Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

1200 Va - O Quê Isso Significa?


caioattili

Posts recomendados

Outra coisa, nos equipamentos de medição ( Medidores de Energia Eletrica ) vem como tensão nominal de 240 V, mas isso não quer dizer que eles devam trabalhar nessa tensão e sim, esse é a tensão que ele admite para seu funcionamento correto. Esse deve ser o caso tambem dos equipamentos eletricos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eemplo de equipamentos que usam tensão de 380V para funcionar:

Forno Eletrico de Padaria, lavadora de Roupas industrial, motor bomba ( estes sendo trifasicos são mais baratos em relação aos monofasicos e dispensão o capacitor ), existem outros varios equipamentos que usam essa tensão.

Tensão 220V é melhor que 110 ou 127V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

QUOTE 

Tá difícil mesmo!

As tensões como estão podem danificar equipamentos? Estranho, pois na casa de meu vizinho, as tensões estão quase iquais as minhas. E eu olhei na minha última conte de luz, e lá está escrito: Tensão Nominal: 240 / 120 V BIFASICO.

Isto quer dizer que as tensões estão praticamente corretas, já que estão entre os 118V e os 120V não é mesmo?

Processa eles !! Essas tensões estão completamente fora dos padrões... bom, eu nunca vi uma lâmpada de 240V. Muito menos uma de 120V... Quer dizer, quem usa como tensão padrão 220V, com certeza queima muitas lâmpadas. Mas no seu caso elas devem durar um pouco mais, mas brilham menos. Por outro lados a geladeira e os outros eletrodomésticos que possuem motores esquentam mais ( caso sejam para 127V mesmo ).

Ahn? Bem, eu também nunca vi lâmpadas de 120V e aqui ninguém usa 220V (ou 240V como eles dizem na conta) para quase nada. Apenas o chuveiro usa esta tensão. Talvez seja a moda daqui...

Outra coisa: Eu andei observando os aparelhos da minha casa e descobri algo interessante em todos eles: Eles não tem uma tensão padrão! Alguns são projetados para 110V, outros 115V, outros 120V e outros 127V, conforme seus manuais e etiquetas de "Atenção: 120V"!!! E outros, tem regulador automático que admintem tensões de 90V até 240V para seu funcionamento.

QUOTE 

Bem, são dois de 20A e dois de 40A (sem contar com os outros dois de 40A que estão sobrando)

Aqui até o quadro é antigo, sabe aquelas caixas de madeira embutidas na parede? É assim...

Outra coisinha, é que mesmo se eu colocasse mais disjuntores no quadro, não ia adiantar nada, pois só tem um fio saindo de cada um dos quatro disjuntores, e estes fios entram um par em cada um dos dois conduítes que tem lá no quadro (sem contar com o conduíte que tem os três fios de entrada, que vem do relógio).

Tem algo errado nesta história não tem?

Olha, eu não tenho certeza, mas pelo que descreveu parece que tá certinho mesmo... mas para ligar disjuntores novos, é preciso ligá-los aos fios que vem do relógio. Estes fios não estão ligados a barras ??

Não há barra alguma em lugar algum da instalação da minha casa. Mais uma coisa que deve estar errada...

QUOTE 

É meio difícil ser disjuntor reserva, já que os cabos estão ligados na parte de cima dos mesmos, só não sei para quê...

Estes cabos vem de onde ?? Do relógio ??

Sim, vem do relógio. Em cada disjuntor está um fase.

QUOTE 

Segunda parte: Nosso amigo Claudiomirorl, disse que para o estabilizador estabilizar em 115V, seria necessário uma tensão de entrada MAIOR que os 118V da média aqui. Mas aí, tem outra coisa: No estabilizador está escrito que ele é Monovolt 110V e não 120V ou 127V como vocês estão achando que é!!!

Bom, mesmo que esteja escrito que é 110V, eu não acredito muito nessa informação, porque 110V eu não tenho certeza se é padronizado aqui no Brasil... Monofásico comum que eu conheço é 127V e 220V ( em residências ). Pode ser que exista, mas deve ser algo local... não sei se um fabricante faria com uma tensão tão restrita assim.

Pois é, mas ele é muito antigo e eu não sei se 110V já foi o padrão da época dele...

