Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo AGP8x compatível com PM Foxconn P4M800P7MA


Posts recomendados

Saudações,

Dúvida: 
Tenho um pc, para uso doméstico, textos e navegação na internet, porém com poucos recursos.
Configuração: Placa-mãe mATX P4M800P7MA Foxconn, CPU Pentium 4, 2,66GHz, RAM 2GB, SO Win 7 32 bits(não consegui instalar o 64bits).
Tem um  Slot AGP: AGP 8X(3.0), 1,5V, canal 32 bits, 66MHz, até 2,12 GB/s.
Como a interface gráfica do win 7 não funciona totalmente, estou pensando em fazer upgrade, instalando uma placa de vídeo. Tenho encontrado preços bem acessíveis, abaixo de R$100.
Mas não encontro com as especificações citadas.
Há um aviso sobre a tensão nesta PM: "não usar placa de vídeo de 3,3V", isto é, somente de 1,5V !
Como não tenho encontrado referência sobre a tensão das placas de vídeo, pergunto se qualquer placa de vídeo AGP 8X é compatível a tensão, o slot tem um entalhe, duas repartições.
A dúvida é: PM 32bits e PV 64bits há compatibilidade? Qual recomendado: 256 ou 512 MB/s 64 ou 128 bits, ou outras mais, isto é, especificações superiores, funcionaria?
Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Alvaro Jose Decreci disse:

Saudações,

Dúvida: 
Tenho um pc, para uso doméstico, textos e navegação na internet, porém com poucos recursos.
Configuração: Placa-mãe mATX P4M800P7MA Foxconn, CPU Pentium 4, 2,66GHz, RAM 2GB, SO Win 7 32 bits(não consegui instalar o 64bits).
Tem um  Slot AGP: AGP 8X(3.0), 1,5V, canal 32 bits, 66MHz, até 2,12 GB/s.
Como a interface gráfica do win 7 não funciona totalmente, estou pensando em fazer upgrade, instalando uma placa de vídeo. Tenho encontrado preços bem acessíveis, abaixo de R$100.
Mas não encontro com as especificações citadas.
Há um aviso sobre a tensão nesta PM: "não usar placa de vídeo de 3,3V", isto é, somente de 1,5V !
Como não tenho encontrado referência sobre a tensão das placas de vídeo, pergunto se qualquer placa de vídeo AGP 8X é compatível a tensão, o slot tem um entalhe, duas repartições.
A dúvida é: PM 32bits e PV 64bits há compatibilidade? Qual recomendado: 256 ou 512 MB/s 64 ou 128 bits, ou outras mais, isto é, especificações superiores, funcionaria?
Grato pela ajuda.

 

Calma que você está misturando muuuitas coisas.

 

A primeira delas: vai ser meio osso achar uma placa de vídeo AGP, acho que as últimas foram as Radeon X1**0 e as NVIDIA série 6 ou algumas 7, mas provavelmente você vai achar uma penca de GeForces 6200 e Radeons X1550.

São bem fracas para os padrões atuais, mas já um ganho em relação à sua onboard.

Sobre a tensão, não precisa se preocupar, a placa sendo AGPe das mais novas, tem tudo pra funcionar.

 

Sobre a PM e a PV terem bits diferentes, são sistemas independentes, vai rodar, se fosse problema, não existiriam placas de vídeo de 512 bits. ;)

 

Sobre os comparativos, cada caso é um caso, não dá pra comparar por dado estático.

Quais são as placas que você achou pra vender?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato pela presteza, Evandro,

Suas explicações sobre as principais dúvidas já me aliviaram, clarearam o pensamento e posso ir mais longe em minhas intensões, talvez uma PV mais avançada.

A questão é mais de valor do que de benefícios, até por que vou ter que substituir a fonte.

Porém se conseguir encontrar uma, td bem, vou pro sacrifício.

O que falta é uma boa referência para eu fazer a busca. 

