Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como escolher uma placa-mãe?!


Posts recomendados

Bom dia a todos!

 

Preciso de ajuda para a escolha da placa-mãe. São muitas vertentes e acabo confundindo tudo! A única coisa que sei é que placa que começa com "Z" serve para OverClock e por não estar nos meus planos fazer OC, ela é desnecessário.
Por conta disso, me resta as que começam com "H" e "B", mas qual a diferença delas? Ainda tem os números 110, 150 e 170, que me confundem mais ainda! Essa é minha dúvida, já pesquisei bastante sobre, mas não consigo chegar em um consenso (principalmente por ser leigo nesse assunto). 
Vou deixar a configuração do computador que estou montando, se alguém puder me dar alguma luz sobre qual placa é mais viável fico muito agradecido!

- I7 6700
- Gtx 1060 6Gb
- placa-mãe (?)
- 8Gb de RAM 2133Mhz (vi que existe de 2400Mhz, mas na pesquisa que fiz, todas as placas mãe suportavam somente 2133Mhz. Se alguém souber me explicar sobre isso também, agradeço muito)
- Fonte (?) (Não tive tempo de pesquisar sobre a fonte ainda)


Outros critérios para a escolha da placa-mãe:
- Não pretendo fazer SLI e usar dois monitores
- Quero poder usar o USB 3.0 do gabinete
- Duas entradas para memória RAM e uma entrada para placa de vídeo são suficientes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Superbi Amigo, através de testes feitos, mostrou-se que as placas mãe H170, levam uma ligeira vantagem referente a B150, no caso das memórias, grande parte das placas mãe suportam até 2133mhz, mas isso não quer dizer que você não pode usar uma memória com uma quantidade maior de mhz, 2400 por exemplo, nesse caso, você não poderá usufruir dos 2400mhz, apenas do que a placa-mãe suporta, limitando-se nos 2133mhz, por isso é mais viável comprar uma memória de 2133mhz.

A placa-mãe Gigabyte H170 Pro gaming 3 é uma ótima opção, e está por um bom preço.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Superbi Bom dia!

 

Vamos lá, Ok já temos um ponto chave, você não pretende fazer OC, esses números que você não diz entender são referente aos Chipset (tem a função é realizar diversas funções de hardware, como controle dos barramentos (PCI) resumindo o ChipSet é uma parte fundamental da sua placa-mãe), então eu lhe faço uma pergunta, você quer ter uma placa-mãe com vídeo on board ou sem vídeo on board ??? pois bem, com o on board se sua placa de vídeo queimar você tem uma alternativa porém você perde um pouco de desempenho, quando a placa-mãe tem vídeo somente off board você ganha um pouco de desempenho pois todo o vídeo é por conta da placa de vídeo(exclusivamente) eu quando comprei comprei uma placa com vídeo somente Off board, não me arrependo pois se meu computador ficar sem placa de vídeo eu não vou querer usar ele mesmo ahahahah, então eu particularmente gosto muito das placas da Asus, outra dica é comprar uma placa já com suporte para DDR4, compre tudo de ponta ;) 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 minutos atrás, JhonSnow disse:

@Rodrigo Superbi Bom dia!

 

Vamos lá, Ok já temos um ponto chave, você não pretende fazer OC, esses números que você não diz entender são referente aos Chipset (tem a função é realizar diversas funções de hardware, como controle dos barramentos (PCI) resumindo o ChipSet é uma parte fundamental da sua placa-mãe), então eu lhe faço uma pergunta, você quer ter uma placa-mãe com vídeo on board ou sem vídeo on board ??? pois bem, com o on board se sua placa de vídeo queimar você tem uma alternativa porém você perde um pouco de desempenho, quando a placa-mãe tem vídeo somente off board você ganha um pouco de desempenho pois todo o vídeo é por conta da placa de vídeo(exclusivamente) eu quando comprei comprei uma placa com vídeo somente Off board, não me arrependo pois se meu computador ficar sem placa de vídeo eu não vou querer usar ele mesmo ahahahah, então eu particularmente gosto muito das placas da Asus, outra dica é comprar uma placa já com suporte para DDR4, compre tudo de ponta ;) 

As placas mãe com VGA onboard deixaram de ter desempenho inferior há muito tempo, isso é passado. Os Skylakes possuem vídeo integrado, então as placas mãe para eles possuem saída de vídeo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NascarBR  Bom dia!

 

Com certeza isto é o futuro, no futuro não teremos que ter placa de vídeo off board, será somente o processador e o vídeo on board, más eu acredito que estamos muito longe ainda desta realidade e o vídeo on board prejudica sim o desempenho de forma geral no equipamento. Estes processadores novos como Skylakes são feitos para pessoas que não querem gastar com placas de vídeo e ter um desempenho mediano em games, más com a invenção do óculos VR e outras tecnologias que estão sendo criadas a placa de vídeo off board é fundamental para estas novas tecnologias.

 Se você tem um carro carregando uma certa certa quantidade de peso e você tira este peso dele e joga para outro carro, com certeza o carro terá um melhor rendimento isto é lógico.  

