Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

temperatura do FX 6300


Posts recomendados

Galera seguinte

meu FX 6300

Esta variando entre 37 ~ 45 ~ 55 Graus isso é normal ?

ai ontem ele deu 61 e eu fiquei meio preocupado

isso é problema no processador ?

ps placa-mãe GA 78LMT USB 3

E  a pasta térmica esta novinha

e também esta com os cooler limpo

 

APROVEITANDO O TOPICO*

uma duvida

devo colocar o cooler do gabinete aquele que fica na lateral do acrilico

jogando ar frio para dentro ?

ou tirando o ar quente ?

 

e aquele cooler que fica atrás ?

jogando ar frio ?

tirando ar quente ?

 

Obrigado desde já

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, gerson42 disse:

Galera seguinte

meu FX 6300

Esta variando entre 37 ~ 45 ~ 55 Graus isso é normal ?

ai ontem ele deu 61 e eu fiquei meio preocupado

isso é problema no processador ?

ps placa-mãe GA 78LMT USB 3

E  a pasta térmica esta novinha

e também esta com os cooler limpo

 

APROVEITANDO O TOPICO*

uma duvida

devo colocar o cooler do gabinete aquele que fica na lateral do acrilico

jogando ar frio para dentro ?

ou tirando o ar quente ?

 

e aquele cooler que fica atrás ?

jogando ar frio ?

tirando ar quente ?

 

Obrigado desde já

 

amigo se preocupe se fkar a partir de 70, tenho um com cooler box ficava nessa temperatura também, pra abaixar a temperatura dele so com coolers melhores bixim esquenta muito

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Matheus Vasconcelos disse:

amigo se preocupe se fkar a partir de 70, tenho um com cooler box ficava nessa temperatura também, pra abaixar a temperatura dele so com coolers melhores bixim esquenta muito

 

Po então posso ficar tranquilo ? ele n vai queimar nem nada ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Matheus Vasconcelos disse:

nessa temperatura nao, se subir mais que isso recomendo trocar o cooler box, pois nem pasta termica de prata ajudou kkkkk

 

Po valeu mano ♥ 

nunca passou disso nao, o maximo foi 61 ontem jogando Gears

 

2 minutos atrás, Luan cabral disse:

Fans frontal = Jogando Ar para dentro do gabinete.

Fans superior = jogando ar para fora do gabinete.

Fan traseiro = jogando ar para fora do gabinete.

Fan lateral = Jogando ar para dentro do gabinete

valeu também man

 

adicionado 0 minutos depois

@NascarBR o/ nois

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, gerson42 disse:

 

Po valeu mano ♥ 

nunca passou disso nao, o maximo foi 61 ontem jogando Gears

 

valeu também man

 

pode ficar de boa então, temperatura esta normal haha vai monitorando e fica experto em esses fx sao bem chegados a um calor brabo rsrsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normal. O cooler box tem um sentor (Thermistor) em uma posição "burra", o que faz o cooler girar até no máximo 3400 RPM (porque o ar que chega até o thermistor é frio). Mas é só fechar a tampa que ele gira a bem mais, já peguei o meu girando a 6600 RPM hehehehehe, parecia um secador de cabelo!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, gerson42 disse:

 

Po então posso ficar tranquilo ? ele n vai queimar nem nada ?

NÃO 

 

São as temps normal de trabalho, pois esse cooler BOX da AMD é terrível.... Te aconselho pegar um Air cooler de melhor qualidade, por exemplo: TX3 EVO ou T2 Blizzard. São razoavelmente baratos e bem melhores que o BOX da AMD!!

 

Fica atento, que o FX6300 tem um sistema de segurança que desliga o computador ao ele atingir os 79º graus!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, gerson42 disse:

Po então posso ficar tranquilo ? ele n vai queimar nem nada ?

 

Você só pode saber se usar o AMD Overdrive, um aplicativo da própria AMD. Os outros, tipo AIDA64, HWmonitor, SpeedFan, etc, são todos bugados com temperaturas irreais, muito altas, muito baixas, abaixo da temperatura ambiente e por aí vai.

