Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Janela Simples Win32 Compila mas não Executa


Gabe Grechuk

Posts recomendados

Olá!!

 

Venho estudando a api Win32 a algum tempo, porém, quando eu finamente consigo criar uma mísera janelinha... O compilador deixa passar,

porém, retorna a mensagem de error de criação da janela na função CreateWindowEx().

 

Código:

main.cpp

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
//                                                                            //
//  Arquivo: main.cpp                                                         //
//  Data: 27-12-2016  19:18                                                   //
//                                                                            //
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

/**
 *  Arquivos para incusão.
 */
#include "main.h"

/**
 * Namespaces utilizados.
 */
using namespace std;

/**
 *  Função principal da Win32.
 */
int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance,
                   HINSTANCE hPrevInstance,
                   LPSTR     lpCmdLine,
                   int       nCmdShow)
{
    // Variáveis da função.
    WNDCLASSEX wnd;       // Classe da janela.
    HWND       hWnd;      // Controlador da janela.
    MSG        msg;       // Estrtura de mensagens.

    // Iniciando a classe da janela.
    wnd.lpszClassName    = WND_CLASS_NAME;
    wnd.lpszMenuName     = WND_WINDOW_NAME;
    wnd.style            = WS_OVERLAPPEDWINDOW;
    wnd.cbSize           = sizeof(WNDCLASSEX);
    wnd.cbClsExtra       = 0;
    wnd.cbWndExtra       = 0;
    wnd.hInstance        = hInstance;
    wnd.lpfnWndProc      = WndProc;
    wnd.hIcon            = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION);
    wnd.hIconSm          = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION);
    wnd.hCursor          = LoadCursor(NULL, IDC_ARROW);
    wnd.hbrBackground    = (HBRUSH)(COLOR_WINDOW + 1);

    // Registrando a Classe.
    if(RegisterClassEx(&wnd))
    {
        MessageBox(NULL, "Error ao Registrar Classe da janela Principal", "Fatal Error", MB_ICONERROR | MB_OK);
        return 1;
    }

    // Criando a Janela.
    hWnd = CreateWindowEx(WS_EX_OVERLAPPEDWINDOW,
                          WND_CLASS_NAME,
                          WND_WINDOW_NAME,
                          WS_OVERLAPPEDWINDOW,
                          (GetSystemMetrics(SM_CXSCREEN) - WND_LARG) / 2,
                          (GetSystemMetrics(SM_CYSCREEN) - WND_ALTU) / 2,
                          WND_LARG,
                          WND_ALTU,
                          NULL,
                          NULL,
                          hInstance,
                          NULL);
    // Verificando a criação da janela.
    if(!hWnd)
    {
      MessageBox(NULL, "Error ao criar a janela.", "Fatal Error", MB_ICONERROR | MB_OK);
      return 1;
    }

    // Mostrando a janela.
    ShowWindow(hWnd, nCmdShow);

    // Atualizando a janela.
    UpdateWindow(hWnd);

    // Loop de Processamento de janela.
    while(GetMessage(&msg, NULL, 0, 0) > 0)
    {
        TranslateMessage(&msg);
        DispatchMessage(&msg);
    }

    return msg.wParam;
}

//============================================================================//
/**
 *  Função WndProc(); Para processamento de mensagens;
 */
 LRESULT CALLBACK WndProc(HWND hWnd,
                          UINT uMsg,
                          WPARAM wParam,
                          LPARAM lParam)
 {
    // Variáveis Locais.
    PAINTSTRUCT ps;
    HDC hDc;

    // Loop de processamento de mensagens.
    switch(uMsg)
    {
        /**
         *  Caso a Janela seja criada.
         */
        case WM_CREATE:
            MessageBox(NULL, "Olá Mundo!!!", "", MB_ICONINFORMATION | MB_OK);

            return 0;
        break;

        /**
         *  Caso a janela precise ser re-desenhada.
         */
        case WM_PAINT:
            BeginPaint(hWnd, &ps);
            EndPaint(hWnd, &ps);

            return 0;
        break;

        /**
         *  Caso cliquem em fechar.
         */
        case WM_CLOSE:
            DestroyWindow(hWnd);

            return 0;
        break;

        /**
         *  Acabando de vez com todo o pograma.
         */
        case WM_DESTROY:
            PostQuitMessage(WM_QUIT);

            return 0;
        break;

        default:
            return (DefWindowProc(hWnd, uMsg, wParam, lParam));
        break;
    }
 }

 

main.h:

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
//                                                                            //
//  Arquivo: main.h                                                           //
//  Data: 27-12-2016  19:18                                                   //
//                                                                            //
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

/**
 *  Arquivos para Inclusão.
 */
#include <windows.h>
#include <string>

/**
 *  Protótipos de funções.
 */
// Função para processamento de mensagens enviadas pelo windows.
 LRESULT CALLBACK WndProc(HWND, UINT, WPARAM, LPARAM);

/**
 * Definições.
 */
#define WND_CLASS_NAME  "Janelinha"    // Nome da Classe.
#define WND_WINDOW_NAME "Janelinha"    // Nome da janela.