QUOTE 

Quem define quantas fases terá a instalação elétrica das casas? A companhia de luz? Será que tá certo o meu ser Bifásico?

Isso eu não sei dizer... como a construção é antiga, tanto pode ter sido a concessionária ou quem fez o pedido de ligação. Não sei como funcionava naquela época. Porque não era necessário algumas coisas que são exigidas hoje em dia, como memorial de cálculo, planta elétrica, etc.... mas não está errado ser bifásico. Isso é o mais comum de se encontrar, e com ele você pode obter 220V ou 127V, o que já é suficiente.

Pois é! A única diferença é nas tensões que aqui são meio doidas!!!

QUOTE 

Como é que eu vou saber quantos Watts de carga a minha cassa precisa? Somando a potência de TODOS os aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica?

380V?!? Caramba! Existe algum eletrodoméstico que usa isso?

Só uma correçãozinha, aqui o sistema é BIfásico a três fios (2 fases e 1 neutro).

Para saber isso basta somar a potência de todos os eletrodomésticos e equipamentos elétricos que costuma usar, não importando quantas horas por dia são utilizados. Eu nunca vi nenhum equipamento que funcione em 380V, mas eles existem com certeza.

Beleza. Mas para uma casa como a minha, qual é a média de Watts que ela "consome"?

==> Contiunua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, nos equipamentos de medição ( Medidores de Energia Eletrica ) vem como tensão nominal de 240 V, mas isso não quer dizer que eles devam trabalhar nessa tensão e sim, esse é a tensão que ele admite para seu funcionamento correto. Esse deve ser o caso tambem dos equipamentos eletricos.

O que seria Tensão Nominal? (que é o que está escrito na minha conta...)

Eemplo de equipamentos que usam tensão de 380V para funcionar:

Forno Eletrico de Padaria, lavadora de Roupas industrial, motor bomba ( estes sendo trifasicos são mais baratos em relação aos monofasicos e dispensão o capacitor ), existem outros varios equipamentos que usam essa tensão.

Mais uma novidade para mim!

Tensão 220V é melhor que 110 ou 127V.

Opa! Mais uma polêmica chegando... O que é melhor? Ter equipamentos ligados à rede 220V ou 110V? É verdade que 220V é mais econômico?

Desculpem-me pelo excesso de perguntas...

---

Muito Obrigado! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando se diz que 220V é melhor que 110V, tenta-se dizer tão somente que é um valor de tensão mais adequado por várias razões. Lembra do post do Satoru? Lá, se falava em fio para 220V e até quase deu briga! :D O que ocorre é que em 220V a bitola dos condutores pode ser menor e assim, a economia é maior durante a construção, sem perder em "desempenho" da instalação. Isto já foi muito debatido.

Quanto ao padrão adotado para a classificação dos consumidores pela concessionária, creio que depende muito do poder aquisitivo da população local. Aqui no norte por exemplo, a grande maioria das residências tem entrada monofásica. Até vejo muitos casos onde deveria ser bifásico ou trifásico e continua monofásico. Isto deve ser pura desinformação por parte do consumidor, que não sabe que em 380V trifásico, sua residência estaria bem mais funcional.

Ainda aqui no norte, é muito comum a maldita falta de fase. Se o consumidor é monofásico e sem sorte, ao ocorrer falta exatamente na fase que o alimenta.....já viu né? Escuridão total. Se fosse trifásico ainda teria parte da residência em pleno funcionamento.

Quanto á questão do nível de tensão adotado em cada região, creio que o próprio Satoru já havia postado um link(não estou certo) que mostrava a tensão em cada região do Brasil e do mundo.

Teoria matemática!

Vamos ver uma questão simples de perdas.

10% é um valor adotado como normal para a operação dentro dos níveis de tensão oferecidos. Claro que é muito, mas vamos em frente.

127V - 12.7V(10%) = 114,3V

220V - 22V(10%) = 198V

Agora vem a questão esclarecedora. Apesar de serem mantidos 10% nos 2 casos, se os circuitos forem construídos com fio da mesma bitola, em 127V sempre ocorrerá maior queda de tensão e assim, fica provado que em 220V é muito melhor.

Basta seguir a Lei de Ohm:

V = R x I

P = V x I = R x I² = v² / R

Analisando a primeira equação para a queda de tensão, que é o que interessa no momento, teríamos:

A queda de tensão ao longo do circuito seria diretamente proporcional á resistência do circuito(bitola do fio influi) e à corrente da carga(em 127V seria maior) para uma mesma potência alimentada.

