Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Higor Zavaski

Unir 2 hds

Recommended Posts

Ola! Eu uso um HD de 320gb com o win10 instalado, porém eu tenho um outro hd igual (marca, modelo, tamanho, tudo!) e ele esta sem nada, então pensei em colocar ele no pc (sim, ele tem 4 portas SATA) e Unir os 2 para q o Windows 10 reconheça somente 1hd de 640gb. E possivel? Se sim, como?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

@Higor Zavaski Amigo até onde eu sei não é possivel unir a memoria de dois HDs, no caso você vai ter instalado no windows 10 um HD de 320gb e outro de 320gb, ai você terá 640gb em seu pc agora cada HD em seu espaço entende. Uma coisa que a galera faz muito e eu não recomendo é no caso unir tamanho de um SSD por exemplo onde chamamos de RAID0.

O RAID 0 (Striping) é um "RAID pra inglês ver", onde o objetivo é unicamente melhorar o desempenho, sacrificando a confiabilidade.

Ao usar o RAID 0, todos os HDs passam a ser acessados como se fossem um único drive. Ao serem gravados, os arquivos são fragmentados nos vários discos, permitindo que os fragmentos possam ser lidos e gravados simultaneamente, com cada HD realizando parte do trabalho. Usando RAID 0 a performance fica em um patamar próximo da velocidade de todos os HDs somada. Ao usar 4 HDs com uma taxa de transferência e 50 MB/s (em leituras seqüenciais) em RAID 0, você teria uma taxa de transferência total de quase 200 MB/s em muitas situações.

Na verdade, a distribuição dos dados nos drives não é completamente uniforme. Os arquivos são divididos em fragmentos de tamanho configurável (opção "chunk size", ou "stripe size"). Se você está utilizando 3 HDs em RAID 0, utilizando fragmentos de 32 KB, por exemplo, ao gravar um arquivo de 80 KB teríamos fragmentos de 32 KB gravados nos dois primeiros HDs e os 16 KB finais seriam gravados no terceiro, sendo que os 16 KB que "sobraram" no terceiro HD ficariam como espaço desperdiçado.

A configuração do stripe size, ou seja, do tamanho dos fragmentos, tem um efeito considerável sobre o desempenho. Se você usa predominantemente arquivos grandes, então um stripe size de 64 KB ou mais renderá os melhores resultados. Entretanto, no caso de um servidor que manipula um grande volume de arquivos pequenos, valores mais baixos acabam resultando em um melhor desempenho e menos espaço desperdiçado.

Bom se quiser saber mais acesse esse link:

http://www.hardware.com.br/termos/raid-0

Bons estudos amigo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais