Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bem pessoal, há uns três dias atrás venho tendo este problema; toda vez que eu abro algum jogo, algo acontece para que a minha placa de video deixe de funcionar.

O problema vem de várias maneiras, as vezes o monitor simplesmente fica preto, as vezes vermelho ou azul e as vezes até um marrom bem claro. (eu não sei se a cor realmente é relevante pra resolução do erro, mas achei que seria útil comentar). O video funciona perfeitamente enquanto uso o PC para tarefas simples, mas ao abrir algum jogo que requira um uso maior da placa, esse problema acontece. Notei que em jogos mais leves, como Team Fortress 2, isso nunca acontecia, enquanto que em qualquer outro jogo que eu testasse (War Thunder, CS:GO e BF4) não demorava muito pra a tela ficar preta e eu ser forçado a reiniciar o computador.

O sistema não trava completamente, se eu estiver com algum video sendo reproduzido no background, ainda dá pra pausá-lo e tudo mais, de fato, dá pra fazer qualquer coisa no PC, apenas o video é que para de funcionar.

Eu acho que o problema pode estar relacionado ao sobreaquecimento, já que ele só ocorre quando eu abro processos que necessitam de um maior poder de processamento por parte da placa de video e caso não tenha ficado claro, esse erro não ocorre sempre, as vezes consigo ficar um bom tempo jogando sem que ele aconteça. Normalmente eu consigo iniciar os jogos, mas quando eu minimizo eles pra fazer alguma outra coisa no computador e logo depois volto, o problema acontece.

Já instalei drivers mais antigos da placa de video, já que tinha colocado os mais recentes há pouco tempo e achei que eles eram a causa do problema, mas não deu certo.

Já limpei os contatos da placa com uma borracha, mas não resolveu.

Não creio que a fonte seja a causa do problema, mesmo sendo genérica e com a possibilidade de não entregar todo o poder que diz na caixa, o valor real estimado seria mais do que o suficiente pra suprir as necessidades o sistema.

Venho aqui pedir a ajuda de vocês, já que várias mentes pensam melhor do que uma só, desde já agradeço.

*Specs do PC:

Processador: i3 2120 3.30GHz

Placa de video: Zogis GTX 750 1Gb

placa-mãe: Q67H2-AM

Fonte: Solid 600W

Memórias: 8Gb RAM e 500Gb de HD*

Postado

é um defeito na memória da placa,ou alimentação,nem eu tenho certeza,tenho uma placa com o mesmo problema e consegui fazer ela ficar utilizável fazendo undervolt,diminuindo a tensão e o clock,no meu caso não era aquecimento,mas quando havia um certo patamar que ela dava tela cinza,roxa etc e o pc travava e não tinha o que fazer,no seu caso que ainda é possível utilizar não sei se é o mesmo defeito e se a minha tática funcionará,teste com o MSI afterburner,destrave o controle de tensão(core voltage unlock) e diminua ela e o clock da GPU e vá testando,mas a placa tem defeito sim,a sua fonte,o que é solid 600W,com certeza solid não se refere a qualidade,isso é um lixão disfarçado,melhor trocar pois ela que pode ter danificado sua GTX por ruído ou tensões ruins.

Postado

Obrigado pelas dicas amigo, eu diminui o core clock e o memory clock em alguns hertz, desbloqueei a modificação manual da tensão, mas ela já tem como valor padrão o 0. Em videos que eu vi sobre underclocking, todas as placas apareciam com um valor muito maior no core voltage, dando assim a opção de diminuir a tensão. Sabe como fazer com que apareça o valor real que minha placa está consumindo? Obrigado.

Screenshot_1.jpg

Postado

tem outras opções alí no msi na parte de voltage unlocking,que diz "reference design" aí você testa outras opções,achoq ue extended msi deve deixar você mudar o valor para negativo,com uma 650ti eu conseguia dimunuir até -100mV,mas está ajudando o underclock com o problema de perder o sinal?undervolt vai fazer um impacto bem maior que um underclock.

Postado

Testei o PC na onboard e o problema não aconteceu, o que confirma que a VGA é a culpada, mas ainda não sei o que exatamente foi a razão primordial do problema, se foi a fonte ou o tempo de uso (a placa é usada a mais de dois anos, com limpezas constantes).

Eu rodei um teste com o CPU-M que fez com que o mesmo erro voltasse a acontecer, mas infelizmente não consegui ver exatamente em que instância ele ocorreu.

Trocar de fonte pra uma mais confiável infelizmente não é uma opção. A loja local, como uma boa loja pequena, vende tudo a preços absurdos e eu também não tenho conhecimento para montar qualquer coisa que seja mais complicada do que plugar um PCI. 

Reparar a placa de vídeo já é caro o suficiente; comprar uma fonte nova e pagar alguém pra montar é completamente fora de questão.

Postado

então ficarás usando o pc com um possível culpado do problema,no meu caso aconteceu um problema quase igual mas a fonte é de boa qualidade,mas com uma peça dessas,segundo o fabricante deve entregar 500W,nunca se sabe,se tivesse pedido conselho para fonte decente aqui no forum talvez não estaria com este problema.

nunca ouvi falar deste cpu-m,o seu problema é na placa GTX 750,undervolt e underclock foi o que resolveu no meu caso.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...