Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baixar tensão de 19v para 12v


matdua

Posts recomendados

Tenho um carregador de notebook parado ele entrega 19V e 3,42A. Pretendo utilizar ele em uma placa controladora para monitor (aquelas que adaptam tv em monitor), preciso de 12V e acredito que a corrente está suficiente. 

Já olhei em uns posts aqui do forum mesmo, porém não consegui abstrair o melhor modo para eu fazer isso... melhor utilizar o LM338P? Qual o esquema dele na fonte?

Se puderem me ajudar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/12/2016 às 15:53, Isadora Ferraz disse:

lm338p dá e sobra

lm317Circuito.png

 

(117 é a lesma lerda esquemática do 338)

Pro seu caso até o mais simples com zener/transistor atende

Fig95.jpg

 

Com dissipador por favor

Estou com o mesmo problema do criador do tópico, eu ganhei um monitor tv da samsung e o mesmo precisa de 14v e 3,42A, ele não tem fonte, mas consegui um cabo que encaixa perfeitamente na placa, nesse segundo esquema como posso calcular o valor de R ?

 

Outra coisa na maioria das fontes, a parte metálica externa do conector é negativa, porém já vi fontes que essa parte metálica externa é positiva, acredito que não é bom ligar isso invertido, alguém saber como é a desse monitor ?

O monitor é esse aqui: http://www.waz.com.br/product/inativos/106261/tv-monitor-lcd-22-pol-samsung-t22c310lb-led-widescreen-preto-lt22c310lbmzd-box.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Mestre88 disse:

Para o monitor não use o segundo esquema, melhor o primeiro pois é estabilizado. 

Para saber a polaridade do monitor só olhar atrás, sempre tem um desenho ao lado do conector. 

Eu achei a fonte do monitor para comprar, e pelo anuncio consegui identificar a polaridade, não posso utilizar o segundo esquema ? vou pegar a saída de 19v de um carregador de notebook e ia mandar nesse segundo esquema e depois para o monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Ola.

gostaria muito de usar uma fonte de notebook para alimentar uma placa que aproveita a tela de notebook para usar porta HDMI ou VGA  que comprei na china, ela e alimentada com 12v, ao procurar no google cheguei aqui.

Não tenho conhecimento em eletronica, sou apenas um curioso aposentado, ainda uso ponte de terminais rs rs rs, vocês poderiam ajudar confirmando os materiais do esquema abaixo?

A = LM117 ou LM338, qualquer um dos dois serve

B = Capacitor de 1 uF ( Eletrolitico ??? )?

C = Resistor de 240 ohms ?

D = Capacitor de 0,1 uF ( Eletrolitico ??? )?

E = Potenciometro / trimpot de 5 K?

Pessoal desde ja, muito obrigado pela atenção, valeu pela força.

imageproxy.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O chaveado é bom mas pode exigir mais de alguém que ...

9 horas atrás, Marco Capella disse:

Não tenho conhecimento em eletronica, sou apenas um curioso aposentado

Outra alternativa é o famigerado 7812 pois algo me diz que seu circuito tem baixo consumo.

Caso insistas nos que falastes, aproveita sua curiosidade pra economizar o trimpot. Basta um resistor. Calcule ... sua satisfação ao calcular ele, montar e medir 12V corretos!

Se o google não te ajudar, conte conosco 1...2...3...4 ...🤪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

O chaveado é bom mas pode exigir mais de alguém que ...

15 horas atrás, Marco Capella disse:

Não tenho conhecimento em eletronica, sou apenas um curioso aposentado

 

No caso a sugestão era comprar um pronto mesmo, dessas plaquinhas que vendem a rodo por aí. 

Só ligar e regular. 

Eu particularmente prefiro montar mesmo, inclusive o chaveado. Já fiz um de 12-5V com sucatas de fonte de pc. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...