Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CLOCK speed da CPU está alterando sozinho (3.5ghz para 1.4ghz) durante jogos.


Posts recomendados

Boa tarde, senhores.

 

O problema é o seguinte: eu tenho um fx6300 de 3.5ghz, quando não estou jogando ou usando algum programa mais pesado, o clock speed fica por volta de ~1.4ghz em alguns núcleos e outros em 3.5ghz (sempre variando), imagino que seja normal para salvar energia e tudo mais, porém o problema vem quando eu estou usando o processador pra valer, onde ele deveria rodar a 3.5ghz e isso só acontece inicialmente pois após um tempo cai drasticamente para 1.4ghz em TODOS os núcleos, consequentemente começa a travar tudo, esse processo se repete varias vezes (volta pra 3.5 e depois cai de novo pra 1.4).

Cheguei a pensar que fosse a refrigeração do processador, pois realmente estava esquentando muito mas troquei o cooler e agora está numa temperatura ótima e continuo com o mesmo problema.

 

Desde já, Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ramon Luiz passe todos os detalhes de configuração da sua maquina (placa-mãe, cpu cooler, vga, fonte, gabinete, sistema operacional...).

Para medir a temperatura das cpus Amd, utilize somente o programa Amd Overdrive. Verifique com ele e post aqui os resultados.

Quais os jogos acobtecem isso?

Para acompanhar o desempenho da vga, cpu e memoria ram, use o Msi AfterBurner e poste o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ramon Luiz

Provavelmente deve ser a sua combinação placa-mãe/processador. 

O chipset da sua placa-mãe (760G) foi originalmente projetado para os processadores Athlon e Phenon da AMD. Com o lançamento dos processadores FX fizeram uma gambiarra para eles também serem suportados e essa gambiarra que causa alguns problemas como superaquecimento, baixo desempenho, resets, desligamentos, etc.

Você pode:
1 - Atualizar a bios para a versão mais recente

2 - Verificar as temperaturas da CPU, GPU e placa-mãe mas se não tiver sensor no VRM não tem como realmente saber se ele está quente ou não.
3 - Desativar o AMD Cool 'n Quiet na Bios.
4 - Desativar o Turbo Boost na Bios.

 

Vá testando e veja se nota alguma diferença. @grievous

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima @Zucchini @drcyberjr  Boa tarde, amigos!

 

Como podem ver, meu chipset não tem suporte para o overdrive.

713035ae9039943ad99093930e1e7a58.png

 

Segue abaixo o afterburner.

4ed0fad62f1a5095bb63d8dcbab92b63.png

 

 

Eu sempre usei o CPUID para medir a temperatura da cpu e etc.

23fc6b48124fd724c0f6018d45d882b3.png

 

placa-mãe: ASRock N68-S3 FX

Memória RAM: 4GB Kingston

Placa de video: GTX 550 Ti

Processador: fx6300 3.5ghz

HD: 500GB

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ramon Luiz como os demais colegas ja falaram, sua pl mae é muito problemática com cpus fx. A solucao é a troca dela. Mas voce tbem pode ter outros limitantes, como pouca memoria ram, uma fonte de baixa qualidade e uma vga fraca. então, dependendo do jogo que você esta tendo problema, alem da troca da mobo, precisará acrescentar mais 4gb de ram e trocar a vga. Qual a fonte de alimentação nesse pc??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@drcyberjr  Minha fonte é uma de 500W da wise, cooler do processador é um tx3 evo da coolermaster e windows 7 (esqueci de botar esses dados na informação anterior). Vou dar uma pesquisada nas placa mães então. Se puder me indicar alguma placa-mãe de bom custo/beneficio, ficarei muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu tenho o mesmo problema que o @Ramon Luiz, somente trocando a placa-mãe para sanar o problema? Eu fiz uma gambiarra de colocar o ventilador no gabinete, quando faço isso consigo utilizar o computador normalmente e nunca corta o clock.

A seguir, coloquei duas imagens, a primeira com as temperaturas do PC em idle e depois após um stress test de 55 segundos, até cortar o clock da CPU. A segunda imagem é quando estava jogando e assim que deu queda de FPS tirei a print.

Temperatura.png

TemperaturaLoL.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wilian Toillier eu acredito que a melhor opcao seria trocar por uma mobo com chipset 970 ou superior. Existe a possibilidade de placas com chip 760g e dissipadores de calor nos mosfets de alimentacao da cpu, servirem. Mas a diferenca de preco é pequena entre elas, nao valendo a dor de cabeca. Inclusive, alguns usuarios que tem placas 760g sem dissipadores nos mosfets, colocaram dissipadores para resolver este problema de aquecimento:

 

 

adicionado 11 minutos depois

@Ramon Luiz se possivel, troque a mobo e tbem a sua fonte. Ela pode causar problemas, mesmo com uma mobo mais adequada. Dependendo do jogo que voce tem problemas, precisara acrescentar mais ram e uma vga mais forte. 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria @RS Faria @Flávio Santana Lima Boa tarde! Pelo jeito o problema é realmente a placa-mãe, porém assim como o nosso amigo @Wilian Toillier destacou, quando é colocado o ventilador no gabinete, realmente dá uma segurada a mais. Será que se eu comprar um gabinete maior ou alguns itens pra melhorar a refrigeração, não dá conta??  

 

@Flávio Santana Lima Alterei as opções que você citou mas ainda continua com o mesmo problema, desativei o turbo boost, cool n' quiet e até mesmo o C1E mas não deu em nada... :(

 

Desde já, Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Bem, como não há possibilidade de comprar uma nova placa-mãe e eu estava com tempo livre no momento, peguei o cooler do coolerbox antigo, cortei as pontas de um fone estragado e fiz uma gambiarra mesmo:lol:. O cooler ficou preso pelos cabos( falando nisso, eu deveria ter limpado as pás dele).Gambiarra.thumb.jpg.fc66e2933593c9d619be02fb014c1c7e.jpg

Então liguei o turbo core e usei o HeavyLoad, poderia ter usado o prime95, mas já estava com o heavy instalado. Acredito que agora não terei mais quedas de frames!

Fazer o quê?! Pobre tem suas gambiarras LOL

HeavyLoad.thumb.png.24a45bd8abb13c90e166df0c82b73be2.png

O HWMonitor tem seus defeitos também, mas para esse teste, não teve necessidade de usar outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...