Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
OmniPublicidade

Fonte ou Placa-mãe?

Recommended Posts

Olá a todos os amigos colaboradores do forum!

 

Tenho há 13 anos esta configuração:

Placa-mãe Intel D915GEVL

Processador P4 3.4 (Prescott)

2GB memória Kingston

Placa gráfica Nvidia GT240

Fonte Seventeam ST420BKV-03F (420 Watts)

 

Tenho um hd com o Ubuntu e outro com Windows, faço recuperação de dados em Hds para mim, família e amigos.

 

Sempre troco os dois HDs dependendo da finalidade do uso.

 

Esta placa-mãe já tem uns 7 anos de uso já foi comprada de segunda mão, pois eu tinha outra igual e deu problema, fui a uma daquelas assistências que fazem manutenção de placas-mãe e comprei outra idêntica. Há uns 4 anos, mais ou menos, um dos slots de memória deu problema e a máquina só ligava com apenas um pente de 1GB. OK, segui usando desta maneira. Tempos depois a placa de vídeo onboard dava vídeo apenas quando queria... Comprei esta Nvidia que tenho até hoje. Há pouco tempo a LAN  deixou de funcionar, testei tudo o que podia: troquei todos os cabos, conexões, modems, firmware, drivers e nada (no Ubuntu e no Windows). Desliguei a máquina por umas semanas e quando voltei a ligar, voltou a funcionar a LAN.

 

Fui fazer uma recuperação de dados com dois HDs ligados nas entradas SATA, como sempre.

 

A máquina desligou e eu voltei a ligar, achando que era algum bug, como sempre... De teimoso, religuei 3 vezes. Um dos HDs esquentou tanto que derreteu o conector SATA da placa lógica do HD. Por hora, perdi o HD, procuro esta placa lógica até hoje.

 

Aconteceu semana passada que eu fui utilizar outros 2 Hds nas SATAs com um terceiro conectado na USB. Começou a subir um cheiro de queimado e desliguei imediatamente.

 

Concluí o problema deveria ser a minha placa-mãe. Comprei outra idêntica que encontrei nova. (coisa raríssima)

 

Quando chegou e eu desmontei a máquina, notei que o plugue P4, 12V da fonte estava com uma das 4 entradas, levemente queimada. Certamente por conta do aquecimento excessivo.

 

Na opinião de vocês é a placa-mãe que já tinha componentes usados e desgastados ou a fonte que está com problemas?

 

Posso ligar todos os componentes sem a alimentação 12V? (deixar de conectar o plugue P4 na MB)

 

Amanhã tentarei encontrar alguém que tenha um multímetro para medir a fonte.

 

Quais os parâmetros máximos e mínimos para os valores?

 

Desculpem o post longo, precisava relatar tudo detalhadamente para entenderem o histórico da situação.

 

Agradeço desde já a ajuda de todos,

 

Muito obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×