Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV cce hps 2781 queimando fusivel


Posts recomendados

ola estou com essa tv na bacada,a tv estava com o fùsivel  queimado troquei o mesmo mas  queimou de novo,testei o q801 2sc4430  estava em curto troquei e capacitor que fica na posição 403 perto do flyback estava partido por um curto tambem troquei

liguei o tv não queimou mais o fusivel, mas a fonte estava morta,só o lend do standby aceso ,troquei o ci tda4601 liguei o tv a fonte funcionou ,mas o +b esta com 142v a tv não liga,segundo o esquema deveria ter 122v, preciso de uma dica,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@josesalvo

olá colega,

se a tensão de +B está alto, significa que o mesmo não tem carga.

Em que ponto mediu o +B?

Dependendo de onde mediu, verifica a linha toda, começando desde L805 até o coletor do transistor de saída horizontal.

 

Checa isso e traz notícias pra gente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola bem nesse momento a tv queimou o fusivel e o transistor 2sc4430 queimou de novo,eu achei que já tinha resolvido o problema estava ligando sem a lampada em serie,coloquei outro transistor, ligando a tv ela não arma,pisca a lampada e não arma a fonte,talvez tenha queimado o ci4601, mas quando eu medi a tensão do +b eu medi no resistor 831 que alimenta a outra placa as tenções estavam alterada medi ate a placa que fica no tubo e tinha os 142v tambèm medi no resistor 414 142v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, quando trocou o TDA4601 você verificou C840/C841 também?

 

Citação

bem nesse momento a tv queimou o fusivel e o transistor 2sc4430 queimou de novo,

Você substitui pelo original ou colocou um equivalente como 2SC3644, 2SC4585, BUV48B(C), 2SC3552 ?

Pode até haver alguma coisa fritando esse transístor aí, mas do jeito que vão as coisas, é bem provável que ele e o TDA4601 não seja tão confiável. Me refiro a pirataria.

 

quando trocou Q801, substituiu também C890 / C814 ?

C815 não está em curto? Pois, se estiver, é bem provável que R816 e/ou D811 tenham dado problemas também.

 

Citação

ligando a tv ela não arma,pisca a lampada e não arma a fonte,talvez tenha queimado o ci4601,

Vamos aguardar a substituição dos componentes em questão.

 

 

Citação

mas quando eu medi a tensão do +b eu medi no resistor 831 que alimenta a outra placa as tenções estavam alterada

 

Do outro lado de R831 saía quanto? Essa tensão vai para o Varicap. Depois que garantir o correto funcionamento da fonte, passaremos para o estágio horizontal.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o transistor 2sc4430 eu troquei pelo mesmo não sei se é original,e o ci 4601comprei na mesma loja eu verifiquei os capacitores c814 e 890 eu não tinha trocado,o c815 não tem nesta placa,o capacitor 890 estava com baixa capacitância eu os troquei, o diodo 811,eu medi e esta normal, sera que mesmo assim é bom trocá-lo ,tem que ser do mesmo,eu vou comprar novos componentes em outra loja,aqui em minha cidade só tem duas lojas de eletrônica,assim que eu trocar os componentes eu dou o resultado.a tensão do outro lado do r811 eu não me lembro assim que parar de queimar o fusivel eu vou verificar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@josesalvo

Pelo jeito pode ter sido C890 que começou tudo. É capaz de TDA4601 ter danificado também.

Troque C814 mesmo que tenha passado no teste pra impedir a queima de Q801 novamente.

 

D811 é um diodo avalanche rápido, talvez não encontre. Se puder trocar/ troque!!!

 

C815 é o capacitor do Snubber. Ele tem que estar aí, nem que a referência dele no circuito seja outra.

 

Citação

assim que parar de queimar o fusivel eu vou verificar

Aguardamos o retorno.