Isto pode ser apresentado de forma diferente, mas o raciocínio sempre será o mesmo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@12 set 2004, 18:19

Quanto ao padrão adotado para a classificação dos consumidores pela concessionária, creio que depende muito do poder aquisitivo da população local. Aqui no norte por exemplo, a grande maioria das residências tem entrada monofásica. Até vejo muitos casos onde deveria ser bifásico ou trifásico e continua monofásico. Isto deve ser pura desinformação por parte do consumidor, que não sabe que em 380V trifásico, sua residência estaria bem mais funcional.

MEIRANETO, de acordo com o inciso 1° do artigo 33 da Resolução 456/2000 da Aneel, o consumidor poderá ser atendido em tensão de fornecimento com ligação bifasica ou trifasica, ainda que a mesma não apresente carga instalada suficiente para tanto, desde que o consumidor se responsabilize pelo pagamento da diferença do preço do medidor, pelos materiais e demais equipamentos de medição a serm instalados, bem como o custo de adaptação da rede, quando necessario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahn? Bem, eu também nunca vi lâmpadas de 120V e aqui ninguém usa 220V (ou 240V como eles dizem na conta) para quase nada. Apenas o chuveiro usa esta tensão. Talvez seja a moda daqui...

Não é bem moda... é porque o chuveiro ( geralmente ) é a maior carga de uma residência, então coloca-se 220V porque a bitola do fio é menor, e portanto mais barato.

Não há barra alguma em lugar algum da instalação da minha casa. Mais uma coisa que deve estar errada...

Então em algum ponto antes do quadro ( ou mesmo dentro dele ) deve ter algumas ramificações dos fios de entrada, já que disse que os fios chegam diretamente nos disjuntores.

Beleza. Mas para uma casa como a minha, qual é a média de Watts que ela "consome"?

Vocês tem 3 chuveiros elétricos aí ?? Se for, acredito que seja entre 35KW e 45KW.

Opa! Mais uma polêmica chegando... O que é melhor? Ter equipamentos ligados à rede 220V ou 110V? É verdade que 220V é mais econômico?

Não. Se as construções seguirem as normas, o consumo será o mesmo. 127V só é mais dispendioso na construção.

O que seria Tensão Nominal?

É a tensão normal de funcionamento do equipamento ( tensão para a qual ele foi projetado ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@12 set 2004, 18:19

Quanto ao padrão adotado para a classificação dos consumidores pela concessionária, creio que depende muito do poder aquisitivo da população local. Aqui no norte por exemplo, a grande maioria das residências tem entrada monofásica. Até vejo muitos casos onde deveria ser bifásico ou trifásico e continua monofásico. Isto deve ser pura desinformação por parte do consumidor, que não sabe que em 380V trifásico, sua residência estaria bem mais funcional.

Não sei não... com base na lista de equipamentos em 380V apresentada pelo Diogo, eu acho que daria na mesma... bom, pelo menos aqui em casa eu não uso Forno Eletrico de Padaria, lavadora de Roupas industrial, motor bomba... até poderia, mas no meu caso não seria razoável porque ficaria caro ( pois teria que pagar uma instalação que seria subutilizada )....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Satoru@12 set 2004, 19:18

Opa! Mais uma polêmica chegando... O que é melhor? Ter equipamentos ligados à rede 220V ou 110V? É verdade que 220V é mais econômico?

Não. Se as construções seguirem as normas, o consumo será o mesmo. 127V só é mais dispendioso na construção.

Satoru, temos que salientar tambem que, se as instalações não tiverem sido bem feitas, principalmente AS EMENDAS,ai é que mora o problema, perdas por efeito joule. Parece que os "Eletricistas de Plantão" não estão muito preocupados com emendas. Já vi absurdo do tipo ganchos prensados com alicate e com fita isolante, TERRIVEL. Então se for em 110V as perdas serão maiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Satoru+12 set 2004, 19:20QUOTE (Satoru @ 12 set 2004, 19:20) MEIRANETO@12 set 2004, 18:19

Quanto ao padrão adotado para a classificação dos consumidores pela concessionária, creio que depende muito do poder aquisitivo da população local. Aqui no norte por exemplo, a grande maioria das residências tem entrada monofásica. Até vejo muitos casos onde deveria ser bifásico ou trifásico e continua monofásico. Isto deve ser pura desinformação por parte do consumidor, que não sabe que em 380V trifásico, sua residência estaria bem mais funcional.

