Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de FANs e temperatura


Posts recomendados

Olá pessoal. iniciante na área. Montei o meu primeiro PC e fiz a seguinte configuração de FANs. FAN traseira do WC(corsair H55) puxando ar para dentro(conforme orientação do fabricante), 2 FANs frontais também puxando ar para dentro e 2 FANs no topo como exautores, puxando ar para fora do PC. Conforme a imagem anexada. Hoje com 24ºC em Manaus(chuva o dia todo) meu processador só usando a internet teve mínima de 27ºC e máxima 50ºC.

  1.  Essa configuração de FAN tá boa? O que eu posso fazer para melhorar?
  2. Tenho mais um FAN para push/pull no radiador do WC. Alguém sabe a especificação dos parafusos? Ou onde comparar?

 

meu pc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Claudio Onix a Corsair devia estar de ressaca do Reveillon quando escreveu o manual. Para você ver, tem outros water coolers da Corsair com manual diferente. Bagunça total, o que não me surpreende.

 

Tem quem coloque para dentro, mas você precisa de um gabinete com uma refrigeração topo de linha para não atrapalhar a refrigeração da placa de vídeo e dos demais componentes. Se você estiver jogando, por exemplo, você vai ter a placa de vídeo e o radiador despejando ar quente no gabinete. Não é uma combinação muito legal.

 

Se o gabinete for bem ventilado, a diferença entre pegar o ar frio de fora e o ar um pouco mais quente de dentro é pequena, então você colocar o radiador como exaustor poupa os componentes do calor. Ou seja, é melhor trabalhar com a CPU 2ºC mais quente e resguardar o resto do micro do que trabalhar com a CPU 2ºC mais fria e jogar ar quente no resto do micro.

 

Colocar o radiador como intake seria mais ou menos colocar a CPU em um pedestal de rei e relegar aos vassalos (o resto do micro) as migalhas. Como você depende não só do rei como dos vassalos, não seria muito inteligente dar prioridade ao rei e não cuidar dos vassalos. Uma hora a casa cai :P

 

Mas tudo isso é muito subjetivo. Varia de gabinete, das peças que você tem, etc. Mas, de forma geral, a regra é colocar o radiador como exaustor.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu instalei meu H80i v2 também notei que o manual indicava pra usar ele com o ar soprando para dentro, o que ignorei.

 

Não se preocupe muito com a marcação de uma alta de 50º em idle, pois se você prestar atenção em um gráfico da temperatura verá que isso foi por um microsegundo. O meu fica desse jeito, entre 30º-35º, mas ele dá um salto pra 45º-50º e retorna pra 30º-35º, só que no programa fica registrado máxima de 50º, o que assusta quando você for checar.

 

Informa o resultado que você teve ao colocar o fan do radiador do WC como exaustor!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...