Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estação de solda


Posts recomendados

Olá, sou novo no forum, é a primeira vez que posto aqui. Venho pedir aos moderadores e demais membros paciência, pois tive dificuldade em colocar o tópico na área correta (acabei colocando "fontes" pois eletrônica não havia a área respectiva) e que mova o tópico se necessário a área correta.

 

Bom galera, vi um video no youtube ensinando a fazer uma "estação de solda caseira" usando um dimmer de luz. O ferro de solda que tenho é um hikari de 50w. No video era o esquema do dimmer ligado a uma tomada comum, alimentado por um plug ordinário. E a potencia se regulava pelo dimmer como um termostato. Gostaria se alguém sabe se eu posso usar um dimmer de velocidade de ventilador ou de temperatura de chuveiro, ou ainda algum potenciometro? Gostaria tambem de montar um led indicando que a tomada esta energizada. Claro que devo usar resistores, mas na tomada é corrente ac, e não tem polaridade correto? Devo usar o resistor no positivo do led, ou dois resistores um em cada perninha? Pensei em dividir a potencia do ferro pela tensão (110v), e ver quantos volts equivale cada watt. Sendo:

20w (44v), 30w (66v), 40w (88v) e 50w (110v) esta correto? Regulando a potência do dimmer com um multimetro. Gostaria de umas dicas, estou inicando no mundo da eletrônica, e acho algo beeeem complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Veronezi Sposito

Um dimmer de luz, de ventilador e de chuveiro são todos a mesma coisa e serve sim para regular a temperatura do soldador. Não use só o potenciômetro, ele não aguenta.

13 horas atrás, Gustavo Veronezi Sposito disse:

Pensei em dividir a potencia do ferro pela tensão (110v), e ver quantos volts equivale cada watt. Sendo:

20w (44v), 30w (66v), 40w (88v) e 50w (110v) esta correto?

Não se apegue muito a isso, pois abaixo de 75V (se me lembro bem) o soldador se mantém quente porém não derrete solda, mas pode usar como referencia sim.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/12/2016 às 15:00, cesardelta1 disse:

@Gustavo Veronezi Sposito

Um dimmer de luz, de ventilador e de chuveiro são todos a mesma coisa e serve sim para regular a temperatura do soldador. Não use só o potenciômetro, ele não aguenta.

Não se apegue muito a isso, pois abaixo de 75V (se me lembro bem) o soldador se mantém quente porém não derrete solda, mas pode usar como referencia sim.

 

Obrigado pelas informações amigo, levarei isso em consideração na hora de montar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...