Não sei não... com base na lista de equipamentos em 380V apresentada pelo Diogo, eu acho que daria na mesma... bom, pelo menos aqui em casa eu não uso Forno Eletrico de Padaria, lavadora de Roupas industrial, motor bomba... até poderia, mas no meu caso não seria razoável porque ficaria caro ( pois teria que pagar uma instalação que seria subutilizada )....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Diogo Rios@12 set 2004, 19:30

São exemplos de maquinas eletricas. :chicote:

Mas já visitei uma residencia que era trifasica, somente porque tinha uma lavadora de roupas dessas grandes indutriais. A dona da casa era lavadeira.

beleza :D

Mas isso é um caso mais que específico... e aqui em muitas cidades de Minas e São Paulo, residências não podem ter equipamentos deste porte, que são destinados para o comércio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Diogo Rios@12 set 2004, 13:03

Eemplo de equipamentos que usam tensão de 380V para funcionar:

Forno Eletrico de Padaria, lavadora de Roupas industrial, motor bomba ( estes sendo trifasicos são mais baratos em relação aos monofasicos e dispensão o capacitor ), existem outros varios equipamentos que usam essa tensão.

Tensão 220V é melhor que 110 ou 127V.

A explicacao do 110v e do 127 e a seguinte: A anos atras a tensão padrão de distribuicao era 110V fase neutro, mas devido a diversos fatores foi elevada para 127Vfase neutro. Essa alteracao passou desapercebido para a maioria pois não mudou nada para o usuario final. 99% dos equipamentos não foram mudados simplesmentem porque não precisa, e uma mudanca muito pequena, dentro da faixa de tolerancia de todos os equipamentos. Ate porque, sao poucos os locais que você vai conseguir na sua casa achar 127V. você vai achar no relogio de medicao talvez 125 ocilando com 127V. Na maioria das tomadas da susa casa você vai achar 118 a 122V e assim mesmo.

Quem quiser posso dar umas explicacoes mais tecnicas sobre isso....

Com relação a pergunta se 220V e melhor que 127V, eu pergunto em que sentido?

Nos dois você vai consumir a mesma quantidade de energia, ou seja, a conta de luz não vai baixar. O que muda e que com o 220V a correte e menor, por isso os fios podem ser mais finos, e por isso mais baratos. Mais o principal fator e o de a corrente ser menor em 220v, por exemplo, um chuveiro e sempre bom ser 220V. Um ar condicionado idem....., mas equipamentos mais leves não fazem diferenca.

Espero ter ajudado.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por leoscime+12 set 2004, 22:50QUOTE (leoscime @ 12 set 2004, 22:50) Diogo Rios@12 set 2004, 13:03

Eemplo de equipamentos que usam tensão de 380V para funcionar:

Forno Eletrico de Padaria, lavadora de Roupas industrial, motor bomba ( estes sendo trifasicos são mais baratos em relação aos monofasicos e dispensão o capacitor ), existem outros varios equipamentos que usam essa tensão.

Tensão 220V é melhor que 110 ou 127V.

A explicacao do 110v e do 127 e a seguinte: A anos atras a tensão padrão de distribuicao era 110V fase neutro, mas devido a diversos fatores foi elevada para 127Vfase neutro. Essa alteracao passou desapercebido para a maioria pois não mudou nada para o usuario final. 99% dos equipamentos não foram mudados simplesmentem porque não precisa, e uma mudanca muito pequena, dentro da faixa de tolerancia de todos os equipamentos. Ate porque, sao poucos os locais que você vai conseguir na sua casa achar 127V. você vai achar no relogio de medicao talvez 125 ocilando com 127V. Na maioria das tomadas da susa casa você vai achar 118 a 122V e assim mesmo.

Quem quiser posso dar umas explicacoes mais tecnicas sobre isso....

Com relação a pergunta se 220V e melhor que 127V, eu pergunto em que sentido?

