Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

1200 Va - O Quê Isso Significa?


caioattili

Posts recomendados

Aqui temos dois chuveiros de 5400W que nunca são ligados ao mesmo tempo conforme fomos alertados pelo eletricista que fez a instalação do meu quarto.

Quanto aos fases balanceados eu nem faço ideia do que você está falando!!!

Isso é normal... acho que a grande maioria das residências a chave geral é dimensionada para a maior carga. Se para a maior carga da sua casa o disjuntor é de 30A, então provavelmente a geral também é 30A ou 40A. Só quando alguém deseja um conforto maior não importando o preço que se pague por isso é que colocam um para suportar as duas maiores cargas ao mesmo tempo.

O balanço de fase é feito no início do projeto. Como você disse que não foi feito nada nesse sentido, então acho que está completamente desbalanceado. No quadro geral aí da sua casa, se você tirar a tampa ( não faça isso, só estou explicando o que é ), você verá entre as duas linhas de disjuntores existem 3 barras. Cada uma delas é uma fase ( A, B e C ), e são ligadas de duas em duas ( AB, BC e CA ). Quando se diz que as fases estão balanceadas, quer dizer que toda a carga da sua casa está distribuída igualmente entre essas três duplas.

Uahahaha!!!  :priv:

Projeto?!?!? Memorial do Cálculo?!? Engenheiro?!? RT?!? - Uahahaha!!!

Na minha casa NUNCA teve nada disso!!!

Então vai ser difícil dizer se o problema é ou não na instalação...

Xiii!!! Aqui na minha casa, é tudo uma verdadeira salada completa (exceto meu quarto, o banheiro do meu quarto e a lavanderia => que são a construção "nova"), é tudo misturado. Você desliga um disjuntor e apaga uma luz da sala, tomadas de cozinha, chuveiro, e o resto continua ligado (Inclusive um dos fases do chuveiro, acreditem...). Já no outro quadro, o novo, está tudo bonitinho separadinho os disjuntores um para cada cômodo e dois para o chuveiro.

Hum ?? Se desligar só um disjuntor desliga isso tudo ??? Mas não pode ficar o chuveiro junto com tudo isso... o disjuntor deve ser cavalar.

Mas não entendi o que colocou entre parênteses. Você quer dizer que se desligar este disjuntor somente uma das fases do chuveiro desliga ??

Somente o meu quarto, o banheiro do meu quarto, e a lavanderia (área de serviço) fazem parte da construção nova. E mais uma vez eu devo lembrar que para esta construção nova tem um quadro independente do resto da casa (parte antiga) e os dois fios fases e o neutro são puxados diretamente do relógio para este novo quadro, bem como outro conjunto de 2 fases e 1 neutro também saem do relógio e vão para o quadro antigo.

Se o disjuntor de entrada suportar não tem problema. Mas o cara que fez tudo isso também recomendo que não ligue o chuveiro do seu banheiro ( se tiver ), junto com outro chuveiro da casa ?? Ou a máquina de lavar junto com outro chuveiro da casa ?? Bom, os dois chuveiros da casa, conforme você já disse, ele recomendou não serem ligados ao mesmo tempo, provavelmente porque o disjuntor geral do quadro não suporta, mas ele fez alguma ressalva nesse sentido ?? Porque se fez ele já deve ter sacado que o disjuntor do padrão também não vai suportar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caioattili, esse não é o melhor metodo, mas acho que so estamos rodando no mesmo ponto.

Faz o seguinte, se possível, descreve todas as Cargas que você utiliza em sua casa, de preferência por fases. Desliga os três disjuntores, caso seja trifasico a quatro fios ( fases A, B,C e Neutro), liga primeiro um, anota tudo o que funcionar ou que pode vir a funcionar em tal tomada, depois desliga esse e liga o outro, faz isso com as tres fases. Depois veremos se ha alguma alternativa eficar para resover seu problema.

Se possivel, verifica as potencias de cada equipamento.

Eu sei que vai dar um pouco de trabalho, mas vale tentar,OK? :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

QUOTE 

Aqui temos dois chuveiros de 5400W que nunca são ligados ao mesmo tempo conforme fomos alertados pelo eletricista que fez a instalação do meu quarto.

Quanto aos fases balanceados eu nem faço ideia do que você está falando!!!

Isso é normal... acho que a grande maioria das residências a chave geral é dimensionada para a maior carga. Se para a maior carga da sua casa o disjuntor é de 30A, então provavelmente a geral também é 30A ou 40A. Só quando alguém deseja um conforto maior não importando o preço que se pague por isso é que colocam um para suportar as duas maiores cargas ao mesmo tempo.

