Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
BossK

Qual cooler devo comprar? (i7 100ºC)

Recommended Posts

Olá galera,

Eu tenho um i7 4790 (non K) e o mesmo chega a bater absurdos 100ºC com o cooler stock enquanto jogo (60ºC idle). Enfim, sei que mesmo pra cooler stock a temperatura está muito alta mas acredito que há influência por má ventilação do meu gabinete.

Não sei dizer se o cooler está mal instalado, de início as temperaturas não ultrapassavam os 80~85ºC jogando, mas ultimamente está batendo os 100ºC, ontem resolvi abrir o PC e retirar o cooler, a pasta térmica estava seca (nunca troquei e nem havia mexido no cooler antes). Resumindo, troquei a pasta térmica, instalei o cooler e as temperaturas continuaram as mesmas, não sei dizer se instalei direito o cooler, apesar de que o mesmo parece bem fixado.

Ainda sim queria que me recomendassem air coolers que não ultrapassem os R$ 150,00 (pra não estourar meu orçamento) e que sejam bons o suficiente pra manter a temperatura estável. Eu estava dando uma olhada nesses aqui:

http://www.kabum.com.br/produto/33609/cooler-para-processador-coolermaster-blizzard-t2-amd-intel-rr-t2-22fp-r1

http://www.kabum.com.br/produto/75495/cooler-para-processador-pcyes-zero-k-z3-120mm-amd-intel-preto-aczk3120

http://www.kabum.com.br/produto/42062/cooler-para-processador-coolermaster-hyper-212x-intel-amd-rr-212x-20pm-r1

http://www.kabum.com.br/produto/40031/cooler-para-processador-coolermaster-amd-intel-hyper-t4-rr-t4-18pk-r1

http://www.kabum.com.br/produto/75493/cooler-para-processador-pcyes-zero-k-z2-92mm-amd-intel-led-azul-aczk292lda-

Qual desses seria a melhor opção?
Se possuírem outros pra recomendar, recomendem.

Agradeço desde já qualquer ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@BossK Hyper 212X e o Hyper T4 são os melhores da lista. O Hyper 212X é melhor.

Eu desconsideraria os outros porque são todos com presilha de cooler box, um sistema bem precário e que pode quebrar com facilidade. Os da PCyes estão muito caros para o que oferecem. 

Só veja se cabe no seu gabinete. Além disso, o Hyper 212X vai cobrir um slot de memória, então ela precisa ser baixa, tipo HyperX Fury. O Hyper T4 eu não tenho certeza se cobre ou não o primeiro slot.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Desculpe-me a demora na resposta, não recebi notificação.

Enfim, o Hyper 212X cabe sim no meu gabinete, só vou ter que trocar a placa de vídeo de slot (minha placa-mãe é micro ATX), as RAMs são menores que a HyperX Fury se bobear, então tranquilo quanto a isso.

Provavelmente vou ficar com ele mesmo. Também estou precisando de um cooler pra gabinete, estava vendo entre estes dois e queria saber qual deles seria o mais viável:

http://www.coolermaster.com/cooling/case-fan/sickleflow-x-blue-led/

http://cougargaming.com/pt/products/fans/cfd_blue_led_fan/

Ambos possuem a mesma faixa de preço.

Agradeço a ajuda!

Editado por BossK

Compartilhar este post

Link para o post

@BossK nada, tamos aí. 

Se você não tiver controlador de fan, a opção do Sickleflow e Cougar são diferentes, pois os dois são de 3 pinos (sem PWM), mas o Cougar tem rotação baixa e vai ser mais silencioso. O CM tem 2000rpm e vai fazer barulho se rodar a 12v. Veja qual é o mais adequado para você.

O ideal seria colocar um Akasa Piranha (PWM) no exaustor de trás. Dá para plugar ele na placa-mãe e controlar a rotação. Os outros fans podem ser esses que você viu. Acho que também tem Sickleflow de 1200rpm.

Não acredito que o Hyper 212X force a placa de vídeo para o segundo slot. Qual é o modelo exato de placa-mãe?

Editado por Contiusa

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Achei interessante o Akasa Piranha, acho que vou ficar com ele. Eu não me importo com barulho, eu quero apenas o que seja mais eficiente e que possua um bom custo/benefício. Enfim, eu justamente iria comprar um cooler pra usar no exaustor de trás, pois o padrão que veio com meu gabinete emperrou, acredito que o Akasa servirá.

Eu tava considerando um Cougar ou um Sickleflow devido ao LED azul, que combina com meu gabinete, mas é algo irrelevante.

Minha placa-mãe é uma B85M-E/BR, ela possui dois slots PCI-e 16x, só que um deles é bem próximo do processador, então não tenho certeza se terá como eu colocar o cooler com a placa de vídeo nesse slot (minha placa é grande), mas no caso aconteça é só eu trocar a placa pra outro slot.