ótimo domingo pra você.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola eu troquei o ci 4601 e o 2sc4430,verifiquei o c815 pelo esquema ele esta na referencia 816 ligado com resistor 816 e o diodo 811 testei no capacimetro ele esta bom liguei a tv na lampada em serie a fonte não arma,bem o transistor 2sc4430 queimou agora coloquei um 2sc3895 que é equivalente,a fonte agora esta armando,mas a tensão continua alta,agora tirei a tomado da defletora liguei a tv a tensão caiu para 126v aparece no centro da tela um ponto luminoso 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

medi a tensão no r811 é de 147,2 de um lado e 147,6 do outro porque a tensão esta mais alta

Depois de R808 deve haver uma queda de – 0.6V/ 0.6V.

Atenção com o terra.

 

Citação

quando eu abri essa tv o capacitor cerâmico que fica perto fleybak é c422 estava com sinal de curto em seu corpo e um dos terminais cortado sera que pode ser o fleybak

Talvez não, preciso analisar. No esquema não estou encontrando esse C422!!!

adicionado 8 minutos depois
6 minutos atrás, josesalvo disse:

a questão do ptc não tinha nada a ver ,como eu disse a cima o 2sc4430 queimou de novo,eu coloquei um equivalente em seu luga é o 3895,eu tirei atomada da bobina defletora da placa liguei a tv a tensão caiu para 126v sera que a defletora esta em curto,como saber

+B alto;

Q801 queimando toda hora;

 

Insiste ainda nessa fonte mais um pouco.

Essa fonte não está regulando, do jeito que vejo por aqui, o tempo ON do fet deve estar mais alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Más o que aconteceu? Não estava armando antes?

 

Se o LED está aceso é porque a TV tem pelo menos 3,3V, alimentação do micro.

Sua fonte está funcionando. Pelo menos alguma coisa.

 

Veja se tem +B, e qual o valor dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, josesalvo disse:

não tem tensão nesse ponto eu achei 12v no d802 e os 5v no r823

tudo bem.

se vamos começar do zero, vamos fazer a coisa direitinho.

tudo começa com a tensão +a5v (na subfonte):

  • veja se em c831 chega 12v estabilizado;
  • na saída de ic802 veja se tem 5v estabilizados.

esses 5v vão para o micro ic701, para o pino enable do varicap, teclado, led de standby e etc.

 

enquanto sua tv estiver em standby, o micro coloca q701 em nível alto que faz o led fica aceso e mantém em nível baixo q802/q805.

 

mas quando você dá o comando on no teclado ou cr, o micro coloca em nível baixo q701, o led apaga, a tensão na base de q802 sobe e faz conduzir também q805. com a condução de q805, rl801 arma e libera a fonte principal.

 

através de rl801, a tensão da entrada é retificada pela ponte retificadora e filtrada por c840/c841. essa tensão vai para o pino 1 de t801 e coletor de q801.

 

quando rl801 se arma, ele também libera uma tensão para o pino 9 de ic801(tda4601). essa corrente é a corrente de partida que faz o ic801 funcionar/ logo em seguida, com o chaveamento de q801, é induzida uma tensão no outro secundário de t801, cuja tensão será retificada por d806 e filtrada por c890 para alimentar ic801 permanentemente. daí então, o circuito se realimenta sozinho.

 

não vamos entrar em detalhes do funcionamento do tda4601, mas o que precisa saber, é que com o chaveamento de q801, serão induzidas outras tensões no secundário de t801. essas tensões principais serão +b122v/ +b12v/ +b24v. depois, com uma associação de resistores na linha de +b122v, formaremos 40v/33v.

 

acho que a partir disso já dá pra pegar um pouquinho. perceba que se você tem 5v e 12v no secundário de t801, certamente deve ter outras lá também. você disse que não tem, talvez seja porque fb817/fb818, d810/d807, l805/l807 estejam abertos.

 

caso os componentes (fb817/fb818, d810/d807, l805/l807) estejam em bom estado, pode ser que t801 esteja com algumas expiras no secundário aberto ou em curto(talvez isso explicaria a insistente queima de q801).

 

desculpa colega, não estou te ensinando; o meu propósito é de ajudar. a forma que encontrei pra te explicar foi essa, e de verdade, espero que este tópico te ajude.

 

posso ter errado alguma coisa, desde já peço perdão se ocorrer.

adicionado 3 minutos depois

@josesalvo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...