#define WND_LARG        640               // Largura da janela.
#define WND_ALTU        420               // Altua da janela.

 

Por favor, quem manjar da Win32, me ajude!

 

desde já, agradeço! :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
//                                                                            //
//  Arquivo: main.cpp                                                         //
//  Data: 27-12-2016  19:18                                                   //
//                                                                            //
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

/**
 *  Arquivos para incusão.
 */
#include "main.h"

/**
 * Namespaces utilizados.
 */
using namespace std;

/**
 *  Função principal da Win32.
 */
int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance,
                   HINSTANCE hPrevInstance,
                   LPSTR     lpCmdLine,
                   int       nCmdShow)
{
    // Variáveis da função.
    WNDCLASSEX wnd;       // Classe da janela.
    HWND       hWnd;      // Controlador da janela.
    MSG        msg;       // Estrtura de mensagens.

    // Iniciando a classe da janela.
    wnd.lpszClassName    = WND_CLASS_NAME;
    wnd.lpszMenuName     = WND_WINDOW_NAME;
    wnd.style            = CS_HREDRAW | CS_VREDRAW;
    wnd.cbSize           = sizeof(WNDCLASSEX);
    wnd.cbClsExtra       = 0;
    wnd.cbWndExtra       = 0;
    wnd.hInstance        = hInstance;
    wnd.lpfnWndProc      = WndProc;
    wnd.hIcon            = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION);
    wnd.hIconSm          = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION);
    wnd.hCursor          = LoadCursor(NULL, IDC_ARROW);
    wnd.hbrBackground    = (HBRUSH)(COLOR_WINDOW + 1);

    // Registrando a Classe.
    if(!RegisterClassEx(&wnd))
    {
        MessageBox(NULL, "Error ao Registrar Classe da janela Principal", "Fatal Error", MB_ICONERROR | MB_OK);
        return 1;
    }

    // Criando a Janela.
    hWnd = CreateWindowEx(0,
                          WND_CLASS_NAME,
                          WND_WINDOW_NAME,
                          WS_EX_OVERLAPPEDWINDOW,
                          (GetSystemMetrics(SM_CXSCREEN) - WND_LARG) / 2,
                          (GetSystemMetrics(SM_CYSCREEN) - WND_ALTU) / 2,
                          WND_LARG,
                          WND_ALTU,
                          NULL,
                          NULL,
                          hInstance,
                          NULL);
    // Verificando a criação da janela.
    if(!hWnd)
    {
      MessageBox(NULL, "Error ao criar a janela.", "Fatal Error", MB_ICONERROR | MB_OK);
      return 1;
    }

    // Mostrando a janela.
    ShowWindow(hWnd, nCmdShow);

    // Atualizando a janela.
    UpdateWindow(hWnd);

    // Loop de Processamento de janela.
    while(GetMessage(&msg, NULL, 0, 0) > 0)
    {
        TranslateMessage(&msg);
        DispatchMessage(&msg);
    }

    return msg.wParam;
}

//============================================================================//
/**
 *  Função WndProc(); Para processamento de mensagens;
 */
 LRESULT CALLBACK WndProc(HWND hWnd,
                          UINT uMsg,
                          WPARAM wParam,
                          LPARAM lParam)
 {
    // Variáveis Locais.
    PAINTSTRUCT ps;
    HDC hDc;

    // Loop de processamento de mensagens.
    switch(uMsg)
    {
        /**
         *  Caso a Janela seja criada.
         */
        case WM_CREATE:
            MessageBox(NULL, "Olá Mundo!!!", "", MB_ICONINFORMATION | MB_OK);

            return 0;
        break;

        /**
         *  Caso a janela precise ser re-desenhada.
         */
        case WM_PAINT:
            BeginPaint(hWnd, &ps);
            EndPaint(hWnd, &ps);

            return 0;
        break;

        /**
         *  Caso cliquem em fechar.
         */
        case WM_CLOSE:
            DestroyWindow(hWnd);

            return 0;
        break;

        /**
         *  Acabando de vez com todo o pograma.
         */
        case WM_DESTROY:
            PostQuitMessage(WM_QUIT);

            return 0;
        break;

        default:
            return (DefWindowProc(hWnd, uMsg, wParam, lParam));
        break;
    }
 }

Agradeça a @olliver.soul

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehe.... Realmente funcionou!

 

Muito obrigado pessoal... e... só precisava daquele 0 ali na CreateWindowEx() que parava de da erro mesmo :v

 

Vou me atentar mais a essas coisas.

 

Ps: Desculpe a demora para responder. Eu estava muito enrolado com meu emprego nesses ultimos dias :v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...