 

Falta de suporte da AMD e falta de interesse do mercado (por falta de mercado) de correr atrás dos bugs. 

 

Mas não dá para ver as temperaturas com o AMD Overdrive, apenas a margem térmica. Se estiver acima de 0ºC, tudo bem. Se passar da margem, fica vermelho. Aí você precisa se preocupar. Mas é sempre bom ficar longe do 0ºC, tipo pelo menos uns 5ºC acima.

 

Abaixo tem a aba que você vê essa margem térmica. Os outros aplicativos citados acima só servem para ver os sensores da placa-mãe, tensão da fonte (nunca são confiáveis) e temperatura da placa de vídeo.

 

Instale aí e veja como fica.

 

AMD_Overdrive.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Vinicius Portz disse:

Fica atento, que o FX6300 tem um sistema de segurança que desliga o computador ao ele atingir os 69º graus!! 

Não, é muito mais que isso. Se eu fizer OC/OV e deixar o fan rodar só até 3400 TPM ele fica a 78º facinho, isso lendo pela temperatura correta (TMPIN2 no HWMONITOR). Ele se desliga a 80.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, AmarildoJr disse:

Mentira, é muito mais que isso. Se eu deixar o fan rodar só até 3400 TPM ele fica a 78º facinho, isso lendo pela temperatura correta (TMPIN2 no HWMONITOR). Ele se desliga a 80.

Corringindo............. era 79º e não 69º .. valeu pelo TOQ!!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Vinicius Portz disse:

Corringindo............. era 79º e não 69º .. valeu pelo TOQ!!!!

 

Despilhe, cara, ele está vendo a temperatura por apps bugados. Ele não tem como saber o valor que a temperatura está. Os 80ºC dele são provavelmente 90ºC, já que esses programas frequentemente erram a temperatura em 10ºC.

 

A temperatura máxima do FX-6300 para 24/7 é de 70,50ºC. Ele provavelmente deve começar o throttling aos 80ºC e desligar acima de 90ºC. Suposição, porque ninguém realmente sabe e ninguém tem como confirmar as temperaturas a menos que você use o AMD Overdrive - que não indica valores reais, mas a margem térmica, por sinal.

 

Não faria o menor sentido o processador ter uma margem de 71ºC para uso 24/7 e desligar 9ºC acima disso, concorda? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá normal, se você usa o cooler box então... HAHAHA

Eu comprei um cooler pra ele, pois percebi que o coolerbox dele fazia muito barulho, pra pouco resfriamento, esquentava muito. Também coloquei 2 cooler na tampa lateral jogando ar para dentro, 1 frontal, jogando ar para dentro, e 1 cooler traseiro, jogando todo ar para fora. Deu uma boa amenizada, é raro esquentar muito, a não ser que jogue algo muito pesado, e esteja um dia muito quente rs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Despilhe, cara, ele está vendo a temperatura por apps bugados. Ele não tem como saber o valor que a temperatura está. Os 80ºC dele são provavelmente 90ºC, já que esses programas frequentemente erram a temperatura em 10ºC.

 

A temperatura máxima do FX-6300 para 24/7 é de 70,50ºC. Ele provavelmente deve começar o throttling aos 80ºC e desligar acima de 90ºC. Suposição, porque ninguém realmente sabe e ninguém tem como confirmar as temperaturas a menos que você use o AMD Overdrive - que não indica valores reais, mas a margem térmica, por sinal.

 

Não faria o menor sentido o processador ter uma margem de 71ºC para uso 24/7 e desligar 9ºC acima disso, concorda? 

 

 Concordo!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Contiusa disse:

Despilhe, cara, ele está vendo a temperatura por apps bugados. Ele não tem como saber o valor que a temperatura está. Os 80ºC dele são provavelmente 90ºC, já que esses programas frequentemente erram a temperatura em 10ºC.

 

A temperatura máxima do FX-6300 para 24/7 é de 70,50ºC. Ele provavelmente deve começar o throttling aos 80ºC e desligar acima de 90ºC. Suposição, porque ninguém realmente sabe e ninguém tem como confirmar as temperaturas a menos que você use o AMD Overdrive - que não indica valores reais, mas a margem térmica, por sinal.

 

Não faria o menor sentido o processador ter uma margem de 71ºC para uso 24/7 e desligar 9ºC acima disso, concorda? 

Isso se você confia no Overdrive. Ele nem consegue ler o vcore direito (dá mais de 0.1V a mais), quem dirá a temperatura que é toda bugada.

O Overdrive também é bugado na temperatura, pois quando meu processador estava a 6ºC nos outros programas, ele dizia que estava a 64ºC de margem do TCTL. E quando estava a 70ºC nos progrmas, estava a 0ºC no OverDrive. Então eles usam a mesma leitura bugada (e não a que vou comentar abaixo).

 

Mas o que eu pude notar é que o "temp2" no programa "sensors" no Linux faz mais sentido do que os programas que pegam a leitura comum e que também é usada pelo OverDrive. Por exemplo, agora a temperatura normal lida (que também seria usada no OverDrive, mas como "margem") está a 22.6C (-47.4C no Overdrive), enquanto a "temp2" no Linux está a 39C. Isso no meu quarto que tá fechado e tá morno. Qual você acha que está correta? Encostando na parte de trás do PCB da placa-mãe dá pra sentir que está morno, o que não faria sentido se estivesse a 22C.

E quando sobe o uso, sobe essa temperatura, e pelo que pude sentir está mais correta do que a temperatura usada pelo Overdrive e pelos outros programas, especialmente com valores mais baixos.

 

Essa "temp2" no Linux é a "temp1" no HWMonitor (é o mesmo valor), ou "motherboard" no AIDA64.

 

Eu aposto minha 270X que essa temperatura é muito próxima ou 100% correta com a realidade do processador. Quem quiser apostar é só trazer um termômetro a laser e a gente mede e grava um video com os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr pois é, você usa o aplicativo que melhor lhe convier, mas você já é famoso por defender temperaturas abaixo do ambiente (uma impossibilidade física). E o que você falou não faz o maior sentido - a CPU desligar 9ºC acima do recomendado.

 

Eu já disse a você algumas vezes que a sua CPU está em risco se você continuar usando esses aplicativos para se basear, especialmente porque, se não me falha a memória, você usa o cooler box e as suas temperaturas sempre me pareceram "quentes". Mas pode continuar usando e batendo nos 90ºC e desligando. Mas você sabe do risco que está correndo.

 

Vcore, tensão da fonte e esses valores podem estar bugados em qualquer aplicativo, especialmente quando o usuário não sabe analisar e comparar aplicativos.

 

O AMD Overdrive continua sendo "o único" aplicativo para fazer qualquer análise de temperatura nos FX, a menos que o usuário seja experiente e corra atrás dos valores corretos - tanto com o fabricante da placa-mãe como com a própria AMD.

 

Eu fico aqui brincando, mas você deixar a sua CPU bater nos aparentemente 90ºC e desligar não é legal. Veja isso porque os chips da AMD são mais sensíveis ao calor do que os da Intel.

 

Boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Contiusa  O overdrive se assemelha muito em detecção ao HWinfo64. Eu abandonei o overdrive porque eu preciso no tray, e o speedfan não detecta no meu caso. Já não fazia no 6300, e o 8320E só "aperfeiçoou a técnica"

 

Quanto aos 90 graus, eu sempre soube que o 83XX iria a 72 e os 6xxx iria aos 62. O meu processador, ao chegar em 76 desliga o pc... e anteriormente o FX6300 desligava em 67.

 

Quem usa linux é ainda pior. No arch, por exemplo, dá 20 graus de diferença, mesmo em overclock.; O fintek, que é o "watchdog" do 8320E é bem bugado em idle no linux, em over melhora, mas ainda assim....

 

Estou dando minha experiência. Eu confio no overdrive e no HWinfo, porque os outros não conseguem ler o sensor pelo menos na minha mobo, infelizmente, mas no HWinfo por causa do tray........ e só o sensor do processador, isso que não dá pra entender.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, ilkyest disse:

@ContiusaQuanto aos 90 graus, eu sempre soube que o 83XX iria a 72 e os 6xxx iria aos 62.

 

Não, é o inverso.

 

FX-6300 é 70,50ºC e o FX-8350 é 61ºC. Tem que confirmar o do FX-8350 porque o site da AMD está fora do ar. Isso são informações que se acha no site oficial da AMD, não são rumores. Acho que a regra geral é 71ºC para os FX de 95W e 61ºC para os FX de 125W.

 

Como você está usando o HWiNFO64 para ver as temperaturas, esses seus 76ºC podem muito bem ser 86-90ºC.

 

Ele não poderia desligar 5ºC acima do recomendado de fábrica para 24/7. Antes de desligar você ainda passa pelo throttling, etc. A menos que o seu sistema esteja com problemas, aí você pode ter BOSDs com o chip mais quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, ilkyest disse:

@Contiusa o 8320E, desconheço o 8350

 

Sim, exatamente, porque o 8320E é uma CPU de 95W. A temperatura recomendada no site da AMD para o FX-8320E é de 70,50ºC, igual ao do FX-6300.

 

O site voltou. O FX-8350 é 61ºC mesmo. Outro dia eu passei por todos eles e acho que a regra geral é 71ºC para os chips de 95W e 61ºC para os chips de 125W.

adicionado 1 minuto depois
9 minutos atrás, ilkyest disse:

maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas, não me disseram até que Vcore pode chegar, kkkkkkk

 

Haha, eu acho, não me cite nisto (:lol:), que é de 1.45v até 1.5v. Eu lembro que é bem mais do que os Intel, mas não sei o limite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Contiusa  cara... dei um tiro no escuro então...  e acertei, porque o FX 6300 era esquentadinho....e agora sem a bomba auxiliar eu seguro a 62 graus ele em over de 4.4.

 

ai cara.. que peso que saiu.

http://products.amd.com/pt-br/compare?prod1=141&type1=CPU&prod2=102&type2=CPU&prod3=&type3=&prod4=&type4=&prod5=&type5=

 

Tá ali as temps, comparando os dois... ratificando o @Contiusa

 

@gerson42  tente ver a temp no windows, reinicie, e logo entre na BIOS, e veja por lá..... admita algo de 10% de diferença, e veja qual dos programas que é o mais próximo.

 

Mas de pronta mão te digo, os sensores dos AMDs não são confiáveis em sistema operacional. Linux então, nem se fala.... sempre fique de olho.

 

Em idle então, vixi.

 

Em últimos casos, experimente fazer um duto, que "entregue" o ar mais frio do ambiente diretamente em cima do fan do coolerbox. E ponha mais outro fan, no lado do coolerbox, tocando ar para fora. Eu quando usava o 965BE eu tinha dois dutos, um que tocava para fora (para trás) e outro que trazia de fora...

 

Eu tinha estes

sku_9994_1.jpgtocando para fora

 

e tocando "pro cooler"

08-8250.jpg

 

Se tu tens alguém que trabalhe com pcs da positivo, esses aí tem aos montes

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest @Contiusa @ilkyest @AmarildoJr @Vinicius Portz @Kelvin182 @Matheus Vasconcelos

Obrigado a todos pela ajuda.

então eu utilizo esse ''Piriform Speccy''

e as vezes utilizo o '' MSI AfterBurn''

e também agora estou utilizando o ''AMD Overdrive'' como vocês indicaram

Abaixo esta o print com os 3 programas 

 

 

1.png

2.png

3.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...