Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Eletronortico

Quais riscos em se alimentar equipamento 100-240VCA com 125VCC

Recommended Posts

Boas,

 

Trabalho em subestação de transmissão elétrica, entre outros, temos barramento de 125Vcc, com bancos de baterias, etc, para equipamentos essenciais.

 

Notei que existem roteadores e monitores instalados há pelo menos 4 anos aqui, e que estão sendo alimentados em 125Vcc, quando saem de fábrica com INPUT previsto de 100-240Vca. 

 

Pergunto:

Qual a explicação técnica para eles funcionarem? E quais os perigos em se fazer este tipo de ligação?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é que estas fontes convertem a entrada alternada em corrente CC para depois chavear, quando alimentadas com corrente CC a tensão já vem "pronta"..

 

sobre os riscos não posso dizer.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
47 minutos atrás, Eletronortico disse:

Qual a explicação técnica para eles funcionarem?

A grande maioria desses aparelhos já funcionam com Corrente contínua mesmo, pois tem uma ponte de diodos e um capacitor que convertem CA em CC.

 

49 minutos atrás, Eletronortico disse:

E quais os perigos em se fazer este tipo de ligação?

Dependendo do tipo nenhum perigo, o único problema é que a tensão mínima de 100VCA quando convertida para VCC se torna 140VCC, pois nesse caso se usa o valor de pico total.

E você está alimentando com apenas 125VCC, ou seja, 15V a menos.

 

Aparelhos com chaves de mudança de tensão do tipo 110/220V nunca funcionarão com essa tensão, pois muitos deles têm dobradores de tensão ou transformadores que não funcionam em CC.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Contudo uma tensão alternada de 110Vac, depois de retificada e filtrada com capacitores eletrolíticos, dá 155V DC. 

 

Uma tensão de 125V DC é equivalente a uma tensão de 88Vac. Se você retificar e filtrar com capacitores eletrolíticos uma tensão de 88Vac, a tensão final DC fica em 125V DC.

 

Fica claro que os componentes estão expostos a uma corrente maior que o normal, pois a tensão é de certa forma baixa. 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A especificação da alimentação denominada de Full Range é 100-240 +- 10%

10% a menor em 100 Volts significa operar ainda em 90 Volts que se retificado resulta em um pico de 90 x 1,4142 = 127 Volts DC de pico.. Se ele tiver de operar em 125 Volts, na ponta do lápis, vai estar operando com uma queda de 1,5% o que é perfeitamente aceitável.. Ademais, fontes modernas operam bem até mesmo abaixo dos 90 Volts AC como se pode comprovar ai, numa experiência que eu mesmo fiz, assim caseiramente: Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU      

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×