Nos dois você vai consumir a mesma quantidade de energia, ou seja, a conta de luz não vai baixar. O que muda e que com o 220V a correte e menor, por isso os fios podem ser mais finos, e por isso mais baratos. Mais o principal fator e o de a corrente ser menor em 220v, por exemplo, um chuveiro e sempre bom ser 220V. Um ar condicionado idem....., mas equipamentos mais leves não fazem diferenca.

Espero ter ajudado.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Satoru+12 set 2004, 11:52QUOTE (Satoru @ 12 set 2004, 11:52) leoscime@12 set 2004, 01:46

Outra coisa, isso e apenas teorico, pois em grande escala, por exemplo, uma linha de trasmicao de 500000V, ela por si so e um capacitor enorme e gera uma alta quantidade de perdar por potencia reativa, pois essa potencia em cerca de 80% do sistema eletrico so causa perda.

Para qualquer esclarecimento maior to ai!!!

abraços

Bom, o negócio do FP o Meiraneto já comentou.

Quanto à linha de transmissão funcionar como um capacitor, à quais linhas você se refere ???? Longas, médias ou curtas ??? Em quais períodos do dia ??? A carga de reativos não é a mesma durante todo o período, porque a demanda muda ao longo do dia. De madrugada não é a mesma que durante às 18:00h, e o comportamento da rede não será a mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Diogo Rios+12 set 2004, 22:56QUOTE (Diogo Rios @ 12 set 2004, 22:56)
Postado Originalmente por leoscime@12 set 2004, 22:50

Diogo Rios@12 set 2004, 13:03

Eemplo de equipamentos que usam tensão de 380V para funcionar:

Forno Eletrico de Padaria, lavadora de Roupas industrial, motor bomba ( estes sendo trifasicos são mais baratos em relação aos monofasicos e dispensão o capacitor ), existem outros varios equipamentos que usam essa tensão.

Tensão 220V é melhor que 110 ou 127V.

A explicacao do 110v e do 127 e a seguinte: A anos atras a tensão padrão de distribuicao era 110V fase neutro, mas devido a diversos fatores foi elevada para 127Vfase neutro. Essa alteracao passou desapercebido para a maioria pois não mudou nada para o usuario final. 99% dos equipamentos não foram mudados simplesmentem porque não precisa, e uma mudanca muito pequena, dentro da faixa de tolerancia de todos os equipamentos. Ate porque, sao poucos os locais que você vai conseguir na sua casa achar 127V. você vai achar no relogio de medicao talvez 125 ocilando com 127V. Na maioria das tomadas da susa casa você vai achar 118 a 122V e assim mesmo.

Quem quiser posso dar umas explicacoes mais tecnicas sobre isso....

Com relação a pergunta se 220V e melhor que 127V, eu pergunto em que sentido?

Nos dois você vai consumir a mesma quantidade de energia, ou seja, a conta de luz não vai baixar. O que muda e que com o 220V a correte e menor, por isso os fios podem ser mais finos, e por isso mais baratos. Mais o principal fator e o de a corrente ser menor em 220v, por exemplo, um chuveiro e sempre bom ser 220V. Um ar condicionado idem....., mas equipamentos mais leves não fazem diferenca.

Espero ter ajudado.

abraços

Então renponda minha pergunta!

Um edificio comercial será construido em Recife ( 220V ) e outro em São Paulo ( 110 V ).

Qual instalação terá menor custo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por leoscime@12 set 2004, 22:50

A explicacao do 110v e do 127 e a seguinte: A anos atras a tensão padrão de distribuicao era 110V fase neutro, mas devido a diversos fatores foi elevada para 127Vfase neutro. Essa alteracao passou desapercebido para a maioria pois não mudou nada para o usuario final. 99% dos equipamentos não foram mudados simplesmentem porque não precisa, e uma mudanca muito pequena, dentro da faixa de tolerancia de todos os equipamentos. Ate porque, sao poucos os locais que você vai conseguir na sua casa achar 127V. você vai achar no relogio de medicao talvez 125 ocilando com 127V. Na maioria das tomadas da susa casa você vai achar 118 a 122V e assim mesmo.

A quantos anos ?!?! Já vi transformadores aqui na minha cidade com mais de 18 anos, e eles são 13,8/220-127... eu nunca vi um transformador ( pelo menos aqui ) que tivesse 110 no secundário. Como assim "passou desapercebido" ?!?!? São mais de 15% de diferença !! Põe tolerância nisso !! Na resolução 24 de 2001 eles dizem que acima de 5% de variação as concessionárias já começam a levar na *****...

