Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

1200 Va - O Quê Isso Significa?


caioattili

Posts recomendados

Olá, possuo um estabilizador MCD 110V que está escrito 1200VA na frente e em uma etiqueta na parte de trás do mesmo. Eu já tinha ouvido falar nisso e insclusive aqui mesmo no fórum, mas eu não achei nada com a procura.

A minha pergunta é: O que é VA? E, 1200VA significa o quê? É bom ou mal sinal?

São algumas perguntinhas que eu realmente tenho dúvida!

Muito Obrigado. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por caioattili@08 ago 2004, 00:26

Olá, possuo um estabilizador MCD 110V que está escrito 1200VA na frente e em uma etiqueta na parte de trás do mesmo. Eu já tinha ouvido falar nisso e insclusive aqui mesmo no fórum, mas eu não achei nada com a procura.

A minha pergunta é: O que é VA? E, 1200VA significa o quê? É bom ou mal sinal?

São algumas perguntinhas que eu realmente tenho dúvida!

Muito Obrigado. :bandeira:

beleza?

Seguinte..

VA é tipo uma unidade de potência (mais especifico, potencia aparente)

De acordo com a lei

P = V x I

V-> Volts

I -> Ampère

ou seja.. seu estabilizador aguenta até 1200W de potência!

Tá claro??

valeu

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só acrescentando o que disse o Leandro, o fato de aparecer 1200VA e não 1200W, é que existe um tipo de potência embutida nesses VA que são diferentes dos W puros!

Vamos tentar melhorar.

Potência Aparente(VA) = Potência Ativa(W) + Potência Reativa(VAR)

Para saber o que é esse VAR, basta lembrar que toda carga tem um Fator de Potência e este parâmetro pode levar a Potência Reativa a ser zero ou ter um valor diferente de zero.

Quando a Potência Reativa for igual a zero, tem-se VA = W....

Leia mais sobre cargas indutivas, capacitivas, fator de potência, potência ativa, reativa, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Credo! Que coisa complicada! Eu nunca tinha ouvido falar em um monte de coisas que vocês me escreveram! :P

Bem, apesar de eu não ter entendido tudo, afinal, esta "potência" de 1200VA é boa ou ruim atualmente?

Me desculpem pela brincadeira, mas esta é minha dúvida agora!

Muito obrigado a todos pelas respostas! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por caioattili@08 ago 2004, 19:45

Credo! Que coisa complicada! Eu nunca tinha ouvido falar em um monte de coisas que vocês me escreveram! :P

Bem, apesar de eu não ter entendido tudo, afinal, esta "potência" de 1200VA é boa ou ruim atualmente?

Me desculpem pela brincadeira, mas esta é minha dúvida agora!

Muito obrigado a todos pelas respostas! :bandeira:

Tudo bem?

Concluindo então...

A questão não é ser bom ou ruim... :wacko:

Que dizer que o seu estabilizador aguenta até "1200 W" de potencia. :palmas:

Em outras palavras!!!

Se seu "conjunto" gerar um total de 1000 W de potência quer dizer que seu estabilizador vai "aguentar" a carga do seu "conjunto".

Já se seu "conjunto" gerar 1500 W, por exemplo, quer dizer que seu estabilizador vai sofrer uma "sobrecarga".

Tá tranquilo??

MEIRANETO -> Obrigado pela ajuda :palmas: !!!! Eu tinha estudado isso nesse período na faculdade. Estava com um pouco de dificuldade de passar a informação! :zoio:

valeu

Leandro :aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se esses 1200VA são verdadeiros, sua indagação procede!

Estou querendo fazer uns testes(coisa de quem não tem o que fazer) e vou calcular o mais próximo possível, quantos watts são consumidos num PC, ou mesmo, fazer algumas "descobertas" que possam nos ajudar. Vamos aguardar.....

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fredxyz@11 ago 2004, 15:13

Então se um computador comum consome no máximo uns 300w, dá para ligar 3 ou até 4 pc´s num estabilizador desse, estou certo?

Abraços!

Teoricamente sim!!

Mas o problema é que você tem a potencia reativa (VAR)

Se não me engano, quanto mais aparelhos você ligar maior a potencia reativa!!

Potencia aparente (VA)^2 = Potencia Ativa (W)^2 + Potencia reativa (VAR)^2

Isso é conhecido como o triangulo de potencia!!

Digamos que funciona como o teorema de pitágoras!!

a^2=b^2+c^2

Se eu estiver errado, corrigem!!

Vou procurar saber disso melhor!!!

Posto aqui depois!

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaz 1200VA não sao 1200W nem se deus descer aqui principalmente no BRasil onde os aparelhos vendidos tem um "superavit" teoricamente ele suportaria 1000W mas tenta colocar 1000W e você vai ver ele fumacar, considere sempre potencia em Wattz = VA/2 uns 600W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por DM2@13 ago 2004, 00:06

rapaz 1200VA não sao 1200W nem se deus descer aqui principalmente no BRasil onde os aparelhos vendidos tem um "superavit" teoricamente ele suportaria 1000W mas tenta colocar 1000W e você vai ver ele fumacar, considere sempre potencia em Wattz = VA/2  uns 600W

Isso devido a potencia reativa....

Correto?

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que o amigo quis dizer é que devido a baixa qualidade dos produtos, um equipamento que ofereça 1200VA, suportaria no máximo 600W!

Mas para você entender de vez, ai vai sua resposta.

Isso devido a potencia reativa....

Correto?

Minha resposta:

1200VA são EXATAMENTE iguais a 1200W quando o fator de potência da carga instalada for 100%! Exemplo:

Uma carga composta por lâmpadas incandescentes(comuns) num total de 1200W( fator de potência igual a 100%) ou seja, resistência PURA(sem reativos) vai representar exatamente 1200VA....

