Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Muito barulho para muito dinheiro


Posts recomendados

Olá a todos do forum Clube do Hardware, recentemente comprei 2 fan Coolermaster R4 Sickleflow:

 

http://www.kabum.com.br/produto/52632/cooler-fan-coolermaster-r4-sickleflow-x-120-verde-r4-sxdp-20fg-r1

 

O problema é que estão fazendo bastante barulho, tenho uma fan padrão aerocool de 15 reais que faz bem menos barulho que ela, já tentei de tudo e não achei o problema.

 

Fan 1 : http://i.imgur.com/BFwSqdc.jpg

Fan 2 : http://i.imgur.com/F2AFeWm.jpg

 

também instalei o cooler T4 e ele não faz barulho algum! sendo que ambos tem praticamente o mesmo dbA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kamiaze5 você precisa ver o contexto.

 

Esse R4 Sickleflow tem 3 pinos (não tem controle PWM). Ou seja, ele só roda a 100%, e um fan a 2000rpm em uma grelha de gabinete vai abrir o bico legal. Nem um Noctua seria perto de silencioso a 2000rpm. A 2000rpm eles são verdadeiros turboélices.

 

O seu fan de 15 reais que você mencionou deve ter 1000rpm.

 

O fan do Hyper T4 tem PWM e deve ficar na maior parte das vezes entre 600 e 1300rpm. Só em casos específicos ele vai passar de 1500rpm. Em overclock, com teste de estresse, ele pode chegar aos 1800rpm de fábrica.

 

Ou seja, você não pode comparar um fan que fica sempre a 2000rpm com fans que estão sempre entre 600 e 1300rpm.

 

Se você puder plugar os fans na placa-mãe, talvez o SpeedFan controle pela tensão. Ou então compre um controlador de fan. Alguns fans da Cooler Master vêm com redutor de velocidade, mas ele vai ficar sempre a 7v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kamiaze5 o padrão da aerocool é bem silencioso mesmo, mas é muito fraco. Esses só se você reduzir o rpm dele. Eu tenho dois AF120 que também fazem muito barulho e eram para ser da linha silenciosa.

Só que no meu caso, o meu gabinete o Aero500, tem controlador de fan para até 4 fans, assim, deixo meu AKASA piranha no PWM no Cha fan da Mobo, e os outros 2 AF120 no controlador e outros 2 fans genéricos, sendo 1 o padrão da aerocool. Assim só quando vou jogar que ligo no máximo os fans.

O ideal é como o contiusa informou, comprar um controlador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kamiaze5 o que está no molex não tem jeito. Só se ele veio com um redutor de velocidade (é um adaptador que você coloca no fio entre a fonte e o fan.

 

O SpeedFan eu não conheço, mas deve ter vários tutuorias no Youtube para criar um perfil para o fan. Se o conector da sua placa-mãe for de 1A (12W), você pode complar um splitter e plugar os dois fans no mesmo conector da placa-mãe e controlar pelo SpeedFan. 

 

Mas teste primeiro com o fan que já está na placa-mãe. Se der para controlar com o SpeedFan, você compra o splitter para plugar os dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...