Bem, como você disse muitas gforce 6200, o ML está cheio, algumas:

Placa De Vídeo Geforce Gf Mx4000 128mb 64bit Tv Vga Agp 8x

Placa De Video Agp Inno 3d 6200 64bit W 256mb Ddr2 Tv Dvi

Placa De Video Agp Ati Radeon 9550 128mb 64 Bits

Placa De Vídeo Agp Radeon 9550 256mb Sapphire

Placa Vídeo E-evga Geforce 6200 Ddr 2 Agp 8x 256mb

Claro, se puderes indicar-me alguns tipos/modelos, aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Alvaro Jose Decreci MX4000 não, jamais, é capaz de nem rodar no Windows 7.

 

A Radeon 9550 é menos antiga, mas ainda sim, é um Celacanto.

 

Vai de 6200, pegue com 128 MiB mesmo (se não achar, podem ser 256), quantos bits mais conseguir, melhor, foque nos bits e não em quantidade de memória, este chip é muito fraco até pros 128 MiB de RAM, mas os bits a mais dão uma ajudinha no desempenho neste caso. ;)

 

Desculpe por não olhar, mas eu sou um zero à esquerda quando se trata de ML.

 

Um pequeno conselho, se me permite, talvez um upgrade geral da máquina te dê um belo ganho de produtividade, se você pegar um básico existente no mercado hoje, terá uma máquina bem mais rápida.

 

Memória Corsair 4 GiB

Processador Celeron G1820

Placa-Mãe ASRock H81M-HG4

 

R$ 600.

Ok, é bem mais que os R$ 100 que você pretende gastar só na placa de vídeo, por isso, fica só a sugestão. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez fico muito agradecido, Evandro.

Como expliquei, este PC é de uso só para textos e navegação, temos outro bem mais avançado, que supre as necessidades da família. Estou fazendo o upgrade para tentar rodar o Win 7/64bits e ele funcionar sem restrições.

Qto a encontrar PV, os melhores sites de vendas não tem mais esses modelos AGP, e o google só mostra ML. Escavei em alguns outros, mas me deparo com as mesmas PV e mais caro. Já estou nesta busca mais de um mês, entre estudos e pesquisas de PV. Mas deu batente, então apelei para o Fórum do CH.

Esse PC já tem 10 anos, se ele rodar bem com a PV agp por mais um bom tempo, estarei num lucro enorme! Seguindo seu conselho, em setembro passado montei um PC superior, inclusive monitor LG 24'. O que sobrou do pré-histórico, é esse que estou a fazer o upgrade, ele estava travando, tela azul, foi consertado (substituído alguns capacitores) e já tem dois meses que funciona muito bem(com Win XP), então decidi instalar o Win 7(ficou mais lento), e aí veio o desejo de melhorá-lo.

Sua sugestão sobre as PV são justamente as que mais tem em oferta. E grato pelo alerta da MX4000.

Sendo assim, estou satisfeito com sua ajuda, sinta-se à vontade para encerrar este tópico.

Coloco-me à sua disposição, tenha um bom dia!

Abraços, Alvaro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alvaro Jose Decreci Para instalar o Windows 7 de 64 bits, seu processador tem que ter suporte ao EM64T. Nem todos os modelos de Pentium IV tinham esse suporte. Há modelos de 2,66 GHz com e sem esse suporte. Você pode ver isso com o CPU-Z.

 

É um sistema muito, muito antigo. Mesmo colocando uma placa de vídeo AGP, como uma Geforce 6200 (que também é muito antiga e muito fraca), não acho que a melhora vá ser muito perceptível para usar o Windows 7 e os navegadores e sites atuais da internet, que também vão pesar para esse processador. 

 

Não acho que valha a pena gastar dinheiro nesse PC. Melhor deixá-lo como está e usar com o Windows XP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações Rodrigo,

Bom mesmo seu destaque sobre o processador. Sua opinião esclarece mais um ponto nesta decisão sobre o upgrade.