O balanço de fase é feito no início do projeto. Como você disse que não foi feito nada nesse sentido, então acho que está completamente desbalanceado. No quadro geral aí da sua casa, se você tirar a tampa ( não faça isso, só estou explicando o que é ), você verá entre as duas linhas de disjuntores existem 3 barras. Cada uma delas é uma fase ( A, B e C ), e são ligadas de duas em duas ( AB, BC e CA ). Quando se diz que as fases estão balanceadas, quer dizer que toda a carga da sua casa está distribuída igualmente entre essas três duplas.

Os dois disjuntores do relógio são de 50A.

Na segunda parte, eu observei o meu quadro de luz antigo e lá a salada também parece bem apetitosa. Tem fio para tudo quanto é lado e uma coisa totalmente absurda:

Tem um par de disjuntores de 40A que está ligado fios somente na parte de cima dele! E inclusive eles estão desligados! O que é isso?

Projeto?!?!? Memorial do Cálculo?!? Engenheiro?!? RT?!? - Uahahaha!!!

Na minha casa NUNCA teve nada disso!!!

Então vai ser difícil dizer se o problema é ou não na instalação...

Desculpe-me se eu fui grosso na minha afirmação, mas o que eu quis dizer é que a minha casa foi feita na gambiarra mesmo, embora no meu quarto onde está o estabilizador e o PC que estou usando neste momento esteja bem melhor organizado.

QUOTE 

Xiii!!! Aqui na minha casa, é tudo uma verdadeira salada completa (exceto meu quarto, o banheiro do meu quarto e a lavanderia => que são a construção "nova"), é tudo misturado. Você desliga um disjuntor e apaga uma luz da sala, tomadas de cozinha, chuveiro, e o resto continua ligado (Inclusive um dos fases do chuveiro, acreditem...). Já no outro quadro, o novo, está tudo bonitinho separadinho os disjuntores um para cada cômodo e dois para o chuveiro.

Hum ?? Se desligar só um disjuntor desliga isso tudo ??? Mas não pode ficar o chuveiro junto com tudo isso... o disjuntor deve ser cavalar.

Mas não entendi o que colocou entre parênteses. Você quer dizer que se desligar este disjuntor somente uma das fases do chuveiro desliga ??

Sim, infelizmente desliga todo este monte de coisas. Ao todo, são apenas 4 disjuntores ativos no quadro antigo para 2 quartos, 1 cozinha, 1 banheiro, 2 quintais, 2 garagens e 1 sala. E mais 5 disjuntores no quadro novo. E 2 no relogio.

Quanto a segunda parte: Sim, tem isso também...

QUOTE 

Somente o meu quarto, o banheiro do meu quarto, e a lavanderia (área de serviço) fazem parte da construção nova. E mais uma vez eu devo lembrar que para esta construção nova tem um quadro independente do resto da casa (parte antiga) e os dois fios fases e o neutro são puxados diretamente do relógio para este novo quadro, bem como outro conjunto de 2 fases e 1 neutro também saem do relógio e vão para o quadro antigo.

Se o disjuntor de entrada suportar não tem problema. Mas o cara que fez tudo isso também recomendo que não ligue o chuveiro do seu banheiro ( se tiver ), junto com outro chuveiro da casa ?? Ou a máquina de lavar junto com outro chuveiro da casa ?? Bom, os dois chuveiros da casa, conforme você já disse, ele recomendou não serem ligados ao mesmo tempo, provavelmente porque o disjuntor geral do quadro não suporta, mas ele fez alguma ressalva nesse sentido ?? Porque se fez ele já deve ter sacado que o disjuntor do padrão também não vai suportar...

Sim também. Aqui não podemos usar duas coisas muito "potentes" ao mesmo tempo. Já aconteceu algumas vezes, quando nos esquecemos, ligamos por exemplo o chuveiro da instalação antiga e o microondas também ligado na instalação antiga e apagou parte da casa. Mas já aconteceu estes pequenos esquecimentos envonveldo a instalação nova e a antiga, como por exemplo: Chuveiro (inst. nova) junto com Chuveiro (inst. velha) e não aconteceu nada.

----

Muito Obrigado!!! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu acho que o Caioattili tem razão, mas eu acho que não temos problemas pessoais, então, brigar para que?

Com certeza, é aí que eu tentei chegar.

caioattili, esse não é o melhor metodo, mas acho que so estamos rodando no mesmo ponto.

Faz o seguinte, se possível, descreve todas as Cargas que você utiliza em sua casa, de preferência por fases. Desliga os três disjuntores, caso seja trifasico a quatro fios ( fases A, B,C e Neutro), liga primeiro um, anota tudo o que funcionar ou que pode vir a funcionar em tal tomada, depois desliga esse e liga o outro, faz isso com as tres fases. Depois veremos se ha alguma alternativa eficar para resover seu problema.

Se possivel, verifica as potencias de cada equipamento.

Eu sei que vai dar um pouco de trabalho, mas vale tentar,OK?

Trifásico? Aqui só tem duas fases e um neutro que vem do poste para o relógio e que sai do relógio também a mesma coisa.

OK, mas isso vai dar um trabalhaço, pois minha casa tem uma coleção de tomadas e vários eletrodomésticos também... :cry:

---

Muito Obrigado!!! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na segunda parte, eu observei o meu quadro de luz antigo e lá a salada também parece bem apetitosa. Tem fio para tudo quanto é lado e uma coisa totalmente absurda:

Tem um par de disjuntores de 40A que está ligado fios somente na parte de cima dele! E inclusive eles estão desligados! O que é isso?

Do jeito que descreveu me parecem os disjuntores de reserva. Mas não creio que possam ser, já que disse que para o resto são poucos disjuntores para a casa toda... e ainda mais disjuntores de 40A. Nunca vi ninguém colocar disjuntores tão grandes para reserva. Isso dá para colocar um chuveiro ( aqui em casa os disjuntores dos chuveiros são de 30A... ).

Desculpe-me se eu fui grosso na minha afirmação, mas o que eu quis dizer é que a minha casa foi feita na gambiarra mesmo, embora no meu quarto onde está o estabilizador e o PC que estou usando neste momento esteja bem melhor organizado.

De forma alguma. Você não foi grosso... mas é realmente isso. Vai ser difícil saber onde está o problema sem nenhum projeto, planta elétrica, nada... e as tensões do jeito que estão, podem queimar algum equipamento.

Sim, infelizmente desliga todo este monte de coisas. Ao todo, são apenas 4 disjuntores ativos no quadro antigo para 2 quartos, 1 cozinha, 1 banheiro, 2 quintais, 2 garagens e 1 sala. E mais 5 disjuntores no quadro novo. E 2 no relogio.

Quanto a segunda parte: Sim, tem isso também...

Hum... eu nunca vi tanta coisa para tão poucos disjuntores. Eles são de quanto ?!?! 40A todos ?? Parece que quem construiu a casa queria economizar no quadro... hoje em dia o mínimo que eu vejo são quadros para 8 disjuntores. Menos que isso é raríssimo.

Sim também. Aqui não podemos usar duas coisas muito "potentes" ao mesmo tempo. Já aconteceu algumas vezes, quando nos esquecemos, ligamos por exemplo o chuveiro da instalação antiga e o microondas também ligado na instalação antiga e apagou parte da casa. Mas já aconteceu estes pequenos esquecimentos envonveldo a instalação nova e a antiga, como por exemplo: Chuveiro (inst. nova) junto com Chuveiro (inst. velha) e não aconteceu nada.

Então parece que eu me enganei. Aí na sua casa não tem a chave geral ( dentro do quadro de disjuntores ), tem ?? Parece que os disjuntores são subdimensionados... tem que procurar saber ( como o Diogo Rios disse ), quais cargas estão em quais disjuntores, e de quanto são esses disjuntores...

Trifásico? Aqui só tem duas fases e um neutro que vem do poste para o relógio e que sai do relógio também a mesma coisa.

OK, mas isso vai dar um trabalhaço, pois minha casa tem uma coleção de tomadas e vários eletrodomésticos também...  :cry:

Mas não deve ser mesmo não... acho que não devem existir muitas residências com alimentação trifásica.

Trabalho vai dar, mas vai evitar muita dor de cabeça no futuro, acredite.

Aqui em casa, antes de nos mudarmos fizemos isso. Hoje sabemos onde está cada circuito, e quanto um influencia no outro, já que aqui também não fizeram a planta segundo as normas ( é construção antiga... ). Mas aqui nas tomadas temos 127V redondinho a maior parte do dia :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Satoru@07 set 2004, 19:23

Trifásico? Aqui só tem duas fases e um neutro que vem do poste para o relógio e que sai do relógio também a mesma coisa.

Mas não deve ser mesmo não... acho que não devem existir muitas residências com alimentação trifásica.

Aqui em Recife a Celpe exige que a partir de 15000W de carga instalada, o Padrão de Entrada de energia eletrica seja trifasico, a quatro fios, não utilizamos como ai, o sistema bifasico a tres fios. Por isso aqui é comum termos muitas residencias Trifasicas 380/220V.

Já que você utiliza a rede trifasica a tres fios ( 2 fases e 1 neutro ) o balaceamento das cargas fica muito mais fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Diogo Rios@07 set 2004, 19:41

Aqui em Recife a Celpe exige que a partir de 15000W de carga instalada, o Padrão de Entrada de energia eletrica seja trifasico, a quatro fios, não utilizamos como ai, o sistema bifasico a tres fios. Por isso aqui é comum termos muitas residencias Trifasicas 380/220V.

Já que você utiliza a rede trifasica a tres fios ( 2 fases e 1 neutro ) o balaceamento das cargas fica muito mais fácil.

Aqui também... mas em casos especiais. Aqui a Cemig classifica de A até F, e a categoria D ( que é subdividida em D1 até D8 ) e a categoria F, são a 3 fases e 1 neutro.

A minha resposta lá em cima é que tá errada. Não são praticamente todas... mas a maioria ( pelo menos aqui em Minas ) é a dois fios. Aqui em casa são 3 fases e 1 neutro. De 15,1KW até 75KW o fornecimento é assim aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara ai é complicado, nossa!!! :zoio:

Aqui existe os Grupos A e B

A os consumidores de Alta tensão ou tarifados com as tarifas horo-sazonais e sazonais

B os consumidores de baixa tensão com Sub Grupos B1, B2, B3 e B4, dentre esses ainda outros sub-grupos.

Mas vai ver que no fim é tudo a mesma coisa.

Aqui em casa é monofasico em 220V. :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Põe complicado nisso... aqui é o seguinte:

A -> A1, A2

B

C -> C1, C2

D -> D1, D2, D3, D4, D5, D6, D7 e D8

E -> E1, E2, E3, E4 e E5

F -> F1, F2, F3, F4 e F5

O grupo A é para ligações a 2 fios de consumidores de baixa renda, com consumo de até 10,0 KW

O grupo B é o mesmo esquema, só que ligações a 3 fios com consumo de 10,1KW até 15,0KW.

O grupo C também é o mesmo esquema, com ligação a 3 fios ( apenas 1 fase ) e consumo de 10,1KW a 20,0KW.

O grupo D é para ligações a 4 fios com consumo até 75KW.

Estes quatro são para consumidores urbanos e rurais.

O grupo E é para consumidores rurais com ligações a 3 fios com transformador exclusivo, com consumo até 37,5KW.

O grupo F é para consumidores rurais com ligações a 4 fios com transformador exclusivo e consumo até 75KW...

É muita coisa aqui. Isso sem contar os consumidores industriais que tem outra classificação, pelo menos menor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, alguns de vocês criticaram o Satoru irresponsavelmente. Não sou advogado dele, mas, também não posso pactuar com isto. Li o tópico inteiro e ele foi coerente no que escreveu.

Não façam isto, pois, todos fóruns necessitam de pessoas como ele, que emprestam, ou melhor doam seu conhecimento em prol de todos.

Quanto ao caso em questão, a preocupação do autor do tópico sobre a tensão de saída de seu estabilizador estar abaixo dos 115v, creio que é devido ao fato de que em sua entrada não está sendo provido o valor de tensão exigido. Veja, fica complicado para o estabilizador fornecer 115v na saída, quando na entrada somente está presente 116, 117, 118v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por claudomirorl@08 set 2004, 19:16

Pessoal, alguns de vocês criticaram o Satoru irresponsavelmente. Não sou advogado dele, mas, também não posso pactuar com isto. Li o tópico inteiro e ele foi coerente no que escreveu.

Não façam isto, pois, todos fóruns necessitam de pessoas como ele, que emprestam, ou melhor doam seu conhecimento em prol de todos.

Quanto ao caso em questão, a preocupação do autor do tópico sobre a tensão de saída de seu estabilizador estar abaixo dos 115v, creio que é devido ao fato de que em sua entrada não está sendo provido o valor de tensão exigido. Veja, fica complicado para o estabilizador fornecer 115v na saída, quando na entrada somente está presente 116, 117, 118v.

Não estamos criticando o Satoru não.

Os post's dele está enriquecendo cada vez mais o nível de nosso conhecimento...

Agora eu que estava ajudando, já não posso fazer mais isso pois não sei o que falar (para não falar besteira é melhor se omitir) (não tenho tanto conhecimento sobre isso, faço eng eletrônica e faço destec2 (plantas eletricas) como matéria optativa...

valeu

Continuem assim!!

