Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
yankleber

Manutenção: calote depois do serviço feito!

Recommended Posts

Amigos, não sei se essa é a seção correta do fórum mas lá vai!

 

Depois de uns 10 anos fora da área resolvi voltar a fazer bicos de manutenção de computadores principalmente reformatação, configuração, eliminação de vírus, etc. Aos poucos os trabalhos estão começando a pintar pois a única assistência técnica da minha cidade abusa das pessoas até não poder mais: serviços porcos por preços absurdos. Até agora tenho atendido amigos e conhecidos mas estou vendo que logo logo começarei a visitar pessoas totalmente estranhas.

 

Como material humano é coisa que só piora com o passar do tempo andei pensando numa forma de me proteger conta a possível má fé de alguns CLIENTES. Ainda não aconteceu mas... o que fazer quando a gente vai na casa da pessoa, perde uma tarde inteira fazendo um serviço bacana e quando chega no final o sujeito vira na maior cara dura e diz que não vai pagar pelo serviço?

 

:huh:

 

Como eu não sou adepto de sair na mão ou coisa do gênero eu gostaria de saber se existe algum tipo de recurso do estilo "bomba relógio" que a gente possa deixar instalada de antemão no sistema de modo que se o cliente resolver sacanear pelo menos ele não vai usufruir do bom trabalho feito por muito tempo...

 

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dica (mas não uma solução) é perguntar com antecedência qual será o serviço que o cliente necessita, mas o serviço completo (backup, formatação, restauração de arquivos, reinstalação de programas, reconfigurações...). Sabendo das atividades a serem executadas já informar de imediato ao cliente qual será o custo total do serviço e se ele concorda com o valor. Ele pode concordar inicialmente e depois não querer te pagar ao final dos trabalhos, mas ele já havia sido avisado sobre isso e o fez de má fé. Sendo assim você já tem dados a seu favor para, por exemplo, acionar a polícia e ver no que esse problema vai dar, pois acredito eu, que isso seria algum tipo de estelionato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É meio complicado mesmo. A questão não é o valor do serviço, mas o fato de que tem gente cretina que é capaz de não querer pagar independente de quanto seja, ou seja, como você mesmo mencionou já faz de caso pensado mesmo. Quanto a acionar polícia num caso desses eu realmente acho que isso não funciona. Primeiro porque a polícia é uma piada e dispensa maiores comentários a respeito. Segundo porque mesmo que a polícia fosse séria ainda restaria a questão de ser a palavra de um contra a palavra de outro e sem testemunhas é o mesmo que nada. Por fim, se não fosse isso imagina só o stress que seria envolver polícia, fazer BO, ir até a delegacia... olha só o tempo perdido... acaba ficando mais barato deixar pra lá.

 

Depois de pensar nessa problemática toda ontem eu comecei a escrever um programinha em C# para "plantar" no computador de clientes novos que eu não conheço ainda. A ideia básica é que o programa corte o acesso do computador à Internet, o que, em tese já é suficiente para perturbar a paz de qualquer um. É óbvio que o sujeito vai entrar em contato pedindo socorro e se ele for um bom pagador eu vou lá, removo o aplicativo e restauro a Internet dele. Agora, se for mau pagador vai ter mesmo que chamar outro pra resolver o problema dele...

 

Eu não gosto desse tipo de prática, e é claro que isso não resolve o fato de eu ter arrumado o computador do bicho e não ter sido pago. Mas pelo menos ele não vai ter o gosto de ficar rindo da minha cara...

 

:P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, nesse caso você estaria tentando resolver algo errado fazendo algo errado, o que na minha opinião, acaba não resolvendo nada...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Contrato.....!! elabore um contrato de prestação de serviços....

 

modelinho -> http://www.igf.com.br/blog/modelos-de-documentos/Contratos/Prestacao-de-servicos/Tecnicos-de-informatica

 

observando que não existe garantia  na questão de software apenas para hardware... que é a garantia fornecida pelo fabricante.... e claro., com a utilização de contrato é ideal evitar o uso de recursos ilícitos para ativar o Windows e outros aplicativos.

* A garantia do software é a licença do mesmo.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É complicado... já pensou fazer um contrato a cada cliente que a gente visita? Às vezes eu faço quatro visitas num dia só. Isso me lembrou o filme Cherry 2000 que as pessoas iam na boate e precisavam de um advogado e um contrato para marcar um encontro! Kkkkkkkk!

 

:D

 

Estou dando como encerrado o tópico mas fiquem a vontade para continuar discutindo o assunto!

 

Muito obrigado a todos os amigos pelas contribuições!

 

:thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 08/01/2017 às 09:53, yankleber disse:

Amigos, não sei se essa é a seção correta do fórum mas lá vai!

 

Depois de uns 10 anos fora da área resolvi voltar a fazer bicos de manutenção de computadores principalmente reformatação, configuração, eliminação de vírus, etc. Aos poucos os trabalhos estão começando a pintar pois a única assistência técnica da minha cidade abusa das pessoas até não poder mais: serviços porcos por preços absurdos. Até agora tenho atendido amigos e conhecidos mas estou vendo que logo logo começarei a visitar pessoas totalmente estranhas.

 

Como material humano é coisa que só piora com o passar do tempo andei pensando numa forma de me proteger conta a possível má fé de alguns CLIENTES. Ainda não aconteceu mas... o que fazer quando a gente vai na casa da pessoa, perde uma tarde inteira fazendo um serviço bacana e quando chega no final o sujeito vira na maior cara dura e diz que não vai pagar pelo serviço?

 

:huh:

 

Como eu não sou adepto de sair na mão ou coisa do gênero eu gostaria de saber se existe algum tipo de recurso do estilo "bomba relógio" que a gente possa deixar instalada de antemão no sistema de modo que se o cliente resolver sacanear pelo menos ele não vai usufruir do bom trabalho feito por muito tempo...

 

Obrigado!

 

Cobra um sinal antes de iniciar o serviço e o restante no final ou coisa parecida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×