Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
yankleber

Manutenção: calote depois do serviço feito!

Recommended Posts

Amigos, não sei se essa é a seção correta do fórum mas lá vai!

Depois de uns 10 anos fora da área resolvi voltar a fazer bicos de manutenção de computadores principalmente reformatação, configuração, eliminação de vírus, etc. Aos poucos os trabalhos estão começando a pintar pois a única assistência técnica da minha cidade abusa das pessoas até não poder mais: serviços porcos por preços absurdos. Até agora tenho atendido amigos e conhecidos mas estou vendo que logo logo começarei a visitar pessoas totalmente estranhas.

Como material humano é coisa que só piora com o passar do tempo andei pensando numa forma de me proteger conta a possível má fé de alguns CLIENTES. Ainda não aconteceu mas... o que fazer quando a gente vai na casa da pessoa, perde uma tarde inteira fazendo um serviço bacana e quando chega no final o sujeito vira na maior cara dura e diz que não vai pagar pelo serviço?

:huh:

Como eu não sou adepto de sair na mão ou coisa do gênero eu gostaria de saber se existe algum tipo de recurso do estilo "bomba relógio" que a gente possa deixar instalada de antemão no sistema de modo que se o cliente resolver sacanear pelo menos ele não vai usufruir do bom trabalho feito por muito tempo...

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dica (mas não uma solução) é perguntar com antecedência qual será o serviço que o cliente necessita, mas o serviço completo (backup, formatação, restauração de arquivos, reinstalação de programas, reconfigurações...). Sabendo das atividades a serem executadas já informar de imediato ao cliente qual será o custo total do serviço e se ele concorda com o valor. Ele pode concordar inicialmente e depois não querer te pagar ao final dos trabalhos, mas ele já havia sido avisado sobre isso e o fez de má fé. Sendo assim você já tem dados a seu favor para, por exemplo, acionar a polícia e ver no que esse problema vai dar, pois acredito eu, que isso seria algum tipo de estelionato.

Compartilhar este post

Link para o post

É meio complicado mesmo. A questão não é o valor do serviço, mas o fato de que tem gente cretina que é capaz de não querer pagar independente de quanto seja, ou seja, como você mesmo mencionou já faz de caso pensado mesmo. Quanto a acionar polícia num caso desses eu realmente acho que isso não funciona. Primeiro porque a polícia é uma piada e dispensa maiores comentários a respeito. Segundo porque mesmo que a polícia fosse séria ainda restaria a questão de ser a palavra de um contra a palavra de outro e sem testemunhas é o mesmo que nada. Por fim, se não fosse isso imagina só o stress que seria envolver polícia, fazer BO, ir até a delegacia... olha só o tempo perdido... acaba ficando mais barato deixar pra lá.

Depois de pensar nessa problemática toda ontem eu comecei a escrever um programinha em C# para "plantar" no computador de clientes novos que eu não conheço ainda. A ideia básica é que o programa corte o acesso do computador à Internet, o que, em tese já é suficiente para perturbar a paz de qualquer um. É óbvio que o sujeito vai entrar em contato pedindo socorro e se ele for um bom pagador eu vou lá, removo o aplicativo e restauro a Internet dele. Agora, se for mau pagador vai ter mesmo que chamar outro pra resolver o problema dele...

Eu não gosto desse tipo de prática, e é claro que isso não resolve o fato de eu ter arrumado o computador do bicho e não ter sido pago. Mas pelo menos ele não vai ter o gosto de ficar rindo da minha cara...

:P

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, nesse caso você estaria tentando resolver algo errado fazendo algo errado, o que na minha opinião, acaba não resolvendo nada...

Compartilhar este post

Link para o post

Contrato.....!! elabore um contrato de prestação de serviços....

modelinho -> http://www.igf.com.br/blog/modelos-de-documentos/Contratos/Prestacao-de-servicos/Tecnicos-de-informatica

observando que não existe garantia  na questão de software apenas para hardware... que é a garantia fornecida pelo fabricante.... e claro., com a utilização de contrato é ideal evitar o uso de recursos ilícitos para ativar o Windows e outros aplicativos.

* A garantia do software é a licença do mesmo.....

Compartilhar este post

Link para o post

É complicado... já pensou fazer um contrato a cada cliente que a gente visita? Às vezes eu faço quatro visitas num dia só. Isso me lembrou o filme Cherry 2000 que as pessoas iam na boate e precisavam de um advogado e um contrato para marcar um encontro! Kkkkkkkk!

:D

Estou dando como encerrado o tópico mas fiquem a vontade para continuar discutindo o assunto!

Muito obrigado a todos os amigos pelas contribuições!

:thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post
Em 08/01/2017 às 09:53, yankleber disse:

Amigos, não sei se essa é a seção correta do fórum mas lá vai!

Depois de uns 10 anos fora da área resolvi voltar a fazer bicos de manutenção de computadores principalmente reformatação, configuração, eliminação de vírus, etc. Aos poucos os trabalhos estão começando a pintar pois a única assistência técnica da minha cidade abusa das pessoas até não poder mais: serviços porcos por preços absurdos. Até agora tenho atendido amigos e conhecidos mas estou vendo que logo logo começarei a visitar pessoas totalmente estranhas.

Como material humano é coisa que só piora com o passar do tempo andei pensando numa forma de me proteger conta a possível má fé de alguns CLIENTES. Ainda não aconteceu mas... o que fazer quando a gente vai na casa da pessoa, perde uma tarde inteira fazendo um serviço bacana e quando chega no final o sujeito vira na maior cara dura e diz que não vai pagar pelo serviço?

:huh:

Como eu não sou adepto de sair na mão ou coisa do gênero eu gostaria de saber se existe algum tipo de recurso do estilo "bomba relógio" que a gente possa deixar instalada de antemão no sistema de modo que se o cliente resolver sacanear pelo menos ele não vai usufruir do bom trabalho feito por muito tempo...

Obrigado!

Cobra um sinal antes de iniciar o serviço e o restante no final ou coisa parecida.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais