Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estalos saída de aúdio


Posts recomendados

  • Coordenador

É normal, muitas vezes as bordas do falante começam a rasgar e a bobina do falante raspa no núcleo, levando a queima dele...

adicionado 1 minuto depois

Quanto aos estalos, preste bem atenção se é em um canal ou nos dois, ai fica mais fácil de seguir os circuitos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu não manjo muito de eletronica, eu fiz eletrotécnica, e tive somente noções de eletronica, só montei uma fonte regulável e um amplificador nada complexo. Eu não saberia seguir circuito pra saber o defeito. Mas pensei nas 2 coisas citadas acima, ou seja: capacitor, ou o próprio stk, ou tda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok! Uma verificação rápida nos capacitores, seria verificar se existe algum "estufado" ou com a capa plástica "encolhida", se visivelmente não tiver nenhum, precisaria de capacímetro para testa-lo um a um fora do circuito.

Um outro procedimento é limpar todos os potenciômetro com um limpa contatos...

Os CIs de saída podem provocar isso! Mas, como caro que são, eles são os últimos a serem verificados!....

adicionado 1 minuto depois

De qualquer forma, vale a pena você leva-lo a uma oficina e mandar verificar isso para você!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto aos canais, eu só posso verificar, desplugando as caixas , pois não tenho o balance. Posso verificar os capacitores, pelo menos visualmente, pois não tenho um capacímetro. Quanto a potenciometros, o som não tem, o volume por exemplo é um botão, que não gira,  o que aumenta o volume é um pequeno giro horário , um leve toque e o contrário no sentido anti horário. Eu nunca tinha visto um controle de volume assim, deve ser exclusivo da gradiente. Ele tem um pequeno equalizador de 3 bandas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu experimentei durante um tempo um canal apenas, e não deu estalo, agora vou experimentar outro. você tinha falado do alto falante, e do motivo de ter queimado. Ele não tem nada o que você mencionou, ele não tá com o papelão estourado, e a bobina tá totalmente livre, bem centrado, não sinto ela raspando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Olha, agora tá com um problema maior. Eu não posso deixar ligado por muito tempo, mesmo deixando em standby, pois o processador do system para de funcionar. Todos os botões param de funcionar e fica sem nada no display, fica aceso , mas sem número de sintonia de rádio ou função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu desmontei a placa, e to querendo substituir os capacitores de alimentação. No primeiro momento, esses eu considero o que mais se desgastam com o tempo. Já outros componentes, acredito que ou funcionam ou não funcionam. No caso eu to querendo identificar o regulador de tensão. Tem 2 cis, que talvez sejam, pelo número de pernas reduzido. São: A6393D e o outro SDA 4558E. Eu não tenho certeza, e gostaria de uma ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

OK, os únicos reguladores que esse som tem são os transistor T501 (2SB1013) e o T801 (BC558), esse fica no painel, o primeiro regula os 7V e o segundo os 5V para o processador.

Eu sugiro trocar o capacitor de filtro principal da fonte C501 (4700uF/25V), e se os ruídos persistir, lave os potenciômetros dele com limpa contatos...

Não descarte defeito no próprio amplificador IC501 (TDA7374).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, foi de grande ajuda! Eu vou comprar esse capacitor e o regulador de tensão do processador. A chance de ser um deles ou de ser os 2 é muito grande. Após isso vou observar se os estalos continuam, caso afirmativo vou trocar o TDA. Após a troca dos 2 primeiros componentes volto pra falar do resultado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu de novo pra falar do resultado: troquei somente 3 capacitores, o de alimentação principal, de 4700 uf e 2 que estavam ligados no processador. Um deles observei que estava estufado, muito provavelmente era nele que estava o problema. Liguei e esta funcionando normal até agora, já tem 2 h e 20 minutos e os controles estão normais, de função, power, volume e sintonia de rádio e o display continua marcando o número de sintonia e mostrando a função do system. Eu tava ansioso pra consertar e fui comprar hoje os componentes. Fiquei surpreso com o preço baixo, o capacitor maior é 3,20 reais. Eu tava pensando até em levar num técnico. Ainda bem que eu arrisquei e eu mesmo consegui consertar, eu iria pagar com certeza mais do que eu paguei pelo system. Quanto aos estalos, quero ter certeza, vou ligar os 2 canais e ficar perto escutando. Se ainda persistir eu troco o TDA  e os capacitores ligados a ele. Observei no processador umas manchas brancas nas pernas dele, creio que seja bolor de umidade, mas não tenho certeza. Por enquanto vou deixar assim mesmo, caso tenha algum problema, vou lavar com alcool isopropilico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Beleza! É isso mesmo...

Se depois de 2 horas funcionando ele não apresentou os estalos, significa que você já "matou" o defeito!

Parabéns...

Quanto as manchas esbranquiçadas, você pode lavar o componente com álcool sem problema nenhum, esfregue com uma escova de dentes velha, se não remover tudo é porque é vestígio de pasta para solda, ai é inofensível...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, eu tava tão contente pensando que tinha resolvido de vez o problema do processador, só que não. Eu deixei o system ligado direto, e até 3 horas e meia ele tava normal, com todas as funções dos botões, só que quando eu voltei 4 h depois, o visor tinha apagado os números e as teclas inoperantes. Creio que não teve problema de eu ter comprado capacitores com voltagens maiores, acredito que isso não ia interferir no bom funcionamento. Quanto a mancha do processador, eu imaginei que fosse pasta de solda mesmo, pois o restante da placa não tem nenhum sinal de mancha, inclusive na segunda placa. De qualquer forma eu vou escovar com alcool mesmo, dar uma limpadinha. Eu tenho um plano B para o processador, que é trocar o regulador de tensão, mesmo achando difícil ser este o problema, pois esse tipo de componente, não funciona "mais ou menos", ou ele ta bom ou não!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim! Capacitores com tensões maiores que o original não atrapalham o funcionamento.

Uma outra coisa a ser feita ai é uma boa revisão nas soldas! Sua falha ai pode ser só um mau contato nelas, pois se não, ele não tinha ficado mais de 2 horas funcionando sem apresentar falhas!!!... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bcpetronzio, eu considerei isso, só não fiz a verificação, porque achei a qualidade das soldas boas, mas ainda vou examinar direito. Gostaria muito que o sr passasse o site onde conseguiu o esquema do meu system. Seria ótimo ver os circuitos. Tenho uma certa dificuldade em acompanhar as trilhas, fico confuso, olhando o esquema consigo ter uma noção mais clara. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...