Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Questões Didáticas sobre Programação de PIC


Posts recomendados

Olá pessoal, sou novo na área de microcontroladores, mas tenho uma atividade que preciso entregar sobre PIC 18, envolvendo principalmente programação em assembly e C.

O fato é que ultimamente eu ando tendo muita dificuldade, devido principalmente a didática das aulas.

Então venho aqui pedir auxílio a vocês, se possível. Caso alguém decida postar diretamente as respostas, eu agradeço imensamente, mas por ser meio que anti-ético da minha parte pedir tal coisa, se puderem me indicar links, vídeos, livros, qualquer material que ajude a resolver as questões, serei igualmente grato. Peço desculpas pelo incômodo e desde já agradeço. Deixarei as questões logo abaixo, assim como um arquivo em docx com o mesmo conteúdo.

 

Agradeço a atenção.

 

QUESTÕES

1 – Para que serve o pino de master clear  ?

 

2 – Durante a execução de um programa posso mudar a direção de um  pino ? Justifique.

 

3 – Observando o código abaixo, escreva o equivalente em assembly e explique o que faz este comando:

while(true)
{
 PORTC ^= 0x40;
 delay_ms(100);
}

 

4 – Com a sequência abaixo escreva o código em C:              

  movlw  0x46;
  subwf   PORTB,F;

 

5 – Uma variável foi declarada no banco 3, como contador   e seu valor deverá ser passado para o PORTD, faça a  sequência de comandos em assembly.

 

6 – Três chaves são colocadas no PORTB, seu estado deve ser  lido, escolha os endereços e configure como entrada apenas  os três bits em C.

 

7 – Caso as chaves nos endereços RA0 e RA1 estejam ambas em zero,  a saída RB5 vai para um, caso contrário vai para zero. Escreva  em C, os comandos.

 

8 – Quero verificar se o conteúdo da variável contador, do tipo byte,  é igual a      155 em decimal. Escreva as instruções em C.

 

9 – O PORTB e o PORTC foram batizados como entrada, tendo seus valores iniciais iguais a 0x35 e 0x47, responda:

     a ) PORTD = PORTB ^ PORTC;

     b ) PORTD = PORTB & PORTC;

     c ) PORTD = PORTB | PORTC;

     d ) PORTD = ~PORTB;

 

10- Qual é a necessidade de fazermos a inicialização de um LCD ?

 

 

 

Questões PIC.docx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Caro usuário,

 

Seja bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

No intuito de servir como fonte de pesquisa no caso de instituições de ensino, informamos que incorrer no resolvimento por completo de questões relacionadas a disciplinas escolares de cursos técnicos e faculdades podem ser revistas e removidas pela Equipe de Moderação do Clube do Hardware.

 

Para sanar dúvidas sobre esse tipo de problema, por gentileza, publique o passo a passo do desenvolvimento da questão, projeto, monografia ou conteúdo em dúvida para que possamos analisar se a sua resposta está certa ou não, ou para que possamos ajudá-lo com a sua dúvida no desenvolvimento do exercício.

 

Infelizmente, não temos como resolver seus trabalhos por você. O objetivo do Fórum do Clube do Hardware é auxiliar você a sanar suas dúvidas, e não de responde-las em seu lugar. Além disso, copiar e colar respostas que não são de sua autoria é considerado plágio, o que é ilegal.

 

Esperamos que compreenda.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, me desculpe e obrigado pelo aviso DIF.

Acontece que eu não sei como resolver essas questões, nem mesmo como dar o primeiro passo. Entendo com relação as respostas, foi um erro cogitar tal coisa. Mas tudo bem com relação a indicação de materiais para estudo? Já me ajudaria bastante, pois incrivelmente não estou conseguindo encontrar nada que ajude na internet.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@The_Fefa ,

 

Olha, falar que não consegue achar nada na Internet mostrou bem o seu interesse em aprender...  Digitei Apostila Pic no Google e apareceu quase uma centena de sites !!!

 

http://www.trajanocamargo.com.br/wp-content/uploads/2012/05/apostila_Microcontroladores_PIC16F84_PIC16F6288.pdf

 

http://mecatronicadegaragem.blogspot.com.br/2011/12/apostila-microcontroladores-pic.html

 

Bom, após te indicar estes links, não consigo deixar o resto passar em branco...

 

 

Meu jovem amigo,

 

Provávelmente esse seu curso já durou ou 6 meses ou um ano.

 

como é possível você não saber para que serve o pino de Master Clear ?

 

Se você não conhece nem o hardware básico de um PIC, como pretende entender as instruções em Assembly dele ?

 

Justificar que é a didática é tentar se convençer de que o problema é do professor, quando na verdade você nunca se interessou em pesquisar no Google, nem pegar um caderno de seu colega , nem nada !

 

Faça um favor para sí mesmo ou para os seus pais : desista desta matéria !

 

Gastar dinheiro sem aproveitar nem 5% do curso é uma baita besteira que você está fazendo

 

Me desculpe pela sinceridade, mas é melhor você ler isto agora e mudar sua vida, mudar suas atitudes, e procurar o que é o melhor para você.

 

Boa sorte.

 

Paulo

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gosto de nadar contra a corrente...

Uma outra vertente..

1- algo como 'limpador mestre'. Aperte o botão reset do seu pc e veja seu análogo

2-sim pode. p.ex. tem um capacitor sendo carregado no pino pra você medir o tempo de carga dele. No momento inicial o pino  tem direção saída e com nível zero. Pra iniciar a carga, direcione como entrada, va contando  e aguarde atingir nivel 1. Ver registro TRISx. ex. TRISB=0; TRISB0=1;while(!RB0) tempo++;

3-assembly não rola mas  o PORTC^=0x40 faz inverter apenas o bit 6 (RC6) pois 2 elevado a 6 = 64 = 0x40

4-a=PORTB-0x46.. (ou o contrário.. ja falei que assembly não róla)

5-assembly não rola. Compiladores atuais não precisa declarar o banco. PORTD=a++;

6-TRISB|=0b00000111; chave0=RB0;chave1=RB1;chave2=RB2;

7-if (!RA0 && !RA1) RB5=1;else RB5=0;

8-if (a++==155) led=1;else led=0;

9-a)72 b)5 c)77 d)0xca

10-lcd e a grande maioria dos periféricos semi-inteligentes nascem "semi-mortos" ou seja não sabem o que fazer ou seu valor default não condiz com sua (do seu circuito) realidade.  Portanto há de se prepará-lo pra a vida.

 

Talvez nem hoje, nem amanhã mas se algum dia você entender cada item , conferir que está certo, me provar e provar que gostou (ops!) eu te perdoo e deixo você continuar neste ramo.

Caso contrário, melhor seguir a útil carreira de comentarista de novela

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...