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal, alguns de vocês criticaram o Satoru irresponsavelmente. Não sou advogado dele, mas, também não posso pactuar com isto. Li o tópico inteiro e ele foi coerente no que escreveu.

Não façam isto, pois, todos fóruns necessitam de pessoas como ele, que emprestam, ou melhor doam seu conhecimento em prol de todos.

Bom galera, opinião é como cabelo! Cada um tem o seu.

Houve um debate mais acirrado nesse tópico envolvendo o Satoru e a mim, portanto, considero-me citado no post do Claudiomiror.

Acontece que divergências de opiniões são naturais em qual quer meio democrático, e aqui não seria diferente. No mais, em momento algum, houve agressão mútua entre as partes e não vejo razão lógica para essa "defesa" agressiva que o colega fez.

Em bom português, não vi ninguém postar algo aqui que merecesse ser rotulado de "irresponsável!" Sou responsável por tudo que faço, digo, escrevo e penso. O Satoru deve ser maduro o suficiente para não acreditar que existe uma intriga entre nós. Já discordei dele antes e também corcordo muitas vezes esei também que o recíproco é verdadeiro. Não vamos brigar por isso.

Portanto, antes de chamar alguém ou alguns de irresponsável, seja mais evidente! Não vou aceitar quem quer que seja, venha aqui e ataque dessa forma.

Todos os que postaram, inclusive o criador do tópico, eu, o Satoru e muitos outros, com certeza aprendemos um pouco mais e de quebra, ainda colaboramos também! Agora, vem você aqui sem se quer ter postado uma única mensagem e é logo para atacar....e julgar!!!!.

Ninguém merece.....cada um que aparece!!!!!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

QUOTE 

Na segunda parte, eu observei o meu quadro de luz antigo e lá a salada também parece bem apetitosa. Tem fio para tudo quanto é lado e uma coisa totalmente absurda:

Tem um par de disjuntores de 40A que está ligado fios somente na parte de cima dele! E inclusive eles estão desligados! O que é isso?

Do jeito que descreveu me parecem os disjuntores de reserva. Mas não creio que possam ser, já que disse que para o resto são poucos disjuntores para a casa toda... e ainda mais disjuntores de 40A. Nunca vi ninguém colocar disjuntores tão grandes para reserva. Isso dá para colocar um chuveiro ( aqui em casa os disjuntores dos chuveiros são de 30A... ).

É meio difícil ser disjuntor reserva, já que os cabos estão ligados na parte de cima dos mesmos, só não sei para quê...

Pois é, aqui na instalação nova, os dois disjuntores do chuveiro são de 30A e exclusivos.

QUOTE 

Desculpe-me se eu fui grosso na minha afirmação, mas o que eu quis dizer é que a minha casa foi feita na gambiarra mesmo, embora no meu quarto onde está o estabilizador e o PC que estou usando neste momento esteja bem melhor organizado.

De forma alguma. Você não foi grosso... mas é realmente isso. Vai ser difícil saber onde está o problema sem nenhum projeto, planta elétrica, nada... e as tensões do jeito que estão, podem queimar algum equipamento.

Tá difícil mesmo!

As tensões como estão podem danificar equipamentos? Estranho, pois na casa de meu vizinho, as tensões estão quase iquais as minhas. E eu olhei na minha última conte de luz, e lá está escrito: Tensão Nominal: 240 / 120 V BIFASICO.

Isto quer dizer que as tensões estão praticamente corretas, já que estão entre os 118V e os 120V não é mesmo?

QUOTE 

Sim, infelizmente desliga todo este monte de coisas. Ao todo, são apenas 4 disjuntores ativos no quadro antigo para 2 quartos, 1 cozinha, 1 banheiro, 2 quintais, 2 garagens e 1 sala. E mais 5 disjuntores no quadro novo. E 2 no relogio.

Quanto a segunda parte: Sim, tem isso também...

Hum... eu nunca vi tanta coisa para tão poucos disjuntores. Eles são de quanto ?!?! 40A todos ?? Parece que quem construiu a casa queria economizar no quadro... hoje em dia o mínimo que eu vejo são quadros para 8 disjuntores. Menos que isso é raríssimo.

Bem, são dois de 20A e dois de 40A (sem contar com os outros dois de 40A que estão sobrando)

Aqui até o quadro é antigo, sabe aquelas caixas de madeira embutidas na parede? É assim...

Outra coisinha, é que mesmo se eu colocasse mais disjuntores no quadro, não ia adiantar nada, pois só tem um fio saindo de cada um dos quatro disjuntores, e estes fios entram um par em cada um dos dois conduítes que tem lá no quadro (sem contar com o conduíte que tem os três fios de entrada, que vem do relógio).

Tem algo errado nesta história não tem?

QUOTE 

Sim também. Aqui não podemos usar duas coisas muito "potentes" ao mesmo tempo. Já aconteceu algumas vezes, quando nos esquecemos, ligamos por exemplo o chuveiro da instalação antiga e o microondas também ligado na instalação antiga e apagou parte da casa. Mas já aconteceu estes pequenos esquecimentos envonveldo a instalação nova e a antiga, como por exemplo: Chuveiro (inst. nova) junto com Chuveiro (inst. velha) e não aconteceu nada.

Então parece que eu me enganei. Aí na sua casa não tem a chave geral ( dentro do quadro de disjuntores ), tem ?? Parece que os disjuntores são subdimensionados... tem que procurar saber ( como o Diogo Rios disse ), quais cargas estão em quais disjuntores, e de quanto são esses disjuntores...

Bem, há uma chave geral que desliga toda a casa na saída do relógio, que são dois disjuntores de 50A cada um.

Quanto as cargas, vou fazer o teste assim que possível.

QUOTE 

Trifásico? Aqui só tem duas fases e um neutro que vem do poste para o relógio e que sai do relógio também a mesma coisa.

OK, mas isso vai dar um trabalhaço, pois minha casa tem uma coleção de tomadas e vários eletrodomésticos também...   

Mas não deve ser mesmo não... acho que não devem existir muitas residências com alimentação trifásica.

Trabalho vai dar, mas vai evitar muita dor de cabeça no futuro, acredite.

Aqui em casa, antes de nos mudarmos fizemos isso. Hoje sabemos onde está cada circuito, e quanto um influencia no outro, já que aqui também não fizeram a planta segundo as normas ( é construção antiga... ). Mas aqui nas tomadas temos 127V redondinho a maior parte do dia

Onde você mora? Pelo jeito aí a tensão é de 127V, enquanto aqui onde eu moro (Guarulhos-SP) deve ser 120V. Pode isso?

---

==> Contiunua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em Recife a Celpe exige que a partir de 15000W de carga instalada, o Padrão de Entrada de energia eletrica seja trifasico, a quatro fios, não utilizamos como ai, o sistema bifasico a tres fios. Por isso aqui é comum termos muitas residencias Trifasicas 380/220V.

Já que você utiliza a rede trifasica a tres fios ( 2 fases e 1 neutro ) o balaceamento das cargas fica muito mais fácil.

Como é que eu vou saber quantos Watts de carga a minha cassa precisa? Somando a potência de TODOS os aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica?

380V?!? Caramba! Existe algum eletrodoméstico que usa isso?

Só uma correçãozinha, aqui o sistema é BIfásico a três fios (2 fases e 1 neutro).

Se por a caso fosse necessaria uma reforma nas instalações Eletricas da sua casa, você sabe se os Eletrodutos ( Tubulação por onde passa os condutores ) estão em bom estado e o diametro deles?

Olha, que eu saiba, eles devem estar bons, pois os fios parecem "deslizar" com facilidade dentro dos mesmos. Mas estes conduítes não são muito grossos, não... Se eu não me engano, são todos de 3/4.

A minha resposta lá em cima é que tá errada. Não são praticamente todas... mas a maioria ( pelo menos aqui em Minas ) é a dois fios. Aqui em casa são 3 fases e 1 neutro. De 15,1KW até 75KW o fornecimento é assim aqui.

Quem define quantas fases terá a instalação elétrica das casas? A companhia de luz? Será que tá certo o meu ser Bifásico?

Cara ai é complicado, nossa!!!

(...)

Aqui em casa é monofasico em 220V.

Aí é tudo 220V?!? Eu tava mesmo desinformado!!!

Quanto ao caso em questão, a preocupação do autor do tópico sobre a tensão de saída de seu estabilizador estar abaixo dos 115v, creio que é devido ao fato de que em sua entrada não está sendo provido o valor de tensão exigido. Veja, fica complicado para o estabilizador fornecer 115v na saída, quando na entrada somente está presente 116, 117, 118v.

SIM!!!!! Ainda bem, que não nos esquecemos da pergunta inicial do tópico: É normal um estabilizador 110V mandar uma tensão tão baixa em suas "tomadinhas" de saída? Afinal de contas, isto também me preocupa!!!

Segunda parte: Nosso amigo Claudiomirorl, disse que para o estabilizador estabilizar em 115V, seria necessário uma tensão de entrada MAIOR que os 118V da média aqui. Mas aí, tem outra coisa: No estabilizador está escrito que ele é Monovolt 110V e não 120V ou 127V como vocês estão achando que é!!!

