Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa laboratorio PIC 16 F877A


Posts recomendados

@joseca2 ,

 

É um chute :

 

O circuito oscilador está muito longe do soquete do CI. Fica muito crítico, normalmente os dois capacitores que vão aos pinos do cristal tem de estar bem próximos do CI, e o terra aonde juntam esses dois capacitores tem estar quase colado no CI.  Essa distância já permite as trilhas do oscilador terem indutância, e o oscilador fica com funcionamento muito crítico.

 

O certo seria colocar esses três componentes colados ao soquete ZIF, e com o terra dos capacitores indo direto ao digital GND do microcontrolador.

 

Experimente dessoldar eles e soldar por baixo direto no soquete ZIF e veja se funciona.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Paulo,é o que eu imaginei mas na hora de desenhar o layout da pci nem me atentei para esse detalhe,pois agora esta funcionando com o cristal de 4Mhz e os capacitores em baixo da placa,vou trocar pelo de 20 Mhz,deve funcionar.

Montei essa placa laboratorio para estudar as instruções da linguagem C ,deveria montar na protoboard,mas ja estava com essa vontade de montar a muito tempo e como o projeto no Proteus ja estava adiantado,quis terminar e ver os resultados.

Ohhh,placa difícil de fabricar,deu tudo errado na hora do preparo com a tinta fotosensivel,revelação,corrossão,um capeta....kkk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joseca2  Parabéns pela bela placa, ficou muito caprichada. Posta uma foto do lado das trilhas na região do cristal, mas antes faça o teste que o @aphawk sugeriu. Posta também o código que você usou tanto para os 4Mhz quanto para os 20Mhz. Além do teste do Paulo, tem também uma outra coisa que você pode fazer que é trocar seu cristal de 20 Mhz, esses cristais são muito críticos e eu já tive muitos problemas com eles, tem alguns que realmente não funcionam, não sei se é marca, tecnologia, ou outra coisa, só sei que substituindo resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Vinicius,segue anexo o lado da solda.

DSC01475.JPG

adicionado 6 minutos depois

#include <16f877a.h>
#fuses XT,NOWDT,NOPROTECT,NOLVP
#USE DELAY (CLOCK=4000000)

   void main(){
   int tabela[]={0b01111110,
   0b00001101,
   0b10110111,
   0b10011111,
   0b11001101,
   0b11011011,
   0b11111001,
   0b00001111,
   0b11111111,
   0b11001111};
   
   int i = 0;
   while (true){
   output_b(tabela);
   delay_ms(600);
   i++;
   
   if(i==10)
   i=0;
   }
   }
   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, joseca2 disse:

Ohhh,placa difícil de fabricar,deu tudo errado na hora do preparo com a tinta fotosensivel,revelação,corrossão,um capeta....kkk

 

Mas ficou excelente o seu projeto !

A blindagem da área de cobre na parte inferior também está muito boa.

 

Caso você pretenda alterar alguma coisa nela para acertar o posicionamento do oscilador, você poderia ousar um pouco mais :

 

- Incluir um soquete para conectar um ESP8266 e conversar via serial.

- Incluir um conector para um módulo sensor de pressão/temperatura BMP180

- Incluir um Max7219 e uma matriz de Leds

- Incluir um conector para comunicar com I2C externo, e uma dessas plaquinhas de conversão de nível de I2c de 5V - 3.3V,  e um regulador de tensão de 3.3 V para disponibilizar essa tensão a algum módulo externo. Um bloco de Jumper faria a selecão de sinais e de tensão de alimentação para I2C entre 5V e 3.3V.

 

São coisas baratas hoje em dia, mas diferenciam bastante essa sua placa laboratório das outras do mercado, e você poderia vender como um produto, inclusive nas escolas técnicas !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelo elogio Paulo,gostaria sim de poder comercializar e placa laboratorio,vou pensar em algo que seja viavel,pois tenho o projeto no Proteus,poderia tambem ser uma opção,ou vender como kit,acho um desafio,enfim vamos ver...

Aproveito a oportunidade para desejar aos colegas aqui do forum um feliz ano novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...