOS dele e desabilitei o compartilhamento da RAM para a APU visto que não tinha mais necessidade do CPU usar mais a VGA integrada. Porém, em jogos como GTA V, quando monitoramos com o Afterburner, o uso da CPU fica em torno dos 80% chegando até 100%, enquanto a VGA offboard não chega aos 20% no pico máximo. Com isso os FPS estão horríveis. A resolução do monitor é 1366x768.

Se alguem tiver alguma opinião de configuração para solucionar isso, eu agradeço.

Configuração completa do PC dele:

AMD A10 7700K

Mobo ASRock FM2a55m-vg3+

Memórias 8Gb (4x2) Corsair 1600Mhz

Fonte EVGA 400W

HD Seagate 500gb SATA3

Segue foto tirada do Afterburner rodando GTA V no LOW na resolução padrão do monitor.(desculpem qualidade da foto, mais tarde posto mais fotos)

Spoiler

2016-11-29-PHOTO-00000166.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@mmreiis Primeiro, esse processador é muito fraco para rodar GTA V, ele é equivalente a um Athlon X4 860K, que tem mais ou menos o desempenho de um FX-4xxx, então você terá gargalo de processador, ou seja, o processador é muito fraco para acompanhar o desempenho da VGA.

Segundo, quando se tem gargalo, a pior coisa a se fazer é colocar os gráficos no mínimo, pois você continuará tendo o mesmo desempenho e gráficos ruins, ainda. Quando você aumenta/diminui o gráfico de um jogo, os únicos hardwares que sofrem impacto são placa de vídeo e memória RAM, a placa de vídeo é quem processa todos os gráficos, a memória RAM muitas vezes guarda algumas informações, o único trabalho do processador é processar a física e dar comandos a placa de vídeo, e a qualidade gráfica não interfere nessa função. 

1360x768 também é uma resolução considerada baixa, com você rodando nessa resolução e com gráficos no mínimo, o resultado é usar apenas 20% da placa mesmo. Uma RX 460 rodaria GTA V no Alto 1080p com 40+ FPS, então recomendo aumentar o gráfico o máximo possível, caso continue jogando em 1360x768, a RX 460 seria capaz de maximizar o jogo (não sei quanto às configurações avançadas, pois elas também pesam no processador) nessa resolução.

Mas o que você precisa no momento é de um processador novo, invista na plataforma Intel 6ª geração ou espere os AMD Zen. Não compre FX.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@GuilhermeGB  eu já imaginava que ocorreria um certo gargalo, mas não imaginei que seria tanto assim :/
Vou tentar setar tudo no máximo e ver se muda algo. Infelizmente trocar o processador nesse momento não tem condições pois também teria que trocar a mobo e tal.. Mas vou fazer essas alterações e posto aqui as novidades.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais