Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte chaveada como carregador


Posts recomendados

Estou montando um equipamento de som e quero usar uma bateria selada de 9A de 12V, queria saber se eu compra uma fonte chaveada de 10A de 12v, se a fonte consegue carregar a bateria. E se a relação de 9A da bateria pode colocar a fonte de 10A para carregar. A qual a diferença entre a fonte com tamanho maior para uma de menor tamanho, mas com a mesma corrente. 

 

BATERIA SELADA 9AP.jpg

FONTE CHAVEADA MAIOR 10AP.jpg

FONTE CHAVEADA MENOR 10AP.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depende.

 

Até é possível carregar, mas não é recomendado. A fonte chaveada foi desenvolvida para fornecer a tensão constante, com proteção apenas para sobre corrente e sobre tensão. Os carregadores para bateria, geralmente possuem um sistema que identifica a capacidade e desligam quando necessário para aumentar a vida útil e evitar problemas como sobrecarga, aquecimento, etc.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se sua bateria tiver a capacidade de entregar 9Ah o altamente aconselhável é que a carregues com a corrente de 0,9 Amperes no máximo, por cerca de 12 Horas (isso para carga total, de zero a 100%).

 

O que podes fazer ai é ajustar sua fonte para que entregue coisa de 13,2 a 13,8 Volts e mantenha a bateria nessa tensão. Ela ao final da carga, automaticamente entra no estado de flutuação..

 

As fontes industriais como aquelas por você mostradas tem um pequeno potenciômetro (aquele amarelinho da segunda foto) que deve sim conseguir setar a tensão para os 13,2 a 13,8 Volts...

Desse modo uma fonte de 12Volts x 1 a 2 Amperes é suficiente para carregar e flutuar essa sua bateria.

 

Outros exemplos:

s-25-800.jpg?w=300&h=226

UT8NpcoXwVaXXagOFbXW.jpg

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...