E nem é preciso que Deus desça aqui ou em qual quer lugar, para que isso seja verdade!

Amém!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK. Se continuarmos assim, daqui a pouco eu já vou estar sabendo tudo de estabilizadores!

Brincadeira! :D Na verdade eu estou muito feliz com as úteis explicações de vocês todos!

Só outra coisa que acho que eu não falei, é que este estabilizador já é velho, deve ter no mínimo 6 ou 7 anos de uso só comigo, pois ele nem era meu antes de meados de 1997 ou 1998 então eu não sei sua idade real.

Isso me gerou uma curiosidade: Os estabilizadores atuais (a maioria que eu vi à venda) tinham este valor VA sempre menor que 1200VA. Se esta informação procede, por que estes modelos novos estão menos "potentes"?

Mais uma vez obrigado. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A potência de 1200VA ou 1,2 kVA, quer dizer que:

Dividindo esse valor pela tensão de entrada ou a de saída, saberemos qual a corrente que os enrolamentos primarios e secundarios do estabilizador suportara sem entrar em sobrecarga e queimar.

Mas fica difícil de obter estes valores sem fazer um ensaio físico do componente ( Estabilizador ) com algumas ferramentas de medição de grandezas elétricas.

Estas são as ferramentas necessárias : Alicate Volt-Amperimetro e Wattimetro.

O ensaio deve ser realizado com o estabilizador sob carga ( PC e os outros componentes ligados).

Mas pode ficar tranquilo, se realmente esse estabilizador fornecer 1200 VA, você poderá ligar até 3 maquinas sem nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dohko+08 ago 2004, 01:11-->
caioattili@08 ago 2004, 00:26

Olá, possuo um estabilizador MCD 110V que está escrito 1200VA na frente e em uma etiqueta na parte de trás do mesmo. Eu já tinha ouvido falar nisso e insclusive aqui mesmo no fórum, mas eu não achei nada com a procura.

A minha pergunta é: O que é VA? E, 1200VA significa o quê? É bom ou mal sinal?

São algumas perguntinhas que eu realmente tenho dúvida!

Muito Obrigado. :bandeira:

beleza?

Seguinte..

VA é tipo uma unidade de potência (mais especifico, potencia aparente)

De acordo com a lei

P = V x I

V-> Volts

I -> Ampère

ou seja.. seu estabilizador aguenta até 1200W de potência!

Tá claro??

valeu

Leandro

O Estabilizador aguenta 1200W se o Fator de Potência for igual a 1 (para cargas resistivas o FP=1 )

Se o fator de Potência for 0,5 o estabilizador irá aguentar 600W ( para cargas indutivas ou capacitivas)

O PC tem carga em média de maior parte sendo indutiva.

Potência Ativa é a energia capaz de produzir trabalho. É expressa em (Watts) W

Potência Aparente é a energia solicitada do sistema elétrico de potência para realizar trabalho. É expressa em (Volt x Ampere) VA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaz isso aqui rendeu uma boa discussao hein??? pelo menos estamos todos um pouco mais cultos ehehe , como foi falado por diogo rios "O PC tem carga em média de maior parte sendo indutiva" não sei se e certo mas vi que pode se considerar o FP de um pc como 0,9 , que como eu tinha dito antes seria em "teoria" 1000W mas realmente pelo menos antes do imetro , eu nunca vi um estabilizador de 1200VA aguentar 1000W sem fumacar , e eu presenciei varios fazerem isso , bom fico por aqui !! falowss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O fato da luz piscar não é devido aos harmônicos e sim, devido à corrente de partida/acionamento ser bem maior que a nominal dos equipamentos, provocando uma rápida queda de tensão que é sentida pelos circuitos de estabilização ou até mesmo pode ser vista na piscada da lâmpada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@18 ago 2004, 17:55

O fato da luz piscar não é devido aos harmônicos e sim, devido à corrente de partida/acionamento ser bem maior que a nominal dos equipamentos, provocando uma rápida queda de tensão que é sentida pelos circuitos de estabilização ou até mesmo pode ser vista na piscada da lâmpada.

Hum... me enganei!!! valeu pela correção!?

Confundo as coisas...

Tanto que quando você liga qualquer aparelho eletrônico a corrente inicial é maior que a média utilizada!!!

Ex: Quando entra o compressor do ar condicionado.. Eu tinha medido isso um dia.. Que não me engane foi para 20 A!!! Acho, não e lembro bem!!! E o normal é 8 (por ai). Depois eu faço a medição novamente!!!

valeu

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas explicações!!! :palmas:

Mas eu fiz um testezinho simples com meu estabilizador e gostaria de saber a opnião de vocês:

Bem, eu "medi" com um multímetro a tensão da tomada onde está conectado o estabilizador e o que sai da tomada no estabilizador:

Edit: Desculpem, pela postagem incompleta deste post, por favor leiam o conteúdo completo deste post na minha próxima postagem. E se algum moderador ver este tópico, poderia por favor remover este post inútil.

Obrigado. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por caioattili@20 ago 2004, 08:07

Obrigado pelas explicações!!! :palmas:

Mas eu fiz um testezinho simples com meu estabilizador e gostaria de saber a opnião de vocês:

Bem, eu "medi" com um multímetro a tensão da tomada onde está conectado o estabilizador e o que sai da tomada no estabilizador:

você mendiu em AC correto??? E ai o que deu...

A tomada normalmente dá 120 ~ 127 V e no estabilizador não pode ser diferente, a unica diferença é que ele estabiliza (mantem constante a tensão)

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...