E novamente, desculpa a demora na resposta. Não tô recebendo notificação por e-mail e acabo por me esquecer de checar o fórum.

Editado por BossK

Compartilhar este post

Link para o post

@BossK não vai bater na placa de vídeo, não. Só se fosse um cooler de 140. O hyper 212X é de 120. Ele só deve cobrir o primeiro slot de memória (teria que ser memória baixa, mas pouca gente ocupa os 4 slots) e tem 158mm de altura.  

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Acabei de dar mais uma pesquisada em coolers e encontrei o Cryorig H7 que "bate" com o Hyper 212X, vale a pena importá-lo?

Eu uso apenas 2 slots de RAM, e elas são baixas, acredito que não irá cobri-las. Mesmo que cobrir, basta eu trocar de slot. Mas enfim, meu problema não é com o tamanho, estou preocupado mesmo quanto à eficiência.

Compartilhar este post

Link para o post

@BossK o seu cooler box deve estar mal instalado (não pode ficar a 60ºC em idle). Então você pode ir treinando com o seu cooler box.

Aprenda a instalar corretamente (tem vídeos na internet ensinando como instalar direito), aprenda a aplicar pasta térmica corretamente, limpar o cooler, etc.

Aí você vai comprar o Hyper 212X e instalar direito e ter um desempenho direito. É um bom cooler para uma CPU bloqueada.

Não vale a pena importar um cooler se aqui sai mais barato.

Editado por Contiusa

Compartilhar este post

Link para o post

Uso o T4 Hyper com pasta térmica AKASA M450 (liga de prata)!!!

O processador funciona simplesmente gelado!! no máx 48º em Full LOAD!!

Compartilhar este post

Link para o post

A pasta eu sei que está aplicada corretamente, usei álcool isopropílico, cotonete, pasta aplicada no centro, etc.

Quanto a instalação do cooler eu ainda tenho dúvidas, porém o que eu estranho é que o processador já estava atingindo 60ºC em Idle antes mesmo de eu mexer nele, por isso não tenho certeza se está mal instalado. Fora que o cooler box da Intel é uma ***** pra manusear.

Mas enfim, vou levar o Hyper 212X juntamente com o Sickleflow, vou comprar os dois na mesma loja e pagar um frete só, o Akasa não tem na mesma loja.

Compartilhar este post

Link para o post

@BossK o macete do cooler box é que os pinos precisam estar da mesma altura da aba (na parte de trás da placa-mãe).

Se o pino estiver mais baixo, é porque não encaixou totalmente, mas é um sistema muito precário. Se tiver condições de comprar o Hyper 212X, não vai se arrepender.

pushpins.png

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Acabei de remontar o PC inteirinho (sim, inteirinho), o cooler box tá com um dos pinos quebrados, essa é razão de não estar refrigerando direito.

Eu estava instalando certo, só não tinha visto um dos pinos quebrados mesmo.

Dei uma arrumada nos cabos, limpei toda a poeira e deixei meu gabinete num local mais arejado. Temperatura em Idle tá 50ºC agora que acabei de ligar o computador, vejamos daqui um tempo...

@Arthur Melo Gostei, vou de Sickleflow pelo custo/benefício.

Editado por BossK

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Pois é, vou ver se compro ainda hoje. O problema é o quanto vai demorar pra chegar...
Enfim, vou levar o Hyper 212X juntamente com o Sickleflow, como não ligo pra ruído não me importo dele ser só 3pin.

Pra dar uma "enfeitada" no gabinete eu tava vendo um Akasa Vegas, vale a pena pagar R$ 40 reais nesses LEDs? Isso seria pra pegar só mais pra frente, pois depois desses coolers vou ficar sem grana kkkkk

Enfim, agradeço a ajuda de vocês!

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, BossK disse:

Pra dar uma "enfeitada" no gabinete eu tava vendo um Akasa Vegas

Cara, eu nunca usei, então fica difícil opinar. Mas a Akasa é uma boa marca.

Compartilhar este post

Link para o post

@BossK Só cuidado com q quantidade de pasta que você vai usar. Muita pasta térmica faz o processador super aquecer.

Compartilhar este post

Link para o post

@megadets Tranquilo, não utilizo muito não, só aplico um pouco no centro e deixo com que a pressão do cooler espalhe.

Enfim povo, chegou o Hyper 212X e inclusive já o instalei, não realizei nenhum teste direito mas até onde eu vi não tá passando dos 55ºC em full load. Em idle tá se mantendo entre os 30 e 35ºC. Obrigado a todos pela ajuda!

Editado por BossK

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais