Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por onde começar? programação e afins.


Posts recomendados

Olá galera do Clube do Hardware, acredito que vão poder me ajudar. Estou entrando na faculdade no curso de analise e desenvolvimento de sistemas na Unopar 1º período, porém, não sei nada de programação e etc. Gostaria de saber por onde devo começar? vejo algumas vagas de estagio onde pedem alunos do 1º período ai eu logo penso: Opa! vou dar uma olhada, ai diz que é preciso ter conhecimento em php, java, c++, c#, banco de dados, sql, python, backup, linux,  montagem e manutenção de micro e etc...e ai eu penso: Nossa!!! eu estou no 1º período e não sei nada disso. Será que estou muito atrasado? deveria fazer cursos técnicos antes de entrar na faculdade? fiz besteira em entrar na faculdade sem saber nada? por onde devo começar? que livros devo ler, que linguagem aprender? não sei por onde começar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Ely15 Olá, seja bem vindo em nosso Clube do Hardware.

Primeiramente começo dizendo que não fez besteira nenhuma!

Ninguém nasce sabendo! É possível fazer uma faculdade como ADS sem saber programar!

 

Deixe as pedras rolarem. O estágio pode pedir tudo isso, mas atente-se para ver se existe a palavra"desejável conhecimento" no anuncio. Isso quer dizer que é uma opção você saber tudo o que pedem!

Até porque nenhum estágio ou empresa pede que o usuário saiba todas estas linguagens e recursos para poder ingressar.

 

Primeiro, você precisa estar por dentro de sua grade curricular. No meu caso por exemplo sou formado em Análise e Desenvolvimento de sistemas. Meu curso teve foco em WEB. Claro que houve cadeiras que precisei estudar Java, Java orientada a objetos, Redes dentre outras matérias.

 

Especificamente o curso de ADS, visa capacitar o profissional para fazer análise de sistemas, e desenvolver sistemas além da gestão empresarial( sim geralmente se estuda isso além de legislação)

 

Não se preocupe em ter que estudar todas estas linguagens que mencionou.  Escolha aquela que você vai trabalhar no seu curso. Por experiência própria, o PHP é o mais desejado e estudado, pois o foco é bastante na WEB.

Por consequencia, você vai estudar em paralelo, o HTML, CSS, Jacascript(jQuery se possível) além do banco de dados.

 

Para deixar você mais tranquilo, eu tive colegas que no primeiro semestre de aula nem sabiam ligar um computador, tão menos mandar um simples e-mail. Mas no fim todos que foram persistentes, estudaram, passaram e se formaram! 

 

Boa sorte no seu curso. :thumbsup:

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeiro você deve compreender bem a lógica de programação. É uma linguagem abstrata que você usa para criar algoritmos e resolver problemas, com a base da lógica bem firme você parte para aprender a programar 

A lógica de programação seria como um projeto de uma casa e as linguagens as ferramentas que você usa para construí-la. Você primeiro projeta para depois construir, se você é um bom projetista não importa a ferramenta sempre conseguirá resolver os problemas.

Existem vários cursos online gratuitos que você pode fazer para adquirir noção:
http://www.inf.ufsc.br/~vania.bogorny/teaching/ine5231/Logica.pdf
http://www.rn.senai.br/index.php/cursos-gratuitos/logica-de-programacao
http://www.ev.org.br/Cursos/Lists/Cursos/CursosOnline.aspx?List=98e0d3db-98a8-470b-add0-1ca8f9acf05c&ID=57

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@grievous Quem faz um curso que tenha programação, certamente terá todo o material e ensino básico sobre Lógica de programação desde o início do curso!

Por isso não acho que seja necessário fazer um curso só sobre isso por fora...

Se é gratuito beleza, até pode fazer que vai dar uma base, mas nada melhor do que o bom e velho professor em sala de aula explicando e respondendo perguntas! :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@DiF É natural que tenha, mas ele disse que queria saber por onde começar e apenas dei minha opinião.

É melhor chegar em uma aula com algumas noções do que cair de paraquedas. Também é bom para aprender a ser autodidata, nem sempre teremos um bom professor para nos guiar. Hoje podemos assistir aulas de Stanford, Harvard ou MIT na comodidade de nossos quartos e só depende de você ter a força de vontade para aprender.

http://academicearth.org/

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...