---

Muito Obrigado pela colaboração de todos neste tópico, e espero que não se importem, mas surgiram mais algumas dúvidazinhas que eu escrevi nos meus posts acima e neste mesmo....

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por caioattili@11 set 2004, 15:28

Como é que eu vou saber quantos Watts de carga a minha cassa precisa? Somando a potência de TODOS os aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica?

380V?!? Caramba! Existe algum eletrodoméstico que usa isso?

Sim, mas não eletrodomesticos e sim maquinas da alta potencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por DM2@17 ago 2004, 19:32

rapaz isso aqui rendeu uma boa discussao hein??? pelo menos estamos todos um pouco mais cultos ehehe , como foi falado por diogo rios "O PC tem carga em média de maior parte sendo indutiva" não sei se e certo mas vi que pode se considerar o FP de um pc como 0,9 , que como eu tinha dito antes seria em "teoria" 1000W mas realmente pelo menos antes do imetro , eu nunca vi um estabilizador de 1200VA aguentar 1000W sem fumacar , e eu presenciei varios fazerem isso , bom fico por aqui !! falowss

Vou me meter nessa parada para tetntar esclarecer umas apradas. Primeiro, quanto ao fato de potencia dos pc serem proximos a 0,9, isso eu não posso afirmar, mas acho que a carga indutiva de um pc+monitor(que vocês não estão levando em consideracao, o monitor) e bem alta e daria um FP mais baixo.

Agora o principal que tenho a dizer, os estabilizadores que temos em casa, sao projetados para uma maquina. Ou seja, se você colocar muitas maquinas em um estab pode complicar!! :bored:

Agora, teve um cara que falou que se você so tivesse lampadas(resistencias) num circuito, o fp seria zero. Bem....primeiro o fp seria 1 e não zero. Outra coisa, isso e apenas teorico, pois em grande escala, por exemplo, uma linha de trasmicao de 500000V, ela por si so e um capacitor enorme e gera uma alta quantidade de perdar por potencia reativa, pois essa potencia em cerca de 80% do sistema eletrico so causa perda.

Para qualquer esclarecimento maior to ai!!!

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um Estabilizador poderá suportar n "maquinas" sem nenhum problema, logico que sem exceder sua potência NOMINAL.

Energia Reativa é ESSENCIAL num Sistema Eletrico de Potência.

Linhas bem planejadas possuem uma compensação de Reativos bem proximos da Carga, evitando a Circulação dessa Energia ao longo da linha que apenas leva a sobrecarga da mesma devido ao aumento da Corrente.

A compensação de Reativos mais comum é atraves de Motores sincronos.

Como os motores funcionariam sem potencia Reativa ?!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Leoscime

Você não está se"metendo" em nada particular! Aqui, a postagem é livre e bem vinda. Apenas, creio que fosse bom que o que se poste dentro do assunto, ajudasse a melhorar o que já citamos.

Não vi onde leu que alguém postou sobre lâmpadas e falando em FP = 0 para estes casos!

Meiraneto

Uma carga composta por lâmpadas incandescentes(comuns) num total de 1200W( fator de potência igual a 100%) ou seja, resistência PURA(sem reativos) vai representar exatamente 1200VA....

Isto sim foi postado e confirmo aqui. Apesar de saber que mesmo sendo resistência, ainda existe uma componente reativa nessas cargas, mas que na prática, costuma-se considerar como resistência pura!

Portanto, pode postar o que quiser. Apenas, se sua intenção é esclarecer alguma coisa, seja mais concreto e leia tudo com atenção, antes de escrever o que não foi postado. E se tiver interesse em compartilhar conhecimento nessa área, pode vim que aqui tem "café no bule"!

Editado para não alimentar mais uma disputa.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá difícil mesmo!

As tensões como estão podem danificar equipamentos? Estranho, pois na casa de meu vizinho, as tensões estão quase iquais as minhas. E eu olhei na minha última conte de luz, e lá está escrito: Tensão Nominal: 240 / 120 V BIFASICO.

Isto quer dizer que as tensões estão praticamente corretas, já que estão entre os 118V e os 120V não é mesmo?

Processa eles !! Essas tensões estão completamente fora dos padrões... bom, eu nunca vi uma lâmpada de 240V. Muito menos uma de 120V... Quer dizer, quem usa como tensão padrão 220V, com certeza queima muitas lâmpadas. Mas no seu caso elas devem durar um pouco mais, mas brilham menos. Por outro lados a geladeira e os outros eletrodomésticos que possuem motores esquentam mais ( caso sejam para 127V mesmo ).

