Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estalos saída de aúdio


Posts recomendados

Obrigado por ter passado o site! Eu olhei o esquema e vi que a coisa é bem complexa. Pensei que o controle total era do processador, mas ele tá interligado a outros CIs. Vi que no CI LC 7535 está escrito "control". Será que ele é quem manda tensão de alimentação do processador? Tem 3 tensões diferentes: o de 7 V que alimenta os leds do VU, ode 5,5V e o de 3,8V e estes 2 estão interligados através de vários componentes. Eu ainda quero matar a charada, pois sei que depois de um aquecimento, a tensão de alimentação do processador cai, ou some. Será que o sr não pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, eu tinha mandado uma mensagem, mas parece que não foi. Vou mostrar a situação: antes eu ligava o aparelho e depois de uns 15 minutos funcionando ele perdia todos os controles. Hoje por exemplo, eu liguei mais de uma hora, e após isso deixei em standby, por cerca de 4 horas e meia e ainda tava bom. Quer dizer que a troca de capacitores, o principal de alimentação e os ligados diretamente ao processador, surtiu um efeito e positivo. A troca do transistor que o sr mencionou não alterou. Básicamente acontece o seguinte: o aparelho funciona e esquenta, apos isso, o processador perde a alimentação, dái, apagam os lumeros do display e todos os comandos dos botões. Eu vi no esquema que tem 3 voltagens, sendo que o de 7 V é o que alimenta os leds de VU. o de 5,5 e o de 3,8 estão interligados, mas eu não soube identificar  qual perna do processador é alimentado, para ele funcionar. O sr poderia me ajudar quanto a isso? Quero trocar o máximo de capacitores envonvidos nessa perna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

A outra tensão que tem que ter no Processador do painel é os 5V de stand-by, ela entra pino pino 26 através de um diodo 1N4148 (D801), No CI esta identificado como VDD.

A alimentação do painel não consegui identificar.

Um teste para saber se é o processador quem esta ruim é verificando a temperatura dele, se ele estiver esquentando muito, ele estará ruim...

Ele tem que trabalhar em temperatura ambiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa a dica, vou verificar a temperatura!

adicionado 11 minutos depois

Eu não vejo muito lógica, de que o problema seja do processador, mas vou fazer o teste, quando ele perder o controle. Vou estudar a perna que o sr indicou, e trocar os capacitores, a chance de eu encontrar o defeito aumentou, eu sinto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu tinha considerado a possibilidade de solda fria, e observei atentamente a placa. Não encontrei nenhuma, como falei as soldas são muito bem feitas, elas são perfeitas. Só achei  que as trilhas e ilhas de cobre são de uma espessura finíssima, tanto é que na desoldagem eu descolei 2 das ilhas, a solução foi fazer uma espécie de jump, para contornar o problema. Eu tenho um sugador de solda muito fraquinho, pretendo comprar um da AFR master, que a maioria dos profissionais consideram a melhor. Preciso também praticar muito a desoldagem, com sucatas de placas. Eu consigo soldar facilmente, mas na hora de desoldar acabei estragando as ilhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
23 horas atrás, Carlosst disse:

Olha eu tinha considerado a possibilidade de solda fria, e observei atentamente a placa. Não encontrei nenhuma, como falei as soldas são muito bem feitas, elas são perfeitas. Só achei  que as trilhas e ilhas de cobre são de uma espessura finíssima, tanto é que na desoldagem eu descolei 2 das ilhas, a solução foi fazer uma espécie de jump, para contornar o problema. Eu tenho um sugador de solda muito fraquinho, pretendo comprar um da AFR master, que a maioria dos profissionais consideram a melhor. Preciso também praticar muito a desoldagem, com sucatas de placas. Eu consigo soldar facilmente, mas na hora de desoldar acabei estragando as ilhas.