Bem, meu CPU Intel 04, Pentium 4, 506 SL8PL, 2,66 GHz/1M/533 04A , 3607A 524 como descrito no pp corpo do processador.

Vou estudar o assunto.

Quanto a usar o Win XP, tb tenho esta opção guardada, a restrição é não ter mais atualização, mesmo eu tendo AV Avast pago, fico com um pé atrás.

Mais uma vez, estou muito agradecido por sua opinião, agora percebo que o tópico ainda tem muito a ser explorado.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Saudações 

Instalei uma Placa de Vídeo nVidia Geforce 6200, AGP 8x, DDr2, 512MB,128bit, P/N 512-A8-N403-LR, o Win7 32bits reconheceu de primeira.

Está funcionando bem.

Já notei a ausência de dois avisos, sobre não ter recursos gráficos. Na configuração de resolução de tela, na escolha do protetor de tela de vídeo e no abrir jogos do windows.

Porém, notei o uso da CPU em 100%, no Gerenciador de Tarefas, e a fonte um pouco quente, o ar de exaustão.

Comprei um processador usado, Intel® Pentium® D Processor 950 (4M Cache, 3.40 GHz, 800 MHz FSB), por R$15,00, com garantia, é topo desta PM, espero melhorar o desempenho.

A fonte ainda é a mesma, K-Mex PX230, li que está placa de vídeo requer pelo menos 300W.

Então vou substituí-la por outra. Estou pensando em comprar uma nova para o outro PC recém montado e, usar a dele para este.

O Win 7 ainda é o 32 bits, apesar da memória RAM não atingir o uso total, ou esperar mais um pouco para decidir se tento instalar o Win 7 64bits.

Depois que trocar o CPU, retorno com os resultados.

Grato à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações ao Fórum,

 

Acrescentando uma dúvida: posso usar um Intel® Pentium® D Processor 960 (4M Cache, 3.60 GHz, 800 (Hz FSB)? O caso é que encontrei um usado muito em conta, com garantia.

 

Conforme especificação da Foxconn, o último processador na tabela seria o Intel® Pentium® D Processor 950 (4M Cache, 3.40 GHz, 800 MHz FSB, haveria alguma incompatibilidade?

 

Fazendo uma comparação com os dois CPU's na página da Intel: http://ark.intel.com/pt-br/compare/27521,27522 todos valores são iguais, o quê eu não consigo ver de diferença? que impediria a aplicação?

 

Muito grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Alvaro Jose Decreci disse:

Saudações ao Fórum,

 

Acrescentando uma dúvida: posso usar um Intel® Pentium® D Processor 960 (4M Cache, 3.60 GHz, 800 (Hz FSB)? O caso é que encontrei um usado muito em conta, com garantia.

 

Conforme especificação da Foxconn, o último processador na tabela seria o Intel® Pentium® D Processor 950 (4M Cache, 3.40 GHz, 800 MHz FSB, haveria alguma incompatibilidade?

 

Fazendo uma comparação com os dois CPU's na página da Intel: http://ark.intel.com/pt-br/compare/27521,27522 todos valores são iguais, o quê eu não consigo ver de diferença? que impediria a aplicação?

 

Muito grato pela atenção.

Eu acho meio difícil essa placa-mãe funcionar bem com esses processadores. Tanto o Pentium D 950 quanto o 960 têm TDP de 130w :o.

No CPU Support List da placa diz que ela suporta o Pentium D 950, mas diz que ele é de 95w.

Achei estranho, já que nas especificações da Intel ele é 130w.

A placa pode até funcionar, mas acho que não vai durar muito tempo.

 

Como o Pentium D 960 não está na lista de suporte, provavelmente a BIOS não irá reconhecer corretamente, mas pode até funcionar.

 

E em processadores de 130w não dá para usar qualquer cooler. Tem que ser um cooler mais forte.

 

Acho que você está jogando dinheiro fora com esse PC. :(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...