Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Travamento aleatório


Posts recomendados

Boa noite pessoal. Venho aqui com chapéu nas mãos e sangue nos zóio heheh. O título (e o lugar onde está postado, convenhamos..) já diz tudo.

 

Esse pc trava aleatoriamente desde que montei. De lá pra cá (uns 2 anos se não estiver muito equivocado) já troquei hd, os, vídeo e fonte. Ele trava e só segurando o botão do power ele rebuteia. Também fica um som travado (um brrrrrrrrrrrrrrrr) se estiver rodando mídia. Antigamente as luzes do teclado apagavam (numlock) quando eu tentava apertar algum botão, hoje em dia nem isso faz mais.

 

Ele atualmente está assim:

 

dois monitores, não creio que marca/tamanho importem mas vai que é importante dizer, um no vga outro no hdmi

processador: i7 3770

vídeo: gtx 970 (era uma gt 730 antes, também travava)

armazenamento primário: ssd samsung evo 750 (com win10 está instalado (era win7 antes e também travava), era o hitachi antes, também travava)

armazenamento secundário: hdd hitachi serial number muito grande pra copiar aqui

memória: rapaz é uma marca tão aleatória que nem tenho como dizer sem ter que desmontar o pc e rancar lá da moba. É/era uma marca nacional e tem 8gb/1333. Memtest disse que ela tá limpa então não vou encrencar com ela... por hora.

mãe: asus h61m-a/br

fonte: tda 750w (antes era uma gamemax 500w, também travava)

 

Toda essa joça ligada a um estabilizador. No estabilizador tem o pc e uma régua onde eu ligo o som/monitores/carregador do celular.

 

Enfim, hipóteses já "descartadas":

Sujeira/temperatura: a sujeira eu já limpei, passei limpa contato em tudo que era buraco. a temperatura se mantém (aliás o pc raramente trava se eu estiver jogando, raramente digo, ocorreu umas 3x mas só)

Memória: memtest86+ rodou duas vezes sem nenhum BO

OS/HD: já mudei de os, já formatei, já dei check disk, já troquei o hd, mudei o os de novo, formatei de novo eee... trava.

Programas: tá todo mundo desligado. Bem, exceto os da microsoft. Não é viável bootear em safemode pois as vezes ele trava dali a 10 dias, as vezes trava 5 vezes em uma tarde.

Drivers: fui em um por um lá no device manager e atualizei. Tinha uns trens do processador, eu acho, que baixou atualizações mas tá tudo ok. A bios também tá na última versão. Ainda trava.

Conexões: desliguei o cabo de rede por um tempo e espetei uma anteninha wifi no usb, travou também.

Periféricos: já troquei teclado e mouse. Fora eles não tem mais conexões "fixas" nos usbs.

Slot da memória: já fiz uma dancinha de tira dum e põe noutro.. Travou.. Tirei doutro e pus num, travou também.

Conexão de audio na configuração da bios: não sei descrever direito isso mas tem 2 tipos de conexão do audio frontal lá na bios que parece que pode zicar, mudei e travou.. Mudei de novo pro que tava.

Coisas aleatórias do windows: desabilitar whatever x no power management, ativar y, fazer dança da chuva com um pé só ao redor do pc enquanto fuma um charuto e canta musica do latino... Acho que o que existe na internet eu testei..

Ligar o pc na régua ao invés do estabilizador: Wellington sugeriu, travou após 4h. (para quem não sabe o porque disso - como eu não sabia - e sem lembra do básico de elétrica do ensino médio - eu não lembro - fica essa leitura)

 

Hipóteses do problema:

1. Quase sempre ele trava quando eu estou executando vídeo.. Não é sempre, ele pode travar enquanto eu leio sem nenhuma forma de mídia ligada. Entretanto parei de usar o mpc-hc64 e ele me deu uns 3 ou 4 dias de sossego. Contudo estou quase sempre utilizando alguma forma de mídia aqui, seja música seja vídeo (enquanto foco em uma tela a outra fica rodando música/série/clipe)

2. Vi um post de um rapaz com o mesmo problema que o meu. Ele fez toda a via sacra de testagens, deu um post enorme. Mas resolveu mudando um trem lá na bios. O problema é o que o processador dele era amd e eu não faço a mínima ideia de como mexer nesse daqui, mas é uma alternativa a ser testada se alguém me ajudar

3. Fonte/processador/possessão demoníaca/memória. Do jeito que as coisas vão ou continuo trocando de peças ou mando exorcizar. Contudo juro que não queria morrer umas centenas de temer$ em uma hipótese sem estar no mínimo 98,424% certo dela.

4. Ele NUNCA trava (ou pelo menos não deu tempo) quando eu não estou por perto.. Eu jogo pra tela de login (winkey+L) e deixo ele quietinho aqui. Quando volto, uma semana depois, imaginando em que dia ele travou, está aqui, firme e forte. Então uma das hipóteses é a peça entre a cadeira e o monitor, estou fazendo alguma coisa errada.

 

Enfim, gostaria de duas ajudas

 

A primeira é claro, PELO AMOR DE TUDO MAIS SACRO NA FACE DA TERRA, alguém sabe como fazer esse desinfeliz parar de travar?

A segunda que é infinitamente mais fácil é: existe algum programa que eu possa monitorar, logar, saber o que tá acontecendo para descobrir quem é o culpado nessa situação? (o event viewer nunca me diz nada sobre o que tá dando de errado). 

 

Grato pela atenção se você leu até aqui! 

Luiz

 

edit1: travamento aleatório e não alaetório como escrevi no título.

edit2: sugestão do Wellington: ligar o pc na régua, após muita gambiarra, alguns palavrões, um adaptador furtado da esposa e nenhum incêndio culposo. 23h47 29/11/2016

edit3: energia na régua foi sem sucesso

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, boa noite... Li todo seu tópico e, respondendo rapidamente, te indico a testar seu PC apenas com a régua ou, se não tiver espaço nela, ligue diretamente na tomada. Acredito que seja seu estabilizador o causador dos travamentos. Tente isso e retorne, estarei por aqui pra ajudar, caso os colegas não tenham lhe ajudado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

04h42, 30/11/2016 mais uma travada. 

 

Estava abusando da sorte e rodando o mpc-hc.

 

Uma coisa interessante: dá umas "semi" travadas, o áudio e o vídeo dão uma leve trava e tudo continua normalmente. Ocorreram 3 até a derradeira.

 

edit1: alguém pode me recomendar um logger de eventos do sistema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Batendo records! http://imgur.com/a/M6mvw

 

Aliás notei que não abri o dropbox nem o google drive. Também não estou abusando da sorte com o mpc-hc.

Tem como o dropbox/drive influenciarem no travamento?

 

Além do mais alguma sugestão de um software de monitoramento (para quando ele dá as micro travadas de milissegundos eu poderia olhar os logs e ver quem está fazendo o que pois a travada hard nem log deve dar tempo de escrever).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

BUMP!

 

Salve galera, tive avanços:

 

O pc tá ficando rebuscado nos travamentos e meteu um BSOD, graças a isso o Bluescreen Viewer me disse isso:

 

Ou seja, é hardware. A questão agora é: quem e porque. 

 

Minha opinião ainda tá no processador com essas regulagens de clock/tensão automáticas do caramba. O problema é que eu não sei ler os tal dos dump files e estou meio que estagnado nessa etapa. Meti uns google sobre isso mas é meio que muito confuso

 

Alguma alma boa disposta a dar uma luz qual o caminho?

 

Minidump.zip

 

 

Edit1: Linkei o Bluescreen Viewer pra quem estiver batendo cabeça com isso também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...