Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Assunto técnico de processadores intel core


Overshao

Posts recomendados

Pessoal, não tenho nenhum conhecimento técnico avançando de processadores mas...  ainda tenho muita curiosidade em saber como funciona, 
então desenhei da forma que mais me pareceu lógico, enfim peço a vocês que me ajudem a entender essa plataforma que ainda não ficou esclarecida pra mim.

ai no desenho que fiz, eu simulei que 2 núcleos físicos, dividem seu clock pela metade, então ficando assim, 3.0 GHz o clock dos núcleos físicos passando a dividir com os virtuais, ficaria  1.5 GHz por núcleo !

se eu estiver errado, me corrijam !! valeu

Apresentação1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evandro, olhei os links que passou e...  não achei a resposta que eu queria, mesmo assim obrigado !!

continuando com o assunto, o detalhe técnico que eu pesquiso a tempos e não acho, é como funciona na prática.

você disse aí que, "o que o Hyper Threading faz é aproveitar partes ociosas do núcleo."

ou seja, ele não roda na mesma velocidade do clock dos núcleos físicos ??

programas de bench ou até mesmo o gerenciador do sistema, estariam mentindo a velocidade do clock  dos virtuais ?

mais uma vez, se eu estiver falando besteira, me corrijam, agradeço a atenção de vocês !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Overshao disse:

Evandro, olhei os links que passou e...  não achei a resposta que eu queria, mesmo assim obrigado !!

continuando com o assunto, o detalhe técnico que eu pesquiso a tempos e não acho, é como funciona na prática.

você disse aí que, "o que o Hyper Threading faz é aproveitar partes ociosas do núcleo."

ou seja, ele não roda na mesma velocidade do clock dos núcleos físicos ??

programas de bench ou até mesmo o gerenciador do sistema, estariam mentindo a velocidade do clock  dos virtuais ?

mais uma vez, se eu estiver falando besteira, me corrijam, agradeço a atenção de vocês !!!

 

Amigo, tente ler novamente, porque pra entender como o HT funciona, você precisa saber o que são os pipelines e como é o processo de processamento de informação. ;)

 

Vou tentar resumir:

 

Imagine a produção de uma fornada de pães na padaria, você tem a pessoa que pega os ingredientes, a pessoa que mistura, a pessoa que bate tudo, a batedeira, a que enforma os pães e coloca no forno, o forno, a pessoa que tira e coloca na área de descanso e a área de descanso em si.

 

Um processador "em ordem" só faz o processo de forma linear, então, só quando o pão está na área de descanso é que a primeira pessoa da linha pode pegar os ingredientes.

Processadores assim são coisa de um passado meio remoto nos PCs, os primeiros Atoms eram assim, por isso eram bem fracos.

 

Um processador fora de ordem consegue mandar a pessoa usar a batedeira enquanto os pães estão no forno.

 

O que o HT faz é melhorar bastante este processo de utilização de recursos parados.

Os recursos são os pipelines, e você vai entender isso da forma certa com os artigos que passei no post anterior.

 

É por isso também que ele não roda em clock diferente e não dobra o desempenho do processador.

 

Novamente, isso foi uma explicação beeeeem simplificada e porca da coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma coisa que me ocorreu depois.

 

O Hyper Threading é diferente da execução fora de ordem pois ele simula os pipelines do processador, por isso o sistema pensa que existe ali o dobro de núcleos do que o processador tem.

 

Seria como se a pessoa que bate a massa na batedeira falasse para os outros envolvidos que tem duas batedeiras na linha de produção do pão. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...