Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pendrive Linux em notebook EFI


barsotti.br

Posts recomendados

Boa noite amigos,

 

Sou iniciante e não tenho um conhecimento muito profundo, por isso, por favor ignorem qualquer absurdo.

Estou com um Tablet Híbrido Multilaser M8W que vem com Windows 10 pre-instalado. Estou querendo dar boot por um pendrive com Lubuntu x64 instalado. Já testei o pendrive em outras máquinas com EFI e funcionou.
Já tentei todos os procedimentos e tutoriais.

As configurações aqui estão do seguinte modo (versão InsydeH20 Setup Utility Rev 5.0)

Secure Boot Status - Disable (já vem "Disable" de fábrica - e esta opção é travada para mudar - não entendi o porque disso, porque em tese, se o EFI está "Disable" ele perde o sentido - mas esse não é o foco agora)
Quick Boot - Disable
Add Boot Options - Last
obs - não tenho certeza, mas pelo que entendi é aqui que determino a ordem do boot. A descrição está assim: "Position in Boot Order for Shell, Network and Removables". As opções são: "First", "Last" e "Auto". Está setado como "Last" porque a última opção ("last") é "Removables". Mas eu já tentei com as 3 opções e não funcionou.
USB Boot - Enable
EFI Device Fisrt - Disable
obs - pelo que entendi, deixando essa opção como "Disable" é ativado o modo "Legacy" ("Determine EFI device fisrt or legacy device first. If enable, it is EFI device fisrt. If disable, it is Legacy device first")

Algumas observações:

- Na opção "Boot Manaer" não aparece o pendrive. Aparece apenas "Windows Boot Manager" e "Internal EFI Shell". Se eu escolho a opção "WIndows Boot Manager" sobe o Windows. Se eu escolho a opção "Internal EFI Shell" sobe alguma coisa em modo texto que não faço ideia do que seja.

- Na opção "Boot From File" ele lista as unidades de disco: Meu cartão SD, System e o pendrive.