Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Testes de capacitores


carlos987

Posts recomendados

gostaria de saber se alguem conhece algum metodo confiavel de se testar um capacitor com um multimetro comum, aqueles multimetros que vem com capacimetro embutido são realmente confiaveis? estou querendo investir uma grana em ferramentas e gostaria de ter certeza que um capacimetro é mesmo util, pois ter que ficar tirando o capacitor da placa pra testa-lo é um  pouco trabalhoso. desde ja agradeço a atenção por todas as duvidas que o pessoal tem me respondido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há teste 100% seguro para um capacitor. Existem capacitores que, quando você os tira da placa e faz o teste, eles acusam estar bom, porém, quando você o coloca no circuito e ele recebe uma corrente mais alta do estágio em que ele se encontra, ele entra em fuga.

Isso acontece porque a corrente de teste do multímetro é bem pequena, mas suficiente para você fazer o teste, entende? Mas, com uma alta corrente, ele apresente fuga, ou seja, apresenta problemas. Por isso, todo método que você puder utilizar para testar o capacitor é válido. O melhor multímetro é o analógico, pois ele é mais sensível. Testá-lo com o capacímetro também é bem recomendável. Além do capacímetro você pode testar a resistência interna dele (MEDIDOR DE ESR), é um aprelho parecido com o multiteste. Se o capacitor estiver alterado internamente, o medidor de ESR vai acusar. Com o multiteste analógico, um capacímetro e o medidor de ESR, acredito que você vai estar bem aparelhado para testar seus capacitores. Espero ter ajudado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ajudou muito sim, eu não tinha muitas das informações que passou, o unico teste que fiz até é o de carregar um pouco o capacitor com a escala de continuidade do multimetro e depois medir a tensão continua, pelo visto é um teste muito basico mesmo.

outra duvida em relação ao comportamento dos capacitores inseridos na placa, com o circuito desligado, eles sempre se comportarão como uma chave aberta(resistencia muito alta)?

pergunto pois ja me deparei com capacitores que apresentam leituras na escala de conntinuidade(diodo), mas ainda não sei ao certo o que essa medida representa, imagino que seja essa resistencia interna então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Penso cá com meus botões que capacímetro tem pouca utilidade no ramo manutenção. Mas tem algum valor sim

 

11 horas atrás, carlos987 disse:

capacitores inseridos na placa, com o circuito desligado, eles sempre se comportarão como uma chave aberta(resistencia muito alta)

nem sempre pois você mesmo viu que...

11 horas atrás, carlos987 disse:

capacitores que apresentam leituras na escala de conntinuidade(diodo)

Circuitos podem ter diodos em paralelo com o capacitor. Também há resistores e etc. Mas com um multímetro analógico ou digital você pode ter uma vaga ideia se o capacitor está bom. P.ex. na escala de resistência o ponteiro vai e volta. (descarregue o capacitor antes). Com um pouco de prática você consegue "traduzir" o comportamento do ponteiro. Também pode se basear no comportamento de um capacitor bom e de mesmo valor. Mas isso, como já disse é pra se ter uma vaga ideia.


Um medidor made in home que publiquei recentemente pode não lhe ser totalmente inútil pra complementar sua análise. você pode substituir o pequeno medidor analógico por um voltímetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um capacitor só bloqueia a corrente (contínua, no caso) quando ele se carrega totalmente. Até lá, ele irá conduzir.

O teste de continuidade que você usou nos terminais do capacitor injeta uma pequena corrente para dentro dele, certamente. Dessa forma, se você colocar as pontas de prova de teste de diodo nos terminais do capacitor,  ele acusará alguma continuidade sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...