Aqui na minha casa é tudo 127V, e não tenho um equipamento sequer que seja 110V...

As linhas que me referi sao as grande linhas de trasmicao. Mas o que disse foi apenas uma pequena analogia, pois FURNAS compensa esse efeito na saida das linhas em itaipu e na chegada em SP, e outro lugares do sudeste.

Com relação ao reativo não ser constante durante o dia, isso e 100% verdade!!

No horario de pico e bem maior que no restante.

Em itaipu existe bancos de capacitores gigantescos que sao acoplados na medida nescessaria para aquele dado momento, e muuuuuuito legal!!!

JA fui la em visita tecnica e tenho muuitas fotos show!!! se quiser podemos ver para passar para você.

O que seria "trasmicao" ?? Seria um mico grande e transformista ?? Sim, no horário de pico é bem maior que no restante. Mas uma linha de transmissão nunca é apenas capacitiva. Durante a madrugada ela é indutiva... tanto que nesse período alguns geradores de algumas usinas são motorizados para consumir esse excesso de reativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Satoru+13 set 2004, 13:20QUOTE (Satoru @ 13 set 2004, 13:20) leoscime@12 set 2004, 22:50

A explicacao do 110v e do 127 e a seguinte: A anos atras a tensão padrão de distribuicao era 110V fase neutro, mas devido a diversos fatores foi elevada para 127Vfase neutro. Essa alteracao passou desapercebido para a maioria pois não mudou nada para o usuario final. 99% dos equipamentos não foram mudados simplesmentem porque não precisa, e uma mudanca muito pequena, dentro da faixa de tolerancia de todos os equipamentos. Ate porque, sao poucos os locais que você vai conseguir na sua casa achar 127V. você vai achar no relogio de medicao talvez 125 ocilando com 127V. Na maioria das tomadas da susa casa você vai achar 118 a 122V e assim mesmo.

A quantos anos ?!?! Já vi transformadores aqui na minha cidade com mais de 18 anos, e eles são 13,8/220-127... eu nunca vi um transformador ( pelo menos aqui ) que tivesse 110 no secundário. Como assim "passou desapercebido" ?!?!? São mais de 15% de diferença !! Põe tolerância nisso !! Na resolução 24 de 2001 eles dizem que acima de 5% de variação as concessionárias já começam a levar na *****...

Aqui na minha casa é tudo 127V, e não tenho um equipamento sequer que seja 110V...

As linhas que me referi sao as grande linhas de trasmicao. Mas o que disse foi apenas uma pequena analogia, pois FURNAS compensa esse efeito na saida das linhas em itaipu e na chegada em SP, e outro lugares do sudeste.

Com relação ao reativo não ser constante durante o dia, isso e 100% verdade!!

No horario de pico e bem maior que no restante.

Em itaipu existe bancos de capacitores gigantescos que sao acoplados na medida nescessaria para aquele dado momento, e muuuuuuito legal!!!

JA fui la em visita tecnica e tenho muuitas fotos show!!! se quiser podemos ver para passar para você.

O que seria "trasmicao" ?? Seria um mico grande e transformista ?? Sim, no horário de pico é bem maior que no restante. Mas uma linha de transmissão nunca é apenas capacitiva. Durante a madrugada ela é indutiva... tanto que nesse período alguns geradores de algumas usinas são motorizados para consumir esse excesso de reativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Diogo Rios@12 set 2004, 23:16

Como assim não vai saber qual tomada?

No projeto eletrico ja deve ser determinado quais serão as TUG e as TUE, e isso é padrão, seguindo a NBR 5410.

Exato, mas e se o camarada resolver trocar uma para 220, ou para 127, como eu fiz aqui em casa. Em empresas e muito importante pensar nisso........

correto???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por leoscime+15 set 2004, 18:09QUOTE (leoscime @ 15 set 2004, 18:09) Diogo Rios@12 set 2004, 23:16

Como assim não vai saber qual tomada?

No projeto eletrico ja deve ser determinado quais serão as TUG e as TUE, e isso é padrão, seguindo a NBR 5410.