 

" O ponto fraco das placas onboard fica por conta da necessidade da memória e do processador do computador para funcionar. No caso da memória, a parte utilizada é normalmente definida no setup (programa da Bios) do PC e é chamada de memória compartilhada. Por causa desta distribuição de recursos, o processador acaba executando tarefas que seriam da placa de vídeo e, consequentemente, há uma queda geral no desempenho do equipamento.

Como este modelo do hardware é soldado na placa-mãe, caso queime ou seja insuficiente para as tarefas do usuário, não há como trocá-lo por um melhor. Nessa situação, a única solução possível é adicionar uma placa offboard e desativar a onboard na Bios, para não atrapalhar o funcionamento da nova aquisição."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sávio Oliveira 17 Obrigado por sanar minha dúvida sobre os MHz. Vou comprar os de 2133MHz então.

Sobre a H170 ter vantagem sobre a B150, eu fico sem saber, por que o amigo @le007 disse o contrário. Se for somente em relação a expansão futura, para mim não é vantagem, pois não pretendo mexer nele nunca.

 

@JhonSnow Não sabia disso e concordo com você, prefiro uma off board também. (Meu objetivo é exclusivamente jogos). Sobre o DDR4 eu já havia pesquisado sobre isso e vou comprar uma DDR4 8Gb 2133MHz (se der compro duas dessa) 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 minutos atrás, JhonSnow disse:

@NascarBR  Bom dia!

 

Com certeza isto é o futuro, no futuro não teremos que ter placa de vídeo off board, será somente o processador e o vídeo on board, más eu acredito que estamos muito longe ainda desta realidade e o vídeo on board prejudica sim o desempenho de forma geral no equipamento. Estes processadores novos como Skylakes são feitos para pessoas que não querem gastar com placas de vídeo e ter um desempenho mediano em games, más com a invenção do óculos VR e outras tecnologias que estão sendo criadas a placa de vídeo off board é fundamental para estas novas tecnologias.

 Se você tem um carro carregando uma certa certa quantidade de peso e você tira este peso dele e joga para outro carro, com certeza o carro terá um melhor rendimento isto é lógico.  

 

" O ponto fraco das placas onboard fica por conta da necessidade da memória e do processador do computador para funcionar. No caso da memória, a parte utilizada é normalmente definida no setup (programa da Bios) do PC e é chamada de memória compartilhada. Por causa desta distribuição de recursos, o processador acaba executando tarefas que seriam da placa de vídeo e, consequentemente, há uma queda geral no desempenho do equipamento.

Como este modelo do hardware é soldado na placa-mãe, caso queime ou seja insuficiente para as tarefas do usuário, não há como trocá-lo por um melhor. Nessa situação, a única solução possível é adicionar uma placa offboard e desativar a onboard na Bios, para não atrapalhar o funcionamento da nova aquisição."

Hoje o processador controla as memórias, não depende mais da placa-mãe. Esse era o calcanhar de Aquiles. Quase ninguém usa onboard, ter ou não tanto faz. Não há como montar Skylake com placa-mãe sem saída de vídeo, que o processador controla, não a placa-mãe. Não há perda de desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Superbi Sobre as placas H170 e B150, as da linha H (Home) são mais básicas sim, exceto as com denominação "gaming" ou "pro" que na minha opinião é só nome para ficarem mais caras sendo que trazem os mesmos ou poucos recursos a mais que a linha da B150, portanto para um melhor custo benefício vá de B150 mesmo amigo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
7 minutos atrás, Rodrigo Superbi disse:

@JhonSnow @NascarBR Mas no meu caso que o objetivo é somente jogos e se minha placa de vídeo estraga o pc se torna inútil, o mais viável é o que me trás mais desempenho. Claro que se o preço for muito mais alto, pode ser dispensável esse ganho de desempenho

Cuidado com informações desencontradas e desatualizadas. Não vai estragar nada e nem perder desempenho, pegue uma B150 ou H170 e seja feliz.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 minutos atrás, Rodrigo Superbi disse:

Obrigado a todos, agora tenho um "norte" para seguir! Vou olhar o preço da H170 e da B150, e então comprar baseado no preço de cada uma dela. Sobre o on board e off board, onde acho isso nas configurações da placa?

No momento que coloca a VGA offboard na placa-mãe a onboard é desativada, não precisa se preocupar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NascarBR Ah sim, bem simples até kkkk' Obrigado!

 

@Sávio Oliveira 17 Eu li e naquele gráfico comparativo a H170 ganha da B150 em várias coisas, mas por uma diferença relativamente pequena. Baseado na minha configuração e objetivo, a H170 não seria um pouco exagerada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Superbi Melhor você comprar uma Atx, ao invés dessa Matx, dá mais uma pesquisada amigo que você encontrará uma melhor por um bom preço.

Comprei essa no link a seguir em uma promoção por 650,00 R$ no Kabum. http://www.kabum.com.br/produto/70140/placa-mãe-gigabyte-p-intel-lga-1151-atx-ga-h170-gaming-3-ddr4-hdmi-amp-upm-2sata-expresssata-6gb-s-usb-3-0

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...