Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe GA-78LMT-USB3 com FX 8300 / 8320E / 6300: perda de desempenho?


Posts recomendados

Olá pessoal, estou com uma dúvida. Eu tenho uma placa-mãe: Placa-Mãe GIGABYTE p/ AMD AM3+ mATX GA-78LMT-USB3

 

Li algumas reviews e comentários sobre, mas elas me deixaram confuso em alguns pontos.

 

Tem quem fala que com a FX 6300 ela roda melhor já que ela exige menos da placa-mãe. Outros que a 8300 e 8320e por terem um TDP de 95W roda de boa nela, mas que não vai aproveitar todo o processador. Eu fiquei bem confuso sobre qual o melhor para a placa-mãe. Queria deixar um pc "bom" para jogos, então não vejo necessidade de OC. É um pc "quebra-galho". Qual é melhor para a placa-mãe?

 

Nota: A diferença de preço entre Fx 6300 - 8300 e 8320e é bem pequena, portanto todas cabem no orçamento atual para a placa-mãe atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
5 minutos atrás, Rodrigo Giulio disse:

@Jasiel É que por hora eu não estava querendo trocar a placa-mãe...

Qualquer processador de TDP 95W funcionará normalmente nela, não arrisque um de 125W. Esse FX-8300 pode ser boa opção: http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=82070&origem=52&gclid=CPXTzPuG5dACFUOAkQode6sPrw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NascarBR Ele ainda está por esse preço, por isso a minha dúvida entre ele e o FX6300. Mas a confusão começou quando vi gente falando que essa placa-mãe não aproveita o que o 8300 oferece, enquanto a 6300 aproveita mais e tem quase o mesmo desempenho por isso.

 

A ideia é deixar o pc "bom" para jogos atuais (Um The Witcher no High). Eu estou cotando um novo pc e irei usar um INTEL. Esse estou apenas deixando "ok" porque irei dar ele futuramente, então apenas pretendo deixar o melhor possível com a placa-mãe atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 minuto atrás, Rodrigo Giulio disse:

@NascarBR Ele ainda está por esse preço, por isso a minha dúvida entre ele e o FX6300. Mas a confusão começou quando vi gente falando que essa placa-mãe não aproveita o que o 8300 oferece, enquanto a 6300 aproveita mais e tem quase o mesmo desempenho por isso.

 

A ideia é deixar o pc "bom" para jogos atuais (Um The Witcher no High). Eu estou cotando um novo pc e irei usar um INTEL. Esse estou apenas deixando "ok" porque irei dar ele futuramente, então apenas pretendo deixar o melhor possível com a placa-mãe atual.

O FX-8300 vai funcionar normalmente nela, se fosse o FX-8350 de 125W aí poderia ter dor de cabeça. Lembrando que 100% do desempenho de qualquer um deles não terá, isso só é alcançado com o chipset 970 pra cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 minuto atrás, Rodrigo Giulio disse:

@NascarBR Entendi. Atualmente eu tenho um Phenom II X4 850. A troca por algum dos processadores vai causar alguma melhora, ou já que não vou aproveitar 100 das FX eu deixo com o Phenom mesmo?

Quando pretende mudar de plataforma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Porque eu irei dar esse pc e queria que ele tivesse competência para rodar jogos atuais (SFV - TW3 - Watch Dogs 2) em gráficos alto, pelo menos. Ele é praticamente tudo "novo". Além da placa-mãe e duas memórias 4gb 1333, o processador é o Phenom II x4 850 e a placa de vídeo 750 ti 2gb.

adicionado 3 minutos depois

Fora que esse processador tem mais de 4 anos. Acho que já já ele morre de vez. Por isso a necessidade de trocar o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Entendi. É que como o processador ta meio velhinho, tava com medo de eu dar o pc e eventualmente ter que trocar o processador. Fora que acho que melhora o desempenho em jogos, não? Uma Phenom II X4 850 de 4-5 anos contra uma FX8300 nova. Sou meio leigo nisso, então não sei se influencia a idade de um processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Rodrigo Giulio Processador não tem "prazo de validade". 

 

Sobre melhorar o desempenho, pode-se dizer que não vai. O item mais importante em um computador para jogos é a placa de vídeo e seu processador atual já consegue extrair todo o desempenho dela.

 

Obs.: o FX-8300 foi lançado em dezembro de 2012.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Rodrigo Giulio disse:

@Math.Pi Entendi. É que como o processador ta meio velhinho, tava com medo de eu dar o pc e eventualmente ter que trocar o processador. Fora que acho que melhora o desempenho em jogos, não? Uma Phenom II X4 850 de 4-5 anos contra uma FX8300 nova. Sou meio leigo nisso, então não sei se influencia a idade de um processador.

O processador só tem necessidade de trocar quando começa a garagalar (travadas) e tipo cara se você não faz overclock cuida da pasta termica, o processador pode durar muito mais tempo... eu ja tive um pc que durou 9 anos só precisei trocar a placa de vídeo dele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Entendi. E sim, eu sei a data de lançamento. Eu disse nova no sentido de nunca ter sido usada. Mas entendi sim, obrigado pela informação. Não são jogos muito pesados, então se não melhora o desempenho então não vejo necessidade de trocar.

adicionado 1 minuto depois

@xMinato Certo, então vou ficar com o processador atual mesmo. Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...