Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Não possuo muito conhecimento sobre arduinos, mas estou querendo desenvolver um protótipo eletrônico para faculdade ano que vem.

Quero substituir os botões de um circuito para controla-los através de um arduindo via bluetooth.

É possível fazer isso, sem mexer no circuito, apenas substituindo os botões pela saida do arduino, ou algo do tipo?

Desde já, Agradeço!

Postado

@matheeus.oliveira ,

Bem-vindo ao Fórum, meu amigo.

Infelizmente, não tem como te responder, precisa ter o circuito para saber qual é o princípio de funcionamento do aparelho que usa esses botões.

É quase certeza de que tem de mexer sim no circuito, e até é possível que tenha de se usar pequenos relés acionados pelo Arduíno. Tudo depende do circuito utilizado.

Paulo

Postado

@aphawk,

Para ser mais claro, vou utilizar uma televisão e quero controlar os botões analógico dela.

Sabe algo que possa fazer para que o Arduíno ative esse botão?

Com os relés para acionar os botões.. alguma "gambiarra"? rsrs

Obrigado pela resposta!

Postado

@matheeus.oliveira ,

Esses botões funcionam como uma matriz de contatos, não dá para se fazer uma gambiarra simples.

Existem vários projetos onde o Arduíno faz o papel do controle remoto, o que é bem mais complicado e envolve muito conhecimento avançado para o seu atual estágio.

O que você pode fazer com o Arduíno de uma maneira bem simples é acionar um relé que substitui um determinado botão, sendo ligado em paralelo com esse botão, só que isso vai fazer ficar grande e custoso. Imagine por exemplo 8 relés para substituir 8 botões :

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710680859-modulo-rele-8-canais-5v-codigo-arduino-_JM

Paulo

Postado

@aphawk

Muito obrigado pelas informações, só para fechar aqui meu entendimento.

Eu consigo fazer o que estou querendo utilizando os reles?

Para substituir os 8 botões, consigo utilizando essa placa de 8 canais?

Vou pesquisar para saber quao custoso vai me custar isso kkk, mas para um projetinho para faculdade, acha valido o trabalho?

Valeu!!

Postado

@matheeus.oliveira ,

Sim, com certeza com essa plaquinha você consegue acionar 8 botões. Só falta a sua programação, claro !

Para um projeto de faculdade... bem depende de quê é a sua faculdade, e em que ano você está, e principalmente se isso tem a ver com a matéria ensinada durante o ano, concorda ?

Mas de qualquer maneira acho que é um excelente aprendizado para você, independente de ser um trabalho ou não, afinal é esse tipo de prática que aprofunda os seus conhecimentos, fazendo ser algo gravado em sua memória, que você vai usar daqui a 1,3,5 anos !

Muita gente hoje acha que os mais velhos só falam besteira, mas eu aprendi que só a leitura não fixa o conhecimento, o que fixa mesmo é a montagem de projetinhos, a prática, e enfrentar as dificuldades que surgem até a conclusão do seu projeto !

Fora a enorme satisfação pessoal quando você vê que conseguiu fazer aquilo que você se propôs, e isso vai te incentivar muito a continuar o caminho que você ainda terá pela sua frente !

Pesquise no ML outros fornecedores, eu só coloquei o link do primeiro que apareceu hehehe, mas sabe como é preço , leve em conta também o frete ok ?

Paulo

Postado

@aphawk

Muito obrigado mesmo pelas informações, foi meu primeiro post aqui, nao esperava uma resposta estão rapida!

Faço eng de computação e estou indo para o terceiro ano, 5 periodo, esse semestre vou mexer com arduino em digital, e vou levar o projeto adiante sim.

Mais uma vez, muito obrigado!!

Postado

@matheeus.oliveira ,

Opa meu amigo, quando vemos que existe um interesse real em aprender, sempre estamos dispostos a ajudar !

Acho que esse projeto é perfeito para o ponto do curso, não exige muito de eletrônica, e vai envolver uma programação de Arduíno.

Boa diversão hehehe !

Paulo

• Membro VIP
Postado

Primeiramente registre-se que o intuito é somar...

Ao invés de relés simulando o dedo no botão, uma alternativa seria

bluetooth---->mc--->led infra red--->TV

De fato é um projeto bem legal. Tanto é que recentemente comprei baratin na china uma caixinha assim

smartphone-->wi-fi--->caixinha preta (literalmente) ---> I.R ---> tv, e afins

O legal é que ela aprende qualquer controle

Se não somei.. tentei...

abç

• Curtir 1
Postado

@Isadora Ferraz ,

Sim, isso é bem mais legal !

Eu já fui por um caminho mais preguiçoso : comprei um controle remoto que aprende, copiando qualquer tipo de sinal de IR e posso alocar na tecla que eu quiser... é a idade chegando kkkkk !

Paulo

• Membro VIP
Postado
21 horas atrás, aphawk disse:

comprei um controle remoto que aprende

tamo junto. Comprei 3 da china. mas desta vez dancei: paguei tributos. mas mesmo assim ficou + barato do que no m.l.

Idade que nada. São acúmulos de juventude kk

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...