Sim, o uso de um ferro de solda muito forte também prejudica as trilhas na hora de remover as soldas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu ferro de solda é um pouco forte, 34 w. Olha, eu troquei mais um capacitor, que inclusive tava com a capacitância bem alterada, o nominal era de 47000 pF, mas ele tava com 35000 pF. Ele tava em paralelo com o outro capacitor que tava estufado e que com a troca, melhorou o system, mas isso não resolveu o problema. Eu medi as 2 situações, a voltagem de alimentação do processador. Quando ele tá normal e quando ele para de funcionar, as tensões não se alteram. Creio que pode ser mesmo defeito do processador, ele deve ta quase que pifando. Eu procurei um no mercado livre, mas não tinha igual, caso ele pife, eu to na roça, vai ser muito difícil a reposição, ainda mais por que ele é da própria Gradiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é  , amigo, aqui , eu moro próximo  a famosa Santa Ifigênia, centro da eletronica e informática, mas mesmo assim, é meio difícil, aparelho muito antigo, é meio complicado, ainda mais se o fabricante não existe mais. Eu achei o mesmo modelo no mercado livre, ele foi anunciado com defeito, e é vendido no estado, e não aceita devolução. Eu não vou comprar um aparelho inteiro pra pegar uma peça. Os restantes dos CIs que tem no system são todos fáceis de se encontrar, o único componente que me interessa mesmo é o processador. Outra coisa, eu fui atrás do controle remoto, numa loja que só tinha isso, tinha centenas de modelos, mas não tinha o da gradiente.Eu to pensando em fazer funcionar até ele queimar, e só depois eu vou procurar pra reposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Não, capacitores fracos não provocariam o desligamento do display sem que o processador estivesse muito quente!....

Se tiver contatos entre placas, (painel com placa lateral/amplificadora), experimente jogar um limpa contatos nos soquetes ou cabos flats dele....

Limpa-Contato-Eletrico-160-ml-ultralub-5

Como esse acima...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, tenho ótimas notícias, sinto que estou avançando! Eu não sei se a frase é do próprio Einstein, mas creio que sim. Ele disse: Não se pode querer ter um resultando diferente, se tentamos de um mesmo jeito sempre! Não exatamente nessas palavras, mas em essência, é isso. Pois bem, eu notei que eu testava sempre o processador de uma forma só, ou seja, eu deixava ele em Turner e esperava o resultado. Hoje eu deixei ligado durante 4 horas no rádio e resolvi mudar, deixando ele no Phono. Deixei mais 4 horas ligado, ou seja ficou 8 horas e o display continuou mostrando as letras e os controles funcionando perfeitamente. Antes  ele não passava de 4 horas e o processador parava de funcionar. Ou seja, o problema está no rádio e não no processador! Ufa!!!!! Vou fazer outros tipos de testes, como deixar ele direto em standby, pra ver se os comandos funcionam e também deixar em outras opções como tape deck e tocando fitas direto. Hoje deixei exclusivamente no Rádio e no Phono. Também quero fazer testes com o CD. Amanhã a noite vou postar novamente para falar dos novos testes!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz testes anteontem deixei a noite toda no standby e quando fui ligar ele tava nomal. Toquei uma fita por 2 horas e os controles pararam de funcionar. Ontem eu vi pelo esquema, que tinha 4 capacitores ligados ainda no processador e que eu não tinha trocado. Comprei e troquei. Não pude testar ontem, só ficou ligado 3 horas. Hoje eu to com o aparelho ligado 11 horas ininterruptamente, com rádio, tape deck e cd. Creio que tenha solucionado, tomara que tenha voltado ao normal. Todos os capacitores que troquei estavam com capacitância bem mudada. Como o aparelho é antigo, pode ser que apareça outros problemas. Na verdade seria bom trocar todos os capacitores, mas pelo menos eu troquei os principais. Graças a sua ajuda me orientando e me passando o site do esquema, pude identificar e trocar com precisão os capacitores. Ah, e os estalos pararam, É muito provavel que tenha sido por causa do processador. Mais pra frente vou abrir um novo tópico, pois tenho um outro system da Aiwa que tá meio doidão, o processador ta meio descontrolado, teve uma vez que ligou sozinho no meio da madrugada e tocou um cd, fora a bandeja do cd que abre sozinho, e os botões não funcionam direito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...