Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia Senhores,

Atendi um chamado de cliente para manutenção em uma esteira industrial. O equipamento é um dosador. Recebe massa numa cuba com duas roscas sem fim. Numa cuba superior tem o recheio, embaixo tem o cortador. Na seqüência do processo, o produto cai na esteira e segue para a segunda parte.

O problema:

Essa máquina foi fabricada na Argentina. Para movimentar a esteira, usaram um motor de limpador de para-brisas que queimou por falta de manutenção nos rolamentos da esteira. Não há etiquetas que informe os dados do motor elétrico. A marca é Bosch, mas ao cruzar o número de referência, não apareceu nada no catálogo que seja parecido. Por imagem, achamos um motor do 608 da Mercedes, que é comum em vários modelos da marca. Só que é 12 V. Na máquina, o motor usado é de (provavelmente) 24 V. O esquema elétrico desta parte é feito por um trafo de 220 V para 26 V com uma ponte de diodo para retificar de AC para DC.

 

O que eu fiz:

Comprei o motor 12 V (não tem na região de 24 V), comprei uma fonte ATX e refiz essa parte do comando. Não funcionou. Fecha curto circuito entre a carcaça do motor e o suporte da máquina. A tensão entre a carcaça e a máquina é de 26 V. Deixei fora ligado por um tempo e esquentou muito, mesmo sem carga. Desfiz o esquema e acabei usando outro motor que estava desativado na mesma máquina (executava outra função).

O que deu errado? A tensão da fonte (já retificada, pois a saída é DC) não tem capacidade suficiente de manter o funcionamento? Porque do curto na carcaça? 

  • Membro VIP
Postado

Só uma análise melhor, de perto, para descobrir o por que dessa diferença de potencial da carcaça e o suporte da máquina. Com um pouco de imaginação você isola esse motor...

Não é comum mas pode ser que esse seu motor já presuma que um dos fios de alimentação dele seja sua carcaça e seja essa a razão do curto..

 

Tente alimentar o motor com uma tensão pouco mais baixa e veja se a perda de torque não chega a atrapalhar. Para baixar a tensão dois modos.

O mais simples, com um resistor de baixo valor ôhmico em série com o mesmo. Coisa de 0,5 ohms a 2 ohms (vai depender da demanda do motor e de quanto queres derrubar da tensão)... Podes até mesmo bobinar um resistor desses a partir de uma resistência de chuveiro, de preferência para 220 Volts, sobre um resistor de fio de 1 k x 5 Watts, por exemplo..

 

O que demanda uma busca é o uso de diodos em série (cada diodo perde 0,7 Volts) . Lojas de conserto de alternadores costumam ter comandos velhos, estragados, que dos 6 diodos que tem no bloco ainda tem dois ou três diodos bons. Esses diodos aguentam fácil 50 Amperes..

Ou buscar em loja de componentes eletrônicos algo assim: http://proesi.com.br/componentes-eletronicos-1/diodo/6a8-6a-800v-diodo-retificador.html

Ou assim: http://proesi.com.br/componentes-eletronicos-1/diodo/mr2535-l-35a-20v-diodo-supressor.html

 

 

Postado

Motores de Pára Brisa são aterrados pela carcaça mesmo, nos outros fios temos apenas controle de velocidade e o fim de curso interno (o que faz a palheta parar sempre embaixo).

Não é um bom negócio ligar cargas indutivas em Fontes de PC, pois os circuitos de proteção ficam meio malucos com os ruídos gerados pelos motores. Se possível use um transformador comum.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!