Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
bturok

Servidor (ftp?) em pc de trabalho?

Recommended Posts

Bom dia!

É o seguinte: trabalhamos em um pequeno escritório e chegou um momento em que necessitamos de um meio de compartilhar arquivos entre si, sendo possível acessá-los de outras localidades, não somente a rede interna.

A quantidade de arquivos a serem divididas é mínima, coisa de 5-10gb.

O pessoal daqui tem uma inexplicável neura com a utilização de serviços de nuvem ou afins, portanto estão considerando comprar uma máquina pra deixar ligada 24/7, configurada como servidor.

Vale informar que nosso pacote de internet oferece ip dinamico apenas.

Dessa maneira, gostaria de perguntar:

É possível, nestes termos, funcionar o servidor em uma máquina que algum dos funcionários (no caso, eu) utilize para trabalhar? Em outras palavras, o servidor rodaria em segundo plano e não afetaria o trabalho do usuário?

Existe a necessidade de ter uma máquina exclusiva para o servidor?

Se o que eu almejo for possível, por onde eu começo?

Grato, desde já!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

@bturok Se o ip externo for válido, sim é possível configurar um FTP server nessa máquina.

Procure por Fillezila FTP Server + No-ip

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Uma máquina exclusiva traz poderia trazer a segurança de apenas os arquivos contidos nela serem visíveis na internet.

Agora, como você utiliza o upload para que este funcione, a velocidade deste servidor fica limitada, já que a maioria dos acessos possui download 10x maior que o upload (dinâmicos) e com o uso concorrente com outros usos, pode trazer lentidão no uso do download.

Se for um servidor pequeno você pode pensar em usar um roteador com porta USB, ele é bem mais econômico e barato que um desktop ou mesmo notebook.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, dwatashi disse:

Uma máquina exclusiva traz poderia trazer a segurança de apenas os arquivos contidos nela serem visíveis na internet.

Agora, como você utiliza o upload para que este funcione, a velocidade deste servidor fica limitada, já que a maioria dos acessos possui download 10x maior que o upload (dinâmicos) e com o uso concorrente com outros usos, pode trazer lentidão no uso do download.

Se for um servidor pequeno você pode pensar em usar um roteador com porta USB, ele é bem mais econômico e barato que um desktop ou mesmo notebook.

É, realmente ficaria bem lento. Mas considerando que o tráfego seria quase que exclusivamente de pequenos arquivos de texto, muito raramente alguns PDF's com em média 20-30 mb, acredito que essa lentidão seja aceitável. Afinal, não temos outra saída, já foi tirado de pauta utilizar um serviço de nuvem ou terceirizar a hospedagem, por mais que eu discorde.

Me interessei muito pela possibilidade de utilizar um roteador com porta USB para tal fim.

No entanto, até onde pesquisei, o que está no pendrive fica compartilhado apenas aos usuários da rede, certo?

De que maneira, por exemplo, eu acessaria o conteúdo do 'servidor' se estivesse em minha workstation, em casa?

Frisando, provavelmente o armazenamento bruto do servidor será de no máximo 10gb, então acredito ser um servidor extremamente pequeno.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais