Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de linha reduz consumo?


Posts recomendados

A gente conseguir baixar a conta de luz substituindo lâmpadas comuns por econômicas, etc., faz sentido e funciona, mas como um filtro pode fazer isso como o alegado que diz baixar o consumo em 40 %????????

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-733128515-aparelho-economizar-energia-ate-40-de-reduco-trifasico-1-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, misterjohn disse:

A gente conseguir baixar a conta de luz substituindo lâmpadas comuns por econômicas, etc., faz sentido e funciona, mas como um filtro pode fazer isso como o alegado que diz baixar o consumo em 40 %????????

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-733128515-aparelho-economizar-energia-ate-40-de-reduco-trifasico-1-_JM

O @faller já testou um produto "milagroso" desse tipo aqui no fórum certo tempo atrás.

 

Tem que ser muito ingênuo para acreditar nisso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ilkyest é que alguns deles usam consumidores não residenciais como referência, como faculdades, condomínios, shoppings e neste caso um banco de capacitor por exemplo poderia ajudar na redução de consumo, pelo menos é que eu entendo desses sistemas que teimam em voltar com nomes diferentes, Ecoluz, Ecolight, Economicus, etc... tem alguns que até uniram 2 coisas que não funcionam direito o "miraculos redutor"+ MMN.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É só olhar nas contas de energia mostradas ali...  Nenhum consumo reativo foi cobrado em conta nenhuma, como deve ser para clientes residenciais. Note que o consumo cobrado é sempre o consumo ativo e esse não muda com ou sem a trapizomba. Desse modo cai por terra toda aquela balela do vídeo do cidadão.. Se não cobram consumo reativo não tem como baratear conta alguma pois a correção do fator de potência, que seria a ação da trapizomba dai não vai afetar em nada.

Isso dai só dá grana para quem vende....  Falcatrua total..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@faller VALEU

@dwatashi  neste sentido, entendeu?

 

Quando energia reativa for medida, isso 'poderá' ajudar... poderá.

 

Ainda.. @faller  existe cobrança por excesso de energia "capacitiva"? Digamos, eu já escutei tanta coisa em engenharia elétrica, tipo, que o contador "voltaria", giraria ao contrário, marcaria mais de 1.... enfim, mas nunca "topei" com algo assim

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, ilkyest disse:

Ainda.. @faller  existe cobrança por excesso de energia "capacitiva"? Digamos, eu já escutei tanta coisa em engenharia elétrica, tipo, que o contador "voltaria", giraria ao contrário, marcaria mais de 1.... enfim, mas nunca "topei" com algo assim

 

O que existe é uma compensação porca, uma correção errada do fator de potência.. Isso é dinâmico tanto que para controlar isso dai em uma indústria com muitos motores se faz necessário um CLP que dinamicamente faz essa correção em tempo real agregando e retirando bancos de capacitores..

 

Uma correção de fator de potência quando menor que 0,92 pode sim ajudar mas se mantida fixa pode tornar a corrente adiantada em relação a tensão gerando um fator de potência capacitivo, tão prejudicial quanto quando ele for indutivo..

 

Não se corrige fator de potência desse modo ai. Quando necessário (e em casa não é) se faz de modo mais sério que agregar alguns capacitores a rede, a moda Miguelão, prometendo economia de 40% em uma variável que sequer é medida e muito menos comercializada que é a energia reativa..

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@faller ok... mas em muitas regiões que morei, eu vi "essa correção porca" mesmo...

 

A questão é... num momento em que esses bancos de capacitores não fossem necessários. Pego exemplo de uma oficina de pintura. Se eles utilizarem mais equipamentos de aquecimento, que não tenham motor, e não usem motores, os bancos de capacitores estariam em desuso... imaginemos o cenário, ok?

 

Nesse momento, o medidor de KVARh poderia "voltar" ou mostrar uma leitura positiva? e dessa forma, ser cobrado por um erro na correção do FP?

 

Isso seria possível?

 

Eu revirei o RIC da RGE aqui no RS, grupo CPFL, mas eu não achei quanto a cobrança do que seria, digamos, energia capacitiva em excesso. Já escutei pessoas dizerem isso, mas nunca vi nem comi, só ouço falar.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, ilkyest disse:

Isso seria possível?

Desvio de fator de potência é prejudicial de qualquer modo. Tanto se ele atrasar a corrente quanto se ele adiantar a corrente com relação a tensão (fator de potência indutivo ou capacitivo). O medidor não vai nem tem porque dele conseguir rodar para trás em função do FP..

 

Ele poderia voltar para trás se gerasses energia particular eólica, hidráulica por exemplo, e a devolvesses para rede elétrica. Seria um modo de acertar a venda dessa energia para a concessionária, mas isso nada tem a ver com o fator de potência..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha formação profissional não me permitiria crer em tal fato, mas convém lembrar que meu curso de eletricista foi em 1974 e o técnico em 1977, portanto quem sabe "revogaram a lei da física" ou algum gênio descobriu alguma coisa diferente nesse fascinante mundo dos eletróns em movimento.

Pelo tamanho do meu apto, a empresa já trocou duas vezes de relógio porque eles devem entender que o consumo é desproporcional, mas nada mudou na minha conta, eu consegui diminuir o gasto primeiro porque a subida do quadro geral até o meu apto no 2º andar tem dois cabos grossos, além de ter vários circuitos; todas lâmpadas são econòmicas e oriento a todos a quando não estiver utilizando algo que desligue, a não ser que seja algo rápido, e olha que são 6 tvs, 5 ventiladores de teto, dois ar de 12.000 split inverter, 3 computadores, micro ondas e demais utensílios domésticos...não peço para não gastar e sim para fazer uma utilização sensata, dai o baixo consumo em relação ao imóvel, agora tem gente que deixa computador ligado, lâmpadas, etc.

Bem já que isso não adianta, vou colocar 3 garrafas PETs cheia de água em cima do relógio...:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, misterjohn disse:

Bem já que isso não adianta, vou colocar 3 garrafas PETs cheia de água em cima do relógio...:D

o que? eu aqui em casa tenho aproximadamente 15 pilhas tamanho D que eu ponho no sol para recarregar, daí eu uso nos rádios para não gastar luz ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...