Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC começou reiniciar depois de raio


Posts recomendados

Pessoal, estou aqui novamente com um outro problema.

 

Essa madrugada estava chovendo muito e quando fui dormir resolvi tirar o PC da tomada para evitar problemas, pouco tempo depois caiu um raio que pareceu ser do lado de casa de tão alto o barulho e na mesma hora até deu um pique na energia. No outro dia que fui lembrar que a TV estava ligada e o cabo HDMI dela estava no PC e quando fui ligar as tomadas percebi um cheiro de queimado e desliguei em seguida, dei uma averiguada e parecia tudo nos conformes, depois tomei coragem e liguei novamente e funcionou.

 

Assim que liguei já comecei perceber algo estranho, começou enroscar, programas da NVidia dando problemas e fechando até que congelou a tela e travou o PC.  Reiniciei e o problema continuou, reinstalei os drivers da NVidia e alterei para acelerar o cooler da vga mais cedo e ele começou a ficar mais tempo ligado. Notei também que tinha deixado o cabo de rede ligado no PC e a entrada de rede onboard deixou de funcionar.

 

Fiquei jogando WoW umas 7 horas e ele funcionou de boa, comecei a jogar Lol ele reiniciou em 20 minutos, tentei de novo e reiniciou de novo, a  temperatura sempre esteve tudo bem, no lol nem da vga nem da CPU chegam nos 50, então não deve ser isso. O mais estranho foi ele começar dar aqueles problemas de congelar em apenas alguns minutos depois de ligado, depois ele passou a não mais congelar a tela e sim reiniciar, e depende do que estivesse fazendo, lol é um jogo leve para um i5 com uma gtx980 com 8gb de RAM. Enfim nesse momento estou testando novamente, acabei de tirar placa de vídeo e memória limpar os conectores e atualizei a BIOS da mobo, vamos ver o que acontece. 

 

Alguem ja já passou por algo parecido??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então na verdade a fonte é bem nova, deve ter nem um mês, a pouco tempo postei aqui meu problema e era justamente a fonte. Tentei fazer o teste com o multímetro nela mas não sei porque ao ligar o fio power com um terra não deu start nessa fonte, não sei o porque mas no PC ela liga normal.

 

Depois que fiz essas mudanças ainda não reiniciou mas também apenas joguei WOW que já não estava reiniciando, testei umas meia hora de LOL e não reiniciou mas não creio que eu tenha resolvido o problema.

 

Existe alguma chance de ser problema com software, Windows algo do tipo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Ewerton Vecchietti Gonçalves disse:

Então na verdade a fonte é bem nova, deve ter nem um mês, a pouco tempo postei aqui meu problema e era justamente a fonte. Tentei fazer o teste com o multímetro nela mas não sei porque ao ligar o fio power com um terra não deu start nessa fonte, não sei o porque mas no PC ela liga normal.

 

Depois que fiz essas mudanças ainda não reiniciou mas também apenas joguei WOW que já não estava reiniciando, testei umas meia hora de LOL e não reiniciou mas não creio que eu tenha resolvido o problema.

 

Existe alguma chance de ser problema com software, Windows algo do tipo?

mesmo uma fonte boa pode ser danificada por raios... afinal o que alguns milhões de volts não fazem? além disso ela está na garantia. 

 

liga o PC sem a placa de vídeo veja se os problemas ocorrem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, XtremeXX disse:

mesmo uma fonte boa pode ser danificada por raios... afinal o que alguns milhões de volts não fazem? além disso ela está na garantia. 

 

liga o PC sem a placa de vídeo veja se os problemas ocorrem

 

então, realmente uma descarga pode sim danificar mas o que eu acho estranho é que a fonte não estava conectada na tomada. As únicas coisas que tinham ligadas no PC eram o cabo HDMI que vem da TV e o cabo de rede do modem, tanto a TV e o modem estavam ligados no momento. Se aconteceu realmente uma descarga, ela aconteceria diretamente na placa de vídeo e na saída de rede onboard da placa-mãe.

 

Unica coisa que achei estranho na fonte foi ela não dar start quando liguei com o jumper o fio do power com o terra, mas quando coloco no computador funciona normal.

Mas vou tentar achar uma fonte pra testar, mas o problema que preciso fazer o teste por muito tempo porque o problema é esporádico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O computador ficou muito estranho, ele reinicia agora apenas quando abro o League of Legends, rodei alguns jogos mais pesados pra testar e rodou normalmente, rodei o teste de stress da vga por vários minutos e rodou tudo certo também mas quando abro o LOL ele reinici depois de um tempo de jogo. E não é aquecimento, fica na casa dos 50 graus e 40% uso da vga.

 

Tambem não faz sentido uma descarga que nem sei se atingiu a rede causar dano no PC fora da tomada apenas por estar ligado o cabo HDMI da TV, sendo que a TV não teve nenhum dano, nem o receptor de TV que estava na outra saída.

 

Não consigo saber se o problema é de hardware ou não, porque não tá fazendo sentido nenhum reiniciar apenas no LOL.

 

Alguem tem alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...