Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
João Vitor Gomes

Chipset limita o desempenho do processador?

Recommended Posts

Galera tenho um fx 8300 em uma placa-mãe m5a78l-m/usb 3 e o meu processador não passa de 30% no desempenho, pesquisando o que poderia ser encontrei alguns posts em alguns foruns dizendo o chipset dessa placa-mãe limita o desempenho do processador, queria saber se isso é realmente verdade e se sim, tem como reverter isso ou terei que trocar de placa-mãe?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@João Vitor Gomes Sim, ele limita o desempenho, mas 30% é muito baixo, não é culpa só da placa-mãe,

Qual sua configuração completa?

Compartilhar este post

Link para o post

@João Vitor Gomes Aonde você viu esses 30% de uso? em jogos?

Compartilhar este post

Link para o post

@João Vitor Gomes cara essa placa-mãe pode estar limitando um pouco sim veja a GA-970A-UD3P ou a GA-970A-DS3P

Compartilhar este post

Link para o post

ss, no cs go, usei o riva tuner pra ver, as vezes o cpu1 bate 40%, mas os outros 7 não passam de 15% e no gerenciador de tarefas tmb n passa dos 30%, só da uns pico de 90% mas dura 1 segundo direito.

adicionado 1 minuto depois

@Gabriel POTUS já estou olhando outras, mas não sei o que fazer meu tempo de direito de arrependimento acabou e comprei a placa esse mês, não tenho nem ideia de como trocar ou pra quem vender.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@João Vitor Gomes lhe entendo

Olha quer uma dica fique com ela por enquanto e ano que vem se estiver a fim, venda esse kit e pegue um kit skylake ou até um Zen 

Compartilhar este post

Link para o post

@Gabriel POTUS eu pensei nisso, porém o problema é que não vou poder jogar nada, o pc vai servir apenas para tarefas diárias, montei o kit pra jogar e ia comprar a placa de vídeo agora em janeiro ou fevereiro pra poder ficar completo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@João Vitor Gomes à sim então primeiramente pegue a GPU e futuramente faça o upgrade da placa-mãe

Compartilhar este post

Link para o post

@João Vitor Gomes

Você tá usando o vídeo onboard?

Compartilhar este post

Link para o post

@João Vitor Gomes então o que não será usado é o vídeo onboard da placa-mãe. A função Chipset é bem diferente do que a função de uma GPU

Compartilhar este post

Link para o post

@João Vitor Gomes

O chipset SEMPRE será usado, independente do tipo de VGA que você use.. Só o vídeo integrado dele é que será desativado, usando uma VGA OFF..

Se tá usando a VGA onborad, não é ela o fator limitante?

Compartilhar este post

Link para o post

@João Vitor Gomes Basicamente esse Chipset não é feito para os processadores FX, eles fizeram uma gambiarra para faze-los funcionar, mas como sabemos funcionam limitando o processador...

Compartilhar este post

Link para o post

@João Vitor Gomes

Então, e se eu te disser que ele tá trabalhando a 30%, porque é o que precisa? Porque a VGA é fraca e não força ele muito?

O chipset, em si, NÃO limita a CPU.. O que se convencionou no Fórum é que essas placas mais antigas limitam as CPUs FX.. Em parte, isso é verdade, mas não é por causa do chipset, em si.. É por causa da construção delas mesmo, pois elas foram feitas pros Phenom.. Principalmente, no VRM delas, que é o circuito que alimenta a CPU.. Aí, coloca uma CPU de 8 núcleos, que exige energia, num sistema de alimentação mais simples.. Vai dar merd* mesmo...

Ligaram diretamente uma coisa na outra.. E não tem muito a ver...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@João Vitor Gomes você chegou a olhar as temperaturas?.. pode ser que o chipset está sobreaquecendo e se limitando.. e também o processador, (esse acho que não)...

no caso do chipset rodando o video nele, ele esquenta bastante. Ele tem ventoinha?...

pra saber a capacidade do processador tem que usar um programa de benchmark.. (mas olha as temps primeiro)...

Compartilhar este post

Link para o post

@João Vitor Gomes Calma ai fera, apesar de estar usando chipset "errado", usar 40% de CPU no CS:GO, não significa estar tento problemas de desempenho.

CS:GO em si, não usa nem 50% do meu FX-6300.

Compartilhar este post

Link para o post

@João Vitor Gomes  Processadores em games é algo "quase" secundário, o serviço bruto fica na VGA.

Por exemplo:

• 40% de CPU e 99% de VGA -> Não tem como usar mais processador pois a VGA atingiu o limite.
  • 50% de CPU e 50% de VGA-> O game é "leve" e/ou não está exigindo VGA(V-Sync).
  • 99% de CPU e 50% de VGA-> O CPU está o limite, e não está mandando "mais" calculos para a VGA, limitando ela.

Primeiro caso é o que mais ocorre.

O segundo é típico de games antigos, tipo rodar CS1.6 numa GTX1080.

O terceiro caso é frequente em games CPU-BOUND(Usa muito processador) e/ou Gráficos Integrados.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais