Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montagem Sistema Refrigeração


Posts recomendados

Olá a todos,

 

Essa é a minha primeira vez no fórum (já estava lendo alguns tópicos similares antes de fazer o registro), e possuo uma série de problemas no meu computador. Dentre eles, o superaquecimento é um dos piores, senão o pior. Conforme vocês podem ver na simples descrição do meu hardware, tenho um fx 8120 que NUNCA troquei o cooler de fábrica, além de possuir apenas um exaustor traseiro vagabundo. Não tinha consciência na época de que era essa "torradeira" toda. Resultado disso é que nem 3 anos e meio tendo esse computador já perdi minha Radeon 7850, 1 HD de 1 tera e uma MOBO de igual modelo da atual.

 

Bem, o que quero fazer?

 

Comprar 3 fans Akasa Viper:

 

- Um de ventilador frontal do gabinete;

- O segundo substituindo o exaustor traseiro;

- O terceiro, de exaustor superior.

 

Além disso, comprar um air cooler de bom custo-benefício, mas meu dilema é: Tô entre o T4 ou o 212x, mas não sei se cabem na minha MOBO e no meu gabinete.

 

O meu gabinete é esse aqui:

 

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=30520&origem=52&gclid=CMCq3d_T39ACFYgIkQodG0kOgw

 

Eu quero comprar as fans aqui:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-792334065-cooler-fan-de-gabinete-120mm-akasa-viper-akfn059-pwm-_JM?source=gps

 

Tenho um orçamento de 370 reais (incluindo a mão-de-obra do técnico), pois realmente tenho medo de ficar mexendo no meu computador, inclusive, já quase quebrei meu processador quando fui tentar botar uma vez a pasta térmica (tenebroso, rs).

 

Estou um pouco confuso, um pouco perdido, tenho essas ideias aí em cima, mas super aceito dicas, conselhos! Ah, também acho que irei precisar de um adaptador de 4 pinos, para aumentar o número de conexões, mas também não faço ideia qual preciso comprar!

 

Enfim, realmente preciso de ajuda, e já lhes agradeço por lerem o testamento.

 

Grato,

 

Ivan Braga.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ivan Braga 

1- comprar uma boa pasta térmica como a Mx-4 ou Gelid extreme.

2 - compraria o T4 pelo custo/beneficio

3 - Adaptador para cooler - AQUI

4 - eu compraria o pack da cooler master de 4 fans já que não vai usar o controle de rotação AQUI

5 - não precisa remover o processador para fazer a troca, de paste térmica ou trocar o cooler box.

Para melhor dissipação de calor e melhor fluxo de ar, deve manter a seguinte ordem nos fans.

Fans frontal = Jogando ar para dentro do gabinete.

Fans superior = jogando ar para fora do gabinete.

Fan traseiro = jogando ar para fora do gabinete.

Fan lateral = Jogando ar para dentro do gabinete

 

se precisar de ajuda só da um toque.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan cabral Beleza?

 

1 - Sabe aonde é melhor comprar alguma dessas pastas?

2 - Bom saber, a diferença de preço é de uns 70 reais, vai me ajudar bastante!

3 - Nossa, bem mais em conta, e é certo que vá funcionar, né? (agora que eu vi que esse é 3 pinos)

4 - Eu tava lendo sobre CFM aqui no fórum, por ser quase a metade, você acha que afetaria muito o desempenho da refrigeração? Mais potente que isso não seria necessário pra minha máquina então?

5 - Pois é! Kkkkk, eu que tirei de mau jeito e saiu tudo, kkkkk (tentarei afrouxar melhor da próxima vez)

 

Valeu cara!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701906130-pasta-termica-arctic-mx-4-4g-_JM 

2 - vai diminuir bastante a temperatura.

3 - um fan de 4 pinos pode ser colocando em um conector de 3 pinos e vice-versa, a unica diferença e que o de 4 pinos tem o controle de rotação e o de 3 pinos funciona sempre a 100% 12v 

4- não, até porque o fan que você ia comprar era de 4 pinos, que tem controle de rotação de acordo com a temperatura. 

Esses da cooler master ele funciona sempre em 100%(causa um pouco de barulho), já o da Akasa viper como você não iria controlar ele então não compensaria.

5- antes de tirar o cooler box faz um teste de stress com o prime95, ele da uma esquentada e amolece a pasta térmica, facilitando a remoção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bielzinhoou

 

Acho que tanto para o exaustor traseiro, quanto para o air cooler atual do processador não há nenhum cabo no caminho (a menos que você esteja dizendo para eu ficar esperto quando eu for botar as 4 fans)

adicionado 8 minutos depois

@Luan cabral

 

1 - Com a economizada que você me ajudou a fazer, dá pra comprar de boa;

2 - Que bom!

3 - Informação de utilidade pública rsrs;

4 - De fato, quero a 100%, sem essas customizações, rsrs;

5 - Irei baixar o software!

 

Obrigado mais uma vez cara e ao Biel também, pelo apontamento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...