Bem, são dois de 20A e dois de 40A (sem contar com os outros dois de 40A que estão sobrando)

Aqui até o quadro é antigo, sabe aquelas caixas de madeira embutidas na parede? É assim...

Outra coisinha, é que mesmo se eu colocasse mais disjuntores no quadro, não ia adiantar nada, pois só tem um fio saindo de cada um dos quatro disjuntores, e estes fios entram um par em cada um dos dois conduítes que tem lá no quadro (sem contar com o conduíte que tem os três fios de entrada, que vem do relógio).

Tem algo errado nesta história não tem?

Olha, eu não tenho certeza, mas pelo que descreveu parece que tá certinho mesmo... mas para ligar disjuntores novos, é preciso ligá-los aos fios que vem do relógio. Estes fios não estão ligados a barras ??

É meio difícil ser disjuntor reserva, já que os cabos estão ligados na parte de cima dos mesmos, só não sei para quê...

Estes cabos vem de onde ?? Do relógio ??

Segunda parte: Nosso amigo Claudiomirorl, disse que para o estabilizador estabilizar em 115V, seria necessário uma tensão de entrada MAIOR que os 118V da média aqui. Mas aí, tem outra coisa: No estabilizador está escrito que ele é Monovolt 110V e não 120V ou 127V como vocês estão achando que é!!!

Bom, mesmo que esteja escrito que é 110V, eu não acredito muito nessa informação, porque 110V eu não tenho certeza se é padronizado aqui no Brasil... Monofásico comum que eu conheço é 127V e 220V ( em residências ). Pode ser que exista, mas deve ser algo local... não sei se um fabricante faria com uma tensão tão restrita assim.

Quem define quantas fases terá a instalação elétrica das casas? A companhia de luz? Será que tá certo o meu ser Bifásico?

Isso eu não sei dizer... como a construção é antiga, tanto pode ter sido a concessionária ou quem fez o pedido de ligação. Não sei como funcionava naquela época. Porque não era necessário algumas coisas que são exigidas hoje em dia, como memorial de cálculo, planta elétrica, etc.... mas não está errado ser bifásico. Isso é o mais comum de se encontrar, e com ele você pode obter 220V ou 127V, o que já é suficiente.

Como é que eu vou saber quantos Watts de carga a minha cassa precisa? Somando a potência de TODOS os aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica?

380V?!? Caramba! Existe algum eletrodoméstico que usa isso?

Só uma correçãozinha, aqui o sistema é BIfásico a três fios (2 fases e 1 neutro).

Para saber isso basta somar a potência de todos os eletrodomésticos e equipamentos elétricos que costuma usar, não importando quantas horas por dia são utilizados. Eu nunca vi nenhum equipamento que funcione em 380V, mas eles existem com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por leoscime@12 set 2004, 01:46

Outra coisa, isso e apenas teorico, pois em grande escala, por exemplo, uma linha de trasmicao de 500000V, ela por si so e um capacitor enorme e gera uma alta quantidade de perdar por potencia reativa, pois essa potencia em cerca de 80% do sistema eletrico so causa perda.

Para qualquer esclarecimento maior to ai!!!

abraços

Bom, o negócio do FP o Meiraneto já comentou.

Quanto à linha de transmissão funcionar como um capacitor, à quais linhas você se refere ???? Longas, médias ou curtas ??? Em quais períodos do dia ??? A carga de reativos não é a mesma durante todo o período, porque a demanda muda ao longo do dia. De madrugada não é a mesma que durante às 18:00h, e o comportamento da rede não será a mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Satoru@12 set 2004, 11:47

Bom, mesmo que esteja escrito que é 110V, eu não acredito muito nessa informação, porque 110V eu não tenho certeza se é padronizado aqui no Brasil... Monofásico comum que eu conheço é 127V e 220V ( em residências ). Pode ser que exista, mas deve ser algo local... não sei se um fabricante faria com uma tensão tão restrita assim.

Eu tambem acho que esse negocio de 110V é furado.

Pelo que eu já pude ver os transformadores de Distribuição que existem aqui no Brasil, são construidos para as Seguintes Tensões:

13.800 / 380/220V

13.800 / 220/127V

Estas tensões são padronizadas pelos principais fabricantes de Trafos.

Se vocês puderem, deem uma ligada para a concessionaria de vocês e procurem saber as tensões de fornecimento na baixa tensão. Acho que na conta vem discriminado. beleza. :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...