Exato, mas e se o camarada resolver trocar uma para 220, ou para 127, como eu fiz aqui em casa. Em empresas e muito importante pensar nisso........

correto???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por leoscime@15 set 2004, 18:09

Exato, mas e se o camarada resolver trocar uma para 220, ou para 127, como eu fiz aqui em casa. Em empresas e muito importante pensar nisso........

correto???

Eu acho que estamos falando em residencias.

Em comercio ou industrias o que importa e função da instalação e a observancia de possiveis modificações futuras em seu Layout.

Regras como as dos 5 metros, 3,5 metros são desprezadas, entende ?

E se quiser alterar tensão é um problema dele e não do projetista.

Projetista projeta uma TUG ou uma TUE , não um mix de tomadas, não há um seletor para escolher: agora é 110 ou melhor 127 ou 220V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Diogo disse tudo... desde o dia em que você disse que antigamente era 110V que eu tô tentando imaginar de onde sai essa relação. Se entre uma fase e o neutro é 220/√3, eu não vejo de onde sai essa relação. Pelo que sei, vem tudo trifásico, por isso usa essa relação. A única "saída" seria se usássemos distribuição "quadrifásica", aí seria 220/√4 e daria 110V.

e os mais "complexos"(tv, na epoca não tinha pc) tem suas fontes muito bem ajustadas e auto regulaveis, ou seja se "adaptaram" sozinhas.

Qualquer aparelho que faça isso não tem mais do que 10 anos de existência. Essa "tecnologia" de ajustar automaticamente a tensão não é antiga não. E antigamente ( 15 ou 20 anos atrás ), ou era 127V ( ou 110V como preferir ) ou 220V... Pode ser que existiam lugares alimentados com 110V, mas seriam localidades únicas, alimentadas por autotransformadores específicos, sendo específicos não seriam usados como padrão para eletrodoméstico nenhum.

A alguns meses atras uma secao de onde eu trabalho resolveu querer consertar uma fonte velha (muito velha) que tava la parada. Eles não sabiam porque ela passou a fornecer 32v dc na saida, ao invés dos 28 previstos. Eu peguei o treco para fazer e ate me tocar que era a diferenca de tensão, apanhei bastante. Desconfiei de retificacao, capacitores, trafo, etc etc.....ate que me veio a mente colocar ela numa saida 110v de um autotrafo que temos la, resultado 28v dc na saida.

Que tipo de fonte ?!?! Fonte de computador ??? Se for não pode ser tão antiga. Os desktops mais antigos que usam fontes não tem mais que 15 anos.

A tolerancia que você falou esta exata, isso e para distribuicao, é um controle de qualidade do governo. Mas e um problema pro usuario final provar isso cara.

Consumidor não tem que provar nada. A ONS tem monitora tudo, se você entrar com uma reclamação junto à Aneel a Cemig vai ser multada com certeza e não tem como reclamar. A ONS além de fazer os despachos tem todo o mapeamento da rede brasileira e sabe de todos os detalhes das concessionárias.

aqui mesmo onde to morando, cara, aqui tem uma queda absurda toda noite, alguma carga muito grande e ligado no meu alimentador todo dia as 19:50, ja denunciei a CEMIG e nada e feito. A unica forma de provar e se algum equip queimar ou se arrumar um registrador, para fazer o grafico da tensão aqui.....aqui em BH não conheco ninguém que possa me arrumar isso, no rio conhecia geral. To morando a pouco tempo aqui.

Ligada ao seu alimentador ?!?! Acho difícil... já que a Cemig atende os grandes consumidores com linhas exclusivas. Se tiver é ilegal... além do mais, a Cemig não permite nem que motores acima de 3 ou 5cv tenham partida direta. Não consigo visualizar que tipo de carga desse porte está sendo alimentada por uma mesma linha que atende consumidores urbanos... a não ser que more perto de um hospital ou shopping, que tenham geradores em paralelo com a rede.

Mas você não disse que está fazendo Engenharia Elétrica na UFMG ?? Eles tem esses registradores lá ( não é possível que uma universidade desse tamanho não tenha ). Porque não conversou com nenhum professor ?!?! Se ele assumir ou fizer a medição, eles liberam o equipamento. E mesmo assim, a universidade aí não tem nenhum projeto ou programa de integração com a comunidade para resolver esses problemas ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...