Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Cidade_do_Lag

Perguntas sobre o meu processador FX 8320E

Recommended Posts

MINHA SITUAÇÃO:

Tenho um FX 8320E e dependendo do que eu estou fazendo no PC, já atingi a temperatura de 76 graus (não é um problema no processador, nem no computador, é que eu faço muita edição de vídeos, renderizo em resoluções altas de 60 a 144 FPS e animações e jogo muito os jogos atuais (2015-2017)) tudo em stock a 100% de uso normalmente, tenho uma placa GTX 1080 e não tenho como comprar outro processador, porque os sockets são diferentes e precisarei mudar de placa-mãe (e por causa disso, terei que comprar novas memorias RAM DDR4, pois a que eu tenho são 16GB DDR3) e talvez até outra fonte para aguentar tudo isso (tenho uma de 600W), por isso vou deixar esse processador mesmo mas pretendo fazer overclock, porque ele está causando muito gargalo no placa de vídeo, que é BEM superior.

 

O SISTEMA QUE QUERO MEXER:

Placa-mãe M5A78L-M/USB3

Processador FX 8320E

Memória 16GB HyperX Fury DDR3

Gabinete da Sentey (não sei o modelo)

Placa de vídeo Asus GTX 1080 ROG Strix (LED)

2 x HDD Seagate Barracuda 7200 RPM 1TB cada

 

DÚVIDAS:

1 - Vale a pena comprar um novo processador? Queria comprar um i7 6700K, ainda está abaixo da placa, mas é MUITO melhor do que o meu atual, já vi muitos testes, mas ele, além de ser caro demais para mim comprar ainda tem o problema do socket (o meu atual é AM3+ e esse i7 é LGA 1151) e terei que trocar tudo, assim vai encarecer ainda mais do que eu já não posso pagar.  Existe algum processador AM3+ que tenha desempenho igual ou superior que o i7 6700K (pode ser de no máximo 140W, por causa da placa-mãe), de preferência que o preço seja mais barato também :(? OBS. Não pretendo fazer overclock por enquanto se eu for trocar.

 

2 - Para o caso de não houver um processador como o que eu citei acima e eu for manter o mesmo processador, qual water cooler de no máximo 250 reais vocês me recomendam, visto que não quero ter muito gasto, mas pretendo subir o clock o máximo possível? Existe um outro water cooler ou até mesmo um air cooler com desempenho superior ao Seidon 120v v3 que seja mais barato que ele (achei ele por R$282, mas na kabum está por R$239)?

 

3 - E para o caso de haver algum processador como o que eu citei acima, o cooler box dá conta da temperatura? Se não, qual cooler (água ou ar) devo comprar, seguindo a mesma lógica do menor custo/desempenho possível do cooler? Lembrando que se eu for trocar minha CPU, não farei overclock por enquanto (eu prefiro o i7 6700k do que o 6700 porque se futuramente ele ficar muito obsoleto, aí sim eu farei o overclock, sem contar que a diferença de preço de um para o outro não é tão significante se eu pesquisar os melhores preços nas lojas.

 

4 - Se eu mantiver esse processador no meu PC, qual pasta térmica vocês me recomendam? Eu me preocupo bastante com a temperatura do processador, quero estender sua vida útil até conseguir comprar um novo (por alguns anos), quero uma pasta térmica que funcione muito bem com meu hardware e o meu novo cooler e dure muito, mas não aquelas de 40 reais por cada 2 gramas. Quais são as melhores marcas de pasta térmica, elas são confiáveis?

 

5 - Já vi alguns modelos de water cooler caseiros na internet, eles são tão eficientes quanto os coolers que eu perguntei acima? Vale a pena isso (o preço dos materiais + o risco de vazamento de água nas peças + o tempo gasto com isso)?

 

6 - Vocês poderiam me indicar um site em que eu possa simplesmente selecionar as peças do computador e saber se todos os componentes são compatíveis entre si, se o conjunto terá algum tipo de gargalo, se a fonte aguenta manter os componentes, se o processador suporta a memória ram, se a os sockets encaixam e etc..?

 

7 - Se você s estivessem em uma situação parecida, o que vocês fariam para sair dessa?

 

ESCLARECIMENTOS FINAIS:

Sim, acho que deu para perceber, o maior problema é o dinheiro, não tem como fazer nada em relação à isso, pois eu não tenho nada sobrando, mas eu não posso ficar parado enquanto eu queimo meu processador aos poucos, se continuar assim, só vai durar por apenas mais alguns meses ou menos, e quando acontecer, o problema financeiro estará pior e eu não poderei pagar por um novo, sem falar no tempo que me custará esperar pelas peças e depois montar, um computador sem um processador não funciona.

Por favor alguém pode me ajudar com isso? Não sei nem se minha dúvida está na categoria certa, sou novo aqui no Clube do Hardware e minha dúvida não é tão específica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Cidade_do_Lag Pelo que eu sei essa sua placa-mãe não faz OC, recomendo você partir para Skylake...

 

I7 6700 + B150M + 16Gb DDR4

Spoiler

( Considerando que você não irá fazer OC )

Spoiler

( se o orçamento estiver apertado você pode pegar um I5 6500 )

 

Qual sua fonte? se for de qualidade não precisará muda-la...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Não há AMD semelhante, no momento, aos Core i7..

 

2 - OC ficaria limitado pela sua placa-mãe.. Veja o H60..

 

4 - A MX-4 é uma boa..

 

5 - Com grana curta? Really?

 

7 - Em nem teria comprado a GTX 1080, pra começar.. Mas, eu não sei o que você joga, nem como joga..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha fonte é uma Akasa Viper 600W, é de ótima qualidade., Jasiel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Cidade_do_Lag Nunca vi essa fonte...

 

Mas se tiver grana indico você ir para um I7...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×