Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador Rodando com Clock Baixo!


Posts recomendados

Ano passado resolvi renovar o PC e comprar uma placa de vídeo e um processador novo. Troquei meu FX 4300 por um FX 8300 Black Edition 3.3Ghz, 4.2Ghz Turbo. O foco do meu computador é jogos, então instalei tudo e fui logo testar. Começou tudo lindo, fps em 90+ na maioria dos jogos AAA do ano passado, mas depois de uns 10 minutos rodando, o fps caía pra 40, e às vezes até pra 20 (no caso do HITMAN 2016). Fui ver no gerenciador de tarefas (deixei ele aberto enquanto jogava) e o clock do processador, que ficava em 3.28Ghz constantemente, do nada caía pra 1.35Ghz, no meio do jogo. Achei que era problema de temperatura, comprei um cooler novo e duas ventoinhas. A temperatura abaixou bem, não passa de 58º em nenhum caso, mas continuo tento o mesmo problema. O clock cai, fica uns 30 segundos baixo, depois volta, fica mais 1 minuto no normal, aí cai de novo. O problema pode ser meu HD? É bem velhinho e tá sempre em 100% de uso, com uma taxa de leitura bem baixa (10 - 15 Mbps), ou a placa-mãe está limitando o processador? Algum driver? Já mexi na BIOS e desabilitei o Cool n' Quiet da AMD, pois li em fóruns que isso poderia ajudar, desinstalei o driver de todos os núcleos do processador e instalei de novo, e nada funcionou. Em Anexos fotos do gerenciador de tarefas mostrando a queda de clock! (desculpe a qualidade)

WhatsApp_Image_2017-01-05_at_18 (1).jpg

WhatsApp_Image_2017-01-05_at_18.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.kabum.com.br/produto/24797/placa-mãe-asus-p-amd-am3-matx-m5a78l-m-lx-br-2xddr3-vga-pcie-x16-porta-paralela-e-serial-6-sata-rede-gigabit-core-unlocker E essa placa? Aguenta? Ali diz fx até 95W, que se encaixa no meu processador... 

adicionado 6 minutos depois

você disse que não é impossível rodar um FX nessa placa... Tem algo que eu possa fazer pra ele parar de oscilar desse jeito? Mesmo que abaixe um pouco o clock dele pra 3.0 ou 2.8, mas que fique constante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
5 minutos atrás, malephar disse:

Essa é menos pior que a sua mas também não é recomendada. 100% de desempenho do FX somente com chipset 970 pra cima. A única abaixo das 970 vendida atualmente e que quebra um galho é essa Gigabyte: http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=4305#ov 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo já tentou usar o MSI Afterburner para fazer a medição? com ele da para ver essas informações no meio do jogo.

porque isso? aqui no W10 quando eu to jogando algo e deixo o jogo em segundo plano o FPS cai demais, parece que é algum tipo de sistema de economia de recursos da maquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
9 horas atrás, malephar disse:

@XtremeXX Mesmo com o jogo em primeiro plano o FPS cai, aí vou ver o processador parou de rodar no clock certo :/ Mesmo medindo com o Afterburner ele dá os mesmos resultados.

Como eu disse, com essa placa-mãe não adianta, ela não gerencia bem o FX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...