Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chipset limita o desempenho do processador?


Posts recomendados

Galera tenho um fx 8300 em uma placa-mãe m5a78l-m/usb 3 e o meu processador não passa de 30% no desempenho, pesquisando o que poderia ser encontrei alguns posts em alguns foruns dizendo o chipset dessa placa-mãe limita o desempenho do processador, queria saber se isso é realmente verdade e se sim, tem como reverter isso ou terei que trocar de placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ss, no cs go, usei o riva tuner pra ver, as vezes o cpu1 bate 40%, mas os outros 7 não passam de 15% e no gerenciador de tarefas tmb n passa dos 30%, só da uns pico de 90% mas dura 1 segundo direito.

adicionado 1 minuto depois

@Gabriel POTUS já estou olhando outras, mas não sei o que fazer meu tempo de direito de arrependimento acabou e comprei a placa esse mês, não tenho nem ideia de como trocar ou pra quem vender.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Vitor Gomes

 

Então, e se eu te disser que ele tá trabalhando a 30%, porque é o que precisa? Porque a VGA é fraca e não força ele muito?

 

O chipset, em si, NÃO limita a CPU.. O que se convencionou no Fórum é que essas placas mais antigas limitam as CPUs FX.. Em parte, isso é verdade, mas não é por causa do chipset, em si.. É por causa da construção delas mesmo, pois elas foram feitas pros Phenom.. Principalmente, no VRM delas, que é o circuito que alimenta a CPU.. Aí, coloca uma CPU de 8 núcleos, que exige energia, num sistema de alimentação mais simples.. Vai dar merd* mesmo...

 

Ligaram diretamente uma coisa na outra.. E não tem muito a ver...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Vitor Gomes você chegou a olhar as temperaturas?.. pode ser que o chipset está sobreaquecendo e se limitando.. e também o processador, (esse acho que não)...

 

no caso do chipset rodando o video nele, ele esquenta bastante. Ele tem ventoinha?...

 

pra saber a capacidade do processador tem que usar um programa de benchmark.. (mas olha as temps primeiro)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Vitor Gomes  Processadores em games é algo "quase" secundário, o serviço bruto fica na VGA.

Por exemplo:

  • 40% de CPU e 99% de VGA -> Não tem como usar mais processador pois a VGA atingiu o limite.
  • 50% de CPU e 50% de VGA-> O game é "leve" e/ou não está exigindo VGA(V-Sync).
  • 99% de CPU e 50% de VGA-> O CPU está o limite, e não está mandando "mais" calculos para a VGA, limitando ela.

Primeiro caso é o que mais ocorre.

O segundo é típico de games antigos, tipo rodar CS1.6 numa GTX1080.

O terceiro caso é frequente em games CPU-BOUND(Usa muito processador) e/